Revista Digital - Desafios Matemáticos
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-matematicos-aa.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/propostas-de-atividades-segundo-semestre.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-matematicos-para-apresentacao.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-novos-bbbb.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-novos-aaaa.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/propostas-de-atividades-segundo-semestre.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-novos-bbbb.html
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba7/desafios-novos-aaaa.html
Desafios Matemáticos - Sugestões para o Segundo Semestre
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6NzJELWo1dGlLQzg/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6VC1OU3BIMjV2VzQ/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6dFNGTmxreGlBZEE/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RGFiWld5VEd0Zk0/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6NzJELWo1dGlLQzg/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6VC1OU3BIMjV2VzQ/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6dFNGTmxreGlBZEE/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RGFiWld5VEd0Zk0/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6VC1OU3BIMjV2VzQ/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6dFNGTmxreGlBZEE/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RGFiWld5VEd0Zk0/view?usp=sharing
Desafios Matemáticos - Muito Interessante!
Desafio Matemática - Muito Interessante!
Desafios Matemáticos
Desafios Matemáticos
Vamos nos desafiar!
Vamos nos desafiar!
Vamos nos desafiar a criar novos desafios!
Quadrado Mágico 4 x 4 - Vamos nos desafiar!
Desafios - Sequência
Quais os 4 próximos números da sequência?
___ ; ___; ___ ; ___ ; ...
Qual a lógica que você observou?
a) aumentou de três em três em relação ao próximo número;
b) aumentou três do primeiro em relação ao segundo; oito em relação ao terceiro; 15 em relação ao quarto; vinte e cinco em relação ao quinto; ...
c) de um para quatro aumentou três; de quatro para nove aumentou cinco; de nove para dezesseis aumentou sete; de dezesseis para vinte e cinco aumentou nove; ...
d) aumentou de quatro em quatro em relação ao próximo número.
Quais os 4 próximos números da sequência?
___ ; ___; ___ ; ___ ; ...
Qual a lógica que você observou?
a) aumentou de três em três em relação ao próximo número;
b) aumentou três do primeiro em relação ao segundo; oito em relação ao terceiro; 15 em relação ao quarto; vinte e cinco em relação ao quinto; ...
c) de um para quatro aumentou três; de quatro para nove aumentou cinco; de nove para dezesseis aumentou sete; de dezesseis para vinte e cinco aumentou nove; ...
d) aumentou de quatro em quatro em relação ao próximo número.
Desafio Matemático - Muito Interessante!
Desafio Matemático - Quadrado Mágico 5 x 5
Quadrados Mágicos - Dia Nacional da Matemática
Fonte: Internet
Desafios Matemáticos - Dia Nacional da Matemática
Veja que interessante esta atividade com o Dominó - Dia Nacional da Matemática
Fonte: https://pt.slideshare.net/orientadoresdeestudopaic/jogos-matemticos-3-4-5-ano-paic
Dominó de 28 peças - Dia Nacional da Matemática
Qual é a soma dos números indicados em todas 28 peças?
Não é para somar ponto a ponto.
Uma dica: observem a composição de cada peça e pensem na repetição das partes, existe uma regularidade.
Fonte: Portfólio Pessoal
Somas Mágicas utilizando quatro peças do jogo de dominó - Dia Nacional da Matemática
Fonte: Portfólio Pessoal
Somas Mágicas:
3; 4; 10; 10; 10; 12 e 12.
Vocês lembram do jogo das seis cartelas!
Uma outra maneira de pensar neste jogo é fazer a divisão sucessiva por dois (base 2) e observar a ordem das cartelas a partir da leitura da direita para esquerda. No exemplo acima temos: 0; 1(segunda cartela que inicia com o número 2); 1(terceira cartela que inicia com o número 4); 1(quarta cartela que inicia com o número 8) e 1(quinta cartela que inicia com o número 16).
Cálculo Mental:
Peça ao aluno que escolha um número de determinada cartela e em seguida que indique ou fale as demais cartelas onde este número aparece. De maneira rápida o professor deverá somar por exemplo os números: 2 + 4 + 8 + 16 = 30. Podemos pedir que escolham sua idade é outra possibilidade.
lciomauro.carnaba@gmail.com.br
Quadrado Mágico 6 x 6
Soma Mágica = 111
Somas:
15 + 69 = 84
96 + 42 = 138
35 + 1 + 6 + 26 + 19 + 24 = 111
São 14 somas igual a 111.
Quadrado Mágico 5 x 5
Quadrado Mágico 3 x 3
Soma Mágica = 15
Observe que trocamos as posições do 2 com o 14 e do 3 com o 15, além das trocas efetuadas de acordo com as setas indicadas no interior do quadrado 4 x 4.
Quadrado Mágico 4 x 4 outra solução possível
Observe que interessante: a soma dos extremos é igual a 34 (1+4+13+16 = 34) e a soma dos meios é igual a 34 (6+7+10+11 = 34), porém o Quadrado ainda não é Mágico. É possível também obter mais dois resultados iguais a 34, sendo estes: (14+15+2+3 = 34) e (8+12+5+9 = 34).
Observe que trocamos as posições do 2 com o 14 e do 3 com o 15, além das trocas efetuadas de acordo com as setas indicadas no interior do quadrado 4 x 4.
Agora observe se todas as somas mágicas são iguais a 34.
Quadrado 8 x 8 - Possível Resolução
Vamos conferir se realmente temos 18 somas iguais a 260!
Soma Mágica = 260 (temos que somar oito elevado ao cubo mais oito e dividir o resultado por dois).
Quadrado Mágico 4 x 4
Vamos pensar num Quadrado Mágico 8 x 8!
Quadrado Mágico 4 x 4
Observe como podemos torná-lo um Quadrado Mágico.
Soma Mágica = 260
Vamos tentar!
Pensando em uma das possíveis soluções para um Quadrado Mágico 4 x 4
Quadrado Mágico 4 x 4
Observe como podemos torná-lo um Quadrado Mágico.
Unidade Escolar: "Lucy Anna Carrozo Latorre" - Sexto Ano e Sétimo Ano - Circuito de Matemática
"Na minha opinião foi um dia memorável onde por diversas vezes nos sentimos gratificados por sermos professores e estar diante de nossos alunos e ouvir suas opiniões, suas ideias e o envolvimento de todos. Com certeza é algo que levaremos para nossa vida profissional e que desejamos repetir muitas vezes." (Lúcio Mauro Carnaúba)
Parabéns a todos os alunos!
Muito Obrigado as Professores de Matemática.
Muito Obrigado aos Gestores.
Muito Obrigado a PCNP Neuza.
Unidade Escolar: "Tarsila do Amaral" - FACEBOOK
Mais um dia de muito aprendizado para os alunos dos 6°anos da E.E.Tarsila do Amaral, compartilhado com o professor Lucio Matemática Carnaúba... Comemorando a Semana da Matemática, com um circuito variado de atividades lúdicas matemática. Obrigada, professor por sua dedicação e demonstração tão clara de amor pela disciplina e pelo aprendizado significativo para os alunos.
Muito obrigado Professora Midian.
Muito obrigado ao Grupo Gestor.
Parabéns e muito obrigado aos nossos alunos da Rede de Ensino de Osasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário