quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Sugestão ao Professor de Matemática para Sondagem com os Sextos Anos

 

E.E. “Professor Orlando Geríbola” P.E.I.

Sondagem de Matemática para os Sextos Anos

Sondagem de Números e da Resolução de Problemas

 

Recomendações:

A escrita de números deve ser individual;

Para cada estudante, entregue meia folha de papel sulfite e peça que escreva seu nome;

Explique aos estudantes que realizarão um ditado diferente: ao invés de palavras, serão números de diversas grandezas e categorias;

Combine com eles como será a organização da escrita na folha de cada um dos números;

Após o ditado, recolha a folha, analise as escritas e registre suas observações na Planilha de Acompanhamento;

Caberá ao professor decidir se será preciso ditar mais números, apoiando-se e nas categorias de números, contempladas na Planilha de Acompanhamento, para que se tenha mais clareza sobre os conhecimentos que os estudantes possuem em relação às características de um determinado número ou categoria de números (familiar, opaco, transparente etc) de maneira que os dados obtidos possam subsidiar as intervenções e (re)planejamento do professor.

 

Números a serem ditados:

25;

200;

427;

274;

742;

3000;

99;

2019;

1023.

 

Recomendações:

Para cada estudante, prepare uma folha com o enunciado dos problemas. Não é preciso colocar as ideias envolvidas, elas são referências apenas para o professor;

Os estudantes poderão ser organizados em pequenos grupos, porém a resolução deverá ser individual;

Para os alunos não alfabéticos, os enunciados deverão ser lidos pois, nesse momento, não iremos avaliar a leitura, mas o conhecimento matemático utilizado para a solução de um problema;

Disponibilize materiais diversos para que os estudantes utilizem, se for preciso, na resolução do problema;

Os problemas não precisam ser aplicados todos de uma vez, podem ser distribuídos ao longo de uma semana, de um mês, dependendo da rotina estabelecida pelo professor;

Após a resolução dos problemas, deve-se realizar a análise dos registros, tendo por base a planilha de acompanhamento;

A ordem dos significados envolvidos nos problemas não poderá ser alterada, pois essa será a ordem a ser considerada no SGP para digitação dos dados.

Para dirimir dúvidas, os professores poderão utilizar outros problemas, desde que respeitem os significados propostos, do campo conceitual de Vergnaud, apresentados no quadro de sugestões.

No 6º ano, problemas que envolvem a composição, a transformação positiva e/ou negativa, a comparação positiva e/ou negativa e a composição de transformação.

Problemas:

O Parque Ibirapuera recebeu 2056 estudantes de 5º e 6º anos para uma visita. Se 687 estudantes são do 6º ano, quantos estudantes são do 5º ano? (composição);

Em um depósito de material de construção havia alguns tijolos. Com a compra de mais 2500, o depósito ficou com 4212 tijolos. Quantos tijolos havia no depósito antes da compra? (transformação)

João tem R$ 500,00 na carteira. Gastou R$ 350,00 no mercado e, no dia seguinte, R$ 97,00 na farmácia. Com quantos reais João ficou? (composição e transformação)

Em uma escola, há 620 estudantes no período diurno e 273 no período noturno. Quantos estudantes há a mais no período diurno do que no período noturno? (comparação)

Uma sorveteria vende sorvetes nos seguintes sabores: chocolate, abacaxi, morango, flocos e uva e quatro tipos de coberturas diferentes. Podendo escolher um tipo de sabor de sorvete e um tipo de cobertura, de quantas formas diferentes é possível montar um sorvete? (combinatória)

Em uma sala de cinema, há 18 poltronas em cada fileira. Na exibição de um filme, todas as 216 poltronas foram ocupadas. Quantas fileiras há nesta sala de cinema? (configuração retangular)

Com 64 reais, consigo comprar dezesseis barras de chocolate de mesmo valor. Com 48 reais, quantas dessas barras eu conseguiria comprar? (proporcionalidade)

Em um ônibus de viagem cabem 42 passageiros sentados, que é o triplo de passageiros que cabem em um transporte escolar. Quantos passageiros cabem nesse transporte escolar? (multiplicação comparativa)

 

Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/48732.pdf

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