quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Vamos conhecer mais sobre o livro "Mentalidades Matemáticas"!


Cartas de Matemáticas

Muitos pais usam “cartões pedagógicos” como uma forma de incentivar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Estes geralmente incluem duas práticas inúteis – a memorização sem compreensão e a pressão do tempo. Em nossa atividade de Cartas Matemáticas usamos a estrutura de cartas que as crianças gostam, mas mudamos a ênfase para o senso numérico e a compreensão da multiplicação sem nenhuma limitação de tempo.

Instruções

  1. O objetivo da atividade é casar as cartas com a mesma resposta numérica, mostrada em diferentes representações.
  2.  Espalhe as cartas sobre uma mesa e peça às crianças para se revezarem para pegá-los; podem escolher tantos quanto puderem encontrar com a mesma resposta (indicada por meio de qualquer representação).
  3. Por exemplo, 9 e 4 podem aparecer com um modelo de área, conjuntos de objetos tais como dominós e uma expressão numérica. Quando casarem as cartas, os alunos devem explicar como sabem que os cartas diferentes são equivalentes. Essa atividade incentiva o entendimento da multiplicação, bem como o ensaio de conceitos matemáticos.

Materiais

Um baralho de cartões de matemática (ver folha de atividades).



"O objetivo do jogo é combinar cartões com as mesmas respostas, exibidas por meio de diferentes representações, sem pressão de tempo."

"Essa atividade concentra-se na compreensão da multiplicação, de maneira visual e espacial, encorajando conexões cerebrais e, ao mesmo tempo, ensaiando fatos matemáticos."

Bibliografia: Boaler, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador/Jo Boaler; tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Fernando Amaral Carnaúba, Isabele Veronese, Patrícia Cândido. - Porto Alegre: Penso, 2018.

Professor de Matemática Lúcio Mauro Carnaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário