quinta-feira, 5 de abril de 2018

Algumas curiosidades sobre a Rússia...

GIGANTE
1. A Copa será disputada no maior país do mundo. A Rússia ocupa 1/9 da área do planeta, ou seja, metade da Europa, 1/3 da Ásia e o dobro do Brasil.
2. É tão grande que é um país quase planetário. Já foi, na verdade, mas a culpa disso é de Plutão, que deixou de ser planeta para ser planeta anão. De qualquer forma, o solo russo tem 17 milhões de km², enquanto Plutão possui 16,6 milhões de km².
3. A maneira mais rápida de percorrer toda a extensão horizontal da Rússia de carro é sair de Smolenk, extremo oriente, até Magadan, no leste: seriam “apenas” 142h diretas de carro, ou quase seis dias. Haja combustível...
4. Isso por que ainda existem mais de 2.000 km pouco habitados a leste de Magadan sem nenhuma grande rodovia – é tudo gelado!
5. Até as construções confirmam o gigantismo do país. O Kremlin, residência oficial do presidente da Federação Russa, é um verdadeiro complexo fortificado na capital Moscou. Para se ter ideia do seu tamanho, o comprimento total de suas paredes é de 2.235 m, quase 59 vezes a altura do Cristo Redentor (38 m).

ÁGUA E GELO
12. Circundando parte da Transiberiana está o Lago Baikal, na Sibéria. É considerado o mais profundo de água doce e o maior em volume do mundo, além de ter 20% da água potável de todo o planeta.
13. Falando em Sibéria, além de ser a área mais gélida da Rússia (até -60C no inverno), é a região mais vasta do país, dona de 77% do território russo.
14. Mas pode ficar mais frio ainda... A cidade de Oymyakon é o local mais frio habitado do mundo. A marca é de −67,7ºC, em 1933. Em dias normais, os termômetros ficam em torno de -50ºC.

FACEBOOK RUSSO
18. Facebook, que nada! VK, anteriormente chamada de VKontakte, ou ВКонтакте, é a rede social que bomba na Rússia. São mais de 340 milhões de pessoas cadastradas, ou seja, a maior rede social da Europa.
19. O grande atrativo do VK é a função de comunidades, semelhante à usada pelo saudoso Orkut, que fez sucesso no Brasil. Talvez por isso cerca de 1 milhão de contas no VK são de brasileiros.

FÉ E GEOGRAFIA
21. O feriado mais importante do país é o Ano Novo, com decorações semelhantes às do Natal ao redor do mundo. Já o Natal segue as tradições cristãs ortodoxas e é celebrado em 7 de janeiro.
22. Falando em Ano Novo, o feriado nacional dura 10 dias. Ninguém trabalha, e a folga geral não é incorporada nos 28 dias anuais de férias.
23. Aproximadamente 40% dos russos professam a fé do Cristianismo Ortodoxo. Depois dos 25% que não se identificam com uma religião e dos 13% ateus, a segunda crença mais comum é o Islã (6,5%).
24. Uma das sedes da Copa, Kazan, é famosa pela convivência entre cristãos e muçulmanos. A cidade capital do Tartaristão tem, inclusive, a Universidade Islâmica Russa e o Templo de Todas as Religiões.
25. Não sabe o que é a República do Tartaristão? É uma das 85 subdivisões da Federação Russa. Elas têm diferentes níveis de independência: são 46 oblasts (províncias), 22 repúblicas, nove krais (territórios), quatro distritos autônomos, um oblast autônomo e três cidades federais: Moscou, São Petersburgo e Sevastapol.
26. O único ‘oblast’ autônomo é o “Oblast Autônomo Judeu”, que fica no Extremo Oriente, fazendo fronteira com a China. É um dos dois únicos territórios oficialmente judeus do mundo – o outro é Israel. Apesar disso, menos de 5% da população desta subdivisão professa a fé judaica.
27. Todas essas subdivisões são reunidas em oito grandes distritos federais: Central (onde fica Moscou), Sul (de Rostov-on-Don), Noroeste (de São Petersburgo), Sibéria, Extremo Oriente, Ural, Volga e Cáucaso do Norte.
28. A Rússia, porém, nem sempre foi uma federação. Sua história milenar passou por Principados, Ducados, Impérios (com seus famosos Czares) e até república socialista: a União Soviética.
A CURIOSA GEOGRAFIA DA COPA
40. Mencionamos São Petersburgo. Ela é a segunda maior cidade da Rússia e será sede da Copa. Fica quase na Finlândia – uma viagem de menos de três horas de carro já te leva para a Escandinávia.
41. Também próxima à Finlândia está a península de Kola, que abriga o buraco mais profundo da terra. Com mais de 12,2 km de profundidade, o Poço Superprofundo de Kola é resultado de um projeto científico da União Soviética que buscava cavar o mais fundo possível.
42. A sede mais inusitada da Copa, entretanto, é Kaliningrado: a região não tem NENHUMA ligação por terra com o resto do território russo. Cercada por Lituânia e Polônia, só pode ser acessada sem atravessar uma fronteira por uma longa navegação no Mar Báltico.
43. Esqueça Kalinigrado... A Rússia é o país com o maior número de países vizinhos. São 14: Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, Estónia, Finlândia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Mongólia, Noruega, Polónia e Ucrânia.
44. Além dos Oceanos Pacífico e Ártico, a Rússia está ligada a 13 mares diferentes, como o Mar Negro, o Mar Cáspio e até o Mar do Japão.
45. Kaliningrado também é sede da Floresta Dançante, uma vegetação específica de árvores retorcidas. Segundo a crendice popular, as árvores seguem o movimento das areias.
46. Longe de Kaliningrado, na Sibéria, existe também a Floresta Bêbada. Devido ao descongelamento descontínuo, cada árvore se inclina em um ângulo diferente, dando uma impressão de que estão tontas. Não acontece só no país, mas em várias florestas subárticas (as taigas) ao redor do mundo.
47. A taiga russa ou floresta de coníferas é a maior floresta do mundo. 43% do território do país é formado por esse tipo de vegetação.
48. Já o lago mais mortal do planeta está ao sul dos Montes Urais: aterrado com resíduos radioativos, diz a lenda que o Lago Karachai emite tanta radiações que é capaz de matar um ser humano em menos de 1 h. Fique longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário