segunda-feira, 2 de maio de 2011

Epistemologia

·       OBSTÁCULO DIDÁTICO E OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO: ESSES CONCEITOS FORAM TAMBÉM DESENVOLVIDOS POR GUY BROUSSEAU, A PARTIR DAS IDEIAS INICIAIS DE BACHELARD. OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PODEM SER ENCONTRADOS NA PRÓPRIA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS IDEIAS MATEMÁTICAS, SOBRETUDO QUANDO HAVIA DIFICULDADES NO AVANÇO DE ALGUNS CONCEITOS.  EXEMPLOS DISSO SÃO: O PROBLEMA DO ZERO RELATIVO; A INCOMENSURABILIDADE DOS IRRACIONAIS ETC. ESSES MESMOS OBSTÁCULOS, SEGUNDO BROUSSEAU, TAMBÉM PODEM SE FAZER PRESENTES EM SALA DE AULA. MAS, AINDA SEGUNDO BROUSSEAU, OS OBSTÁCULOS MAIS FREQUENTES NO TRABALHO PEDAGÓGICO SÃO OS OBSTÁCULOS DE ORIGEM DIDÁTICA, QUE PODEM DIFICULTAR O AVANÇO OU A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DE ALGUNS CONCEITOS. POR EXEMPLO: QUANDO O PROFESSOR INSISTE EM AFIRMAR QUE MULTIPLICAR SIGNIFICA AUMENTAR, ESSE PROCEDIMENTO FAZ COM QUE O ALUNO NÃO ENTENDA POR QUE 5 MULTIPLICADO POR 1/3 RESULTA EM NÚMERO MENOR QUE 5. COMO PODEMOS OBSERVAR, OS OBSTÁCULOS DE ORIGEM DIDÁTICA DEPENDEM FUNDAMENTALMENTE DAS OPÇÕES E PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR PARA FACILITAR O ENSINO.


·         FONTE: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA percursos didáticos e metodológicos de DARIO FIORENTINI & SERGIO LORENZATO.


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