quinta-feira, 2 de março de 2017

CAEM/OFICINAS/USP

Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2017


Leia com atenção os procedimentos de inscrição.

As inscrições serão confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).


Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

03 e 10/03
(6as feiras)

14h - 17h
Investigação de propriedades de alinhamento e concorrência por meio de áreas
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Alinhamento de três pontos e concorrência de três retas num único ponto são situações elementares e bastante frequentes numa Geometria Plana. Ainda assim, belos teoremas que tratam desses fatos, sobretudo nos casos em que os pontos e as retas estão associados a elementos de um triângulo, não são contemplados no currículo da Educação Básica. Nesta oficina, investigaremos essas duas situações geométricas estabelecendo uma conexão com o estudo de áreas de figuras planas; exploraremos uma situação análoga na Geometria Espacial; e discutiremos sobre contextos, estratégias e recursos didáticos necessários para uma possível inserção desses tópicos em sala de aula.
Duração: 6 horas
Público alvo:professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 20
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 2

11 e 18/03
(sábados)

09h - 12h
Resolução funcional gráfica de inequações com o auxílio do software GeoGebra
Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo)
Profa. Vera Helena Giusti de Souza (IME-USP)
Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo)
Resumo: Nessa oficina, apresentaremos uma abordagem de ensino para a resolução funcional gráfica de inequações, com o objetivo de colocar em discussão as regras para a resolução algébrica dessas inequações. A elaboração das atividades baseou-se nas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, segundo a qual um sujeito, para produzir e/ou comunicar as próprias ideias, em qualquer conteúdo matemático, precisa discriminar e utilizar pelo menos dois sistemas semióticos de representação, chamados registros. Nesta proposta, trabalhamos com os registros algébrico, gráfico e da língua materna. O algébrico porque é o mais usual nos livros e propostas didáticas. O gráfico porque, nos dias atuais, com o acesso a software gráfico, podemos dar outra visão da resolução de equações e/ou inequações, que ainda permite uma comparação com a resolução estritamente algébrica dessas inequações. O da língua materna porque é ela, no nosso entendimento, que auxilia a passagem de um registro para outro.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 30 (Oficina no CEC)
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 3

24 e 31/03
(6as feiras)

14h - 17h
Vamos conversar sobre avaliação em Matemática?
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de aplicação da FEUSP)
Resumo: é importante que professores reflitam sobre provas e outros instrumentos de avaliação da aprendizagem em Matemática. Nesta oficina, observaremos documentos oficiais e o que eles trazem sobre o tema "avaliação escolar". O foco será, porém, na análise e a criação de um instrumento (prova), além da vivência e discussão de outras situações avaliativas, tendo, como base, a experiência do ministrante e sua atuação na Escola de Aplicação da FEUSP. Como conteúdos centrais, utilizaremos Equações do 2o grau (Ensino Fundamental II) e Funções (Ensino Médio).
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 4

25/03
(sábado)

09h - 12h
Ensino de Programação e Conceitos de Ciência da Computação no Ensino Médio
Prof. Fabio Kon (CCSL - IME/USP)
Prof. Nelson Lago (CCSL - IME/USP)
Prof. Rodrigo Assirati Dias (Colégio Dante Alighieri)
Profa. Lucy Mari (Faculdade das Américas)
Resumo: Nosso objetivo é discutir a importância de se oferecer uma disciplina optativa de programação no Ensino Médio e as possibilidades profissionais e de prosseguimento nos estudos que essa disciplina permitiria. Discutiremos experiências em outros países e no Brasil e apresentaremos formatos nos quais essa disciplina poderia ser oferecida bem como explicaremos como os professores poderiam se capacitar para ministra-la. Em seguida, apresentaremos uma proposta concreta de material didático multimídia de acesso livre e gratuito baseado na linguagem Python que poderá ser adotado por professores interessados. Finalizaremos a oficina com uma parte prática no laboratório, onde as ferramentas e o material didático serão apresentados.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 50 (Oficina no CEC)
Taxa: R$ 20,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 10,00

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