E.E. “Professor Orlando Geríbola”
Organização das ELETIVAS 2021
“Varal dos Sonhos”
Professores analisam e
discutem os elementos dos Projetos de Vida dos alunos para motivar a oferta das
ELETIVAS.
Os professores podem
mencionar os “Cartazes” e os “Varais de Profissões” dispostos nos quadros da
escola.
“Feirão das ELETIVAS”
Momento para os
professores apresentarem suas ELETIVAS para os alunos despertando sua
curiosidade e seu interesse.
Etapas da Ementa:
Curso:
Professor:
Disciplina:
Período Letivo:
Carga Horária:
Justificativa:
Objetivo:
Conteúdo Programático:
Metodologia:
Recursos Didáticos:
Avaliação:
Culminância
Bibliografia Geral
O que as ELETIVAS devem possibilitar ao aluno:
1. Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o
protagonismo.
2. Participar da construção do currículo escolar.
3. Realizar atividades relacionadas ao seu Projeto de Vida.
4. Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e
habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista.
5. Desenvolver competências específicas para a continuidade
dos estudos.
6. Aproximar a teoria da prática utilizando o que foi
aprendido para construir algo concreto (Culminância).
Estruturação das ELETIVAS
1. Como
funciona na prática?
2. O que as
ELETIVAS devem possibilitar ao aluno?
3. Como é o
processo de criação e escolha das eletivas?
4. O que
consta na ementa de uma eletiva?
5. O que é a
culminância de eletivas?
6. Por que a
culminância das eletivas é importante?
7. Exemplos
de eletiva e de culminância
O que consta na ementa de uma eletiva?
• Por que
essa ELETIVA é imperdível.
• Como essa
ELETIVA se relaciona com a cidadania, a comunidade dos estudos e o mundo do
trabalho.
• Quais habilidades e conhecimentos do
Currículo Paulista serão desenvolvidos?
• Quais os espaços e os recursos didáticos
utilizados?
• Quais atividades serão realizadas em cada
aula?
• Qual o projeto para a Culminância?
Exemplos de eletiva e de culminância
• Iniciação
científica: estudantes constroem uma dissertação científica.
•
Empreendedorismo: estudantes criam uma empresa ou ONG.
• Oficina de
teatro: estudantes criam um espetáculo teatral/musical.
• Clube de
debate: estudantes realizam debates estruturados.
• Fórum de
mediação de conflitos: alunos criam estratégias e espaços para lidar com
conflitos que acontecem na escola.
Proposta
para desenvolvimento na escola:
1º.) Todos os professores de forma colaborativa,
coordenação/professor da disciplina de ELETIVAS e professor de outras
disciplinas, conceder orientações sobre a importância dessa nova disciplina em
nosso currículo e o fato de estar diretamente relacionada com a disciplina de
Projeto de Vida.
2º) Os alunos poderiam ser levados a sala de multimídia para
receberem maiores orientações e o “Varal das Profissões” seria apresentados a
eles e proposto também a implementação de novas profissões a partir dos seus
respectivos Projetos de Vidas.
3º) No quadro branco da sala de multimídia faríamos com cada
aluno a tabulação de seus sonhos para depois discutirmos com os professores da
disciplina de ELETIVAS a construção da estrutura da EMENTA e ao final desse
processo a definição do Tema/Assunto para o semestre.
Professores coordenadores: Cristiane e Lúcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário