"Competências Socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social.
Pense no seu dia a dia: quantas situações você vivencia que demandam atitudes como curiosidade para compreender como uma tecnologia funciona? Ou até mesmo mobilizar o foco para conseguir terminar uma tarefa mesmo com tantos outros estímulos simultâneos, ou ainda confiança em que as pessoas ao redor irão te ajudar diante de uma situação difícil."
1. DESEMPENHO ESCOLAR
Se refere às medidas educacionais estabelecidas em relação à obtenção, ou não, de resultados pelos estudantes. Podem ser padronizadas (como provas nacionais ou estaduais) ou não-padronizadas (como avaliações realizadas periodicamente por professores, por exemplo).
As competências socioemocionais que mais se relacionam com o desempenho escolar são:
Se refere às medidas educacionais estabelecidas em relação à obtenção, ou não, de resultados pelos estudantes. Podem ser padronizadas (como provas nacionais ou estaduais) ou não-padronizadas (como avaliações realizadas periodicamente por professores, por exemplo).
As competências socioemocionais que mais se relacionam com o desempenho escolar são:
2. PERTENCIMENTO ESCOLAR
É um conjunto de percepções e expectativas que cada estudante tem sobre sua relação com a escola, como o sentimento de acolhimento entre professores e colegas, a satisfação em fazer parte do ambiente, entre outros. Sentir-se pertencente e seguro no ambiente escolar pode ser um fator protetivo contra a evasão escolar.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com o pertencimento escolar são:
É um conjunto de percepções e expectativas que cada estudante tem sobre sua relação com a escola, como o sentimento de acolhimento entre professores e colegas, a satisfação em fazer parte do ambiente, entre outros. Sentir-se pertencente e seguro no ambiente escolar pode ser um fator protetivo contra a evasão escolar.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com o pertencimento escolar são:
3. VIOLÊNCIA ESCOLAR
Pode ser definida como o uso intencional da força física ou do poder, seja ela ameaçada ou real, contra si, outra pessoa ou um grupo. No contexto escolar, pode ser vista por meio de conflitos entre colegas ou bullying. Seus efeitos negativos podem ser vistos na autoestima dos estudantes ou no clima escolar como um todo.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com a prevenção e mitigação da violência escolar são:
Pode ser definida como o uso intencional da força física ou do poder, seja ela ameaçada ou real, contra si, outra pessoa ou um grupo. No contexto escolar, pode ser vista por meio de conflitos entre colegas ou bullying. Seus efeitos negativos podem ser vistos na autoestima dos estudantes ou no clima escolar como um todo.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com a prevenção e mitigação da violência escolar são:
4. BULLYING
5. BEM-ESTAR
6. SAÚDE MENTAL
É a percepção da vida em geral, considerando aspectos como satisfação e felicidade da pessoa consigo mesma nos diversos âmbitos da vida, envolvendo recursos cognitivos, socioemocionais, psicológicos e interpessoais.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com a promoção da saúde mental são":
Fonte: Fonte: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/
É a percepção da vida em geral, considerando aspectos como satisfação e felicidade da pessoa consigo mesma nos diversos âmbitos da vida, envolvendo recursos cognitivos, socioemocionais, psicológicos e interpessoais.
As competências socioemocionais que mais se relacionam com a promoção da saúde mental são":
Fonte: Fonte: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário