quinta-feira, 13 de abril de 2023

JORNAL TINO ECONÔMICO - - - Professora Elaine - - - Ciências

 

Jornal Tino Econômico/Número 06

 

habilidade EF03GE08 consiste em: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

 

“Brasileiros produzem mais de 1 KG de lixo por dia”

 

“Segundo o “Panorama dos resíduos sólidos do Brasil”, da Abrelpe, a produção de lixo por habitante alcançou a média de 381 KG por ano”

 

Quantos brasileiros foram responsáveis pela geração de mais de oitenta toneladas de lixo em 2022? Como se lê esse número?

 

Qual a quantidade de lixo em toneladas que foram geradas por esses brasileiros em 2022? Quanto isso representa diariamente?  

 

Que objeto foi utilizado como comparação e que diz respeito a essa quantidade de lixo?

 

O que significa a sigla Abrelpe?

 

Qual é a produção média de lixo por habitante observada pela Abrelpe?

 

Qual foi a queda observada em 2022 em relação a 2021 em toneladas de lixo?

 

Qual é a sua interpretação em relação ao gráfico de setor (circular/pizza), “Para onde vai o lixo dos brasileiros (em %)? (dicas: o que significa cada uma das cores, o percentual de cada uma delas)

 

Como se lê os seguintes números que estão escritos na forma de notação: 76,1 milhões de toneladas; 46,4 milhões de toneladas e 29,7 milhões de toneladas.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 

 

 

Dê a sua opinião sobre o Jornal Tino Econômico.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .   

 

Como a Escola “Professor Orlando Geríbola” P.E.I. tem tratado seu lixo e de que maneira isso pode impactar para minimizar os problemas brasileiros. (dica: pergunte mais sobre o assunto a Professora Elaine e saiba bem mais sobre quais são essas ações, e entenda que seu papel individual é essencial e imprescindível ao nosso Planeta)

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 

 

Faça uma representação dos diversos tipos de separação de LIXO que você conhece e que a Escola vem adotando como prática em seu cotidiano, visando diminuir o impacto negativo da produção de resíduos de diferentes tipos em nosso meio ambiente.

  

 

 

 

 

   

Professora Elaine/CGPAC Wellington/CGPG Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário