terça-feira, 14 de junho de 2011

Corinthians, Palmeiras, Platão, Aristóteles

A discussão é antiga: as ideias matemáticas são uma criação humana, a partir da realidade empírica, ou sempre existiram em um universo ideal, sendo descobertas pelos matemáticos? Entre tais extremos debatem-se Aristóteles e Platão, respectivamente.  
Quando associamos aos dez dedos das mãos à criação do sistema decimal de numeração, tendemos a ser aristotélicos. Entretanto, quando notamos que, independentemente da ação humana, em qualquer circunferência, não importa se grande ou pequena, a razão entre seu comprimento e seu diâmetro é sempre igual a cerca de 3,14, sentimo-nos descobrindo um fato que sempre existiu, mesmo que nunca fosse notado: o número pi nos aproxima de Platão. 
Em matemática, há muitas situações que nos aproximam das construções aristotélicas, e muitas outras que nos levam aos braços da revelação platônica.     
É impossível decidir-se racionalmente pelo time de Aristóteles ou pelo time de Platão, tal como não há razão que explique o fato de sermos corinthianos ou palmeirenses. 

Fonte: Educação microensaios em mil toques 

Autor: Nilson José Machado     

Nenhum comentário:

Postar um comentário