segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - Outubro /2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

 9º A, B e C - Ens. Fund.II

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Arte

 

 

Habilidades Essenciais:

EF09AR16 Analisar criticamente formas de expressão e representação musical através da dança contemporânea.

 

 

Objetos do Conhecimento:

 Conhecer as técnicas musicais da dança contemporânea como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

 EF09AR17 Explorar e analisar diferente contexto musical de dança contemporânea de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

 

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. 

Atividades:                                                DANÇA CONTEMPORÂNEA

A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.  A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação;  método Laban, técnica de release; Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai.                                                                                                                                     Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras.  . A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados.

 

Leia o texto e responda as questões abaixo:

1 - Faça uma pesquisa sobre os grupos de Dança Contemporânea: Companhia Base de Dança Vertical; Fuerza Bruta.

2 - Qual o estilo de dança que você gosta?

3 - Faça uma pesquisa sobre a origem  do Hip Hop.

4 - Você gosta de dançar? 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário