sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Orientações de Estudos - - - Há dois olhares sobre a Orientação de Estudos em 2025

 Orientação de Estudos


Recomposição de Aprendizagem, componente Orientação de Estudos, 2 (duas) aulas no final dos segmentos escolares, anos finais e ensino médio. 

Aluno monitor e Professor monitor, aguardar maiores informações. 

Observar que há duas propostas diferentes: 

Orientação de estudos na PEI, foco em nivelamento (modelo que esteve na REDE até 2023), material digital específico e avaliações diagnósticas para os seguintes anos, Sextos, Sétimos e Oitavos (AF) e Primeiras e Segundas Séries (EM). 

OE SP em Ação, foco na recomposição de ciclos, material físico e simulado SAEB. Serão dois simulados durante o ano, trata-se de um material consumível, recomposição das defasagens. Em 2024, o foco eram as Plataformas.

Materiais digitais de Língua Portuguesa e Matemática, disponíveis na Sala do Futuro, CARD São Paulo em Ação. 

O material é quebrado por bimestres, ele tem 4 missões tem + 1 missão bônus, utilizar de acordo com o seu grupo de estudantes, a ideia são de 2 semanas para cada missão, 16 missões (4 bimestres), são 32 semanas. A complexidade do simples para o mais complexo. O aluno deverá avançar nos conteúdos de acordo com o seu ritmo. No Ensino Médio é chamado de jornada. 

Habilidades Saeb presentes no material, há uma flexibilidade no material, os alunos podem conseguir realizar apenas as missões 1 e 2 no primeiro bimestre e o Tema ser Números. Ao mudar o bimestre o Tema é outro, Grandezas e Medidas, se o aluno teve baixa proficiência no primeiro bimestre e não conseguiram avançar para missão 3, iniciamos uma nova missão. Devemos respeitar o ritmo do estudante e nem tanto o ritmo do material com foco em recompor as aprendizagens. Proposta metodológica de Agrupamentos Produtivos, para promover a evolução nestes grupinhos com um bom nível de proficiência. O aluno monitor não poderá ajudar os alunos com altas defasagens, é papel do Professor.


CGPAC 

Lúcio Mauro Carnaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário