sexta-feira, 3 de março de 2017

Dicas para pais e professores!

Escolha um momento específico do dia

É muito comum que usemos um espaço do dia para determinadas atividades. Sendo assim, identifique qual o período mais indicado para que seu filho possa estudar. O período da tarde é ideal para aqueles que vão para a escola bem cedo. Já para os alunos do turno da tarde, a manhã pode ser uma boa opção. Deixe a noite para o descanso e lazer.
No entanto, como tudo é conversado, a criança/adolescente pode preferir a noite para os estudos e as manhãs mais livres. O importante é chegarem a um consenso que impulsione os estudos além da sala de aula.

Quantas horas por dia?

É aconselhável que se estabeleça uma meta diária de estudos. Por exemplo, em duas horas, há bastante conteúdo para revisar a fim de fixá-lo na mente do estudante. Considerando que cada pessoa apresenta uma facilidade maior em detrimento de outras, pode acontecer que a rotina de um seja maior do que a do colega se sala. No entanto, o que não pode faltar é o respeito pelo limite da criança e do adolescente.

Escolha o que será priorizado

Aquilo que não foi absolutamente compreendido deve ser priorizado. Então, estabeleça um critério de estudos que valorize uma matéria que inspire mais detalhamento. A matemática, por exemplo, é uma disciplina em que muitos alunos têm dificuldades. Se este for o caso de seu filho, tente revisar e estudar o conteúdo aprendido em sala. Vale ressaltar que isso não deve ser feito em excesso.

Varie a metodologia de estudo

Estudar pelos livros e pelo caderno ainda é a maneira mais rica de se fixar conteúdos. Porém, é preciso seguir a tendência e utilizar as ferramentas que estão ao nosso alcance. O uso de tablets, smartphones e computador serve de complemento bastante eficaz.
Nota-se, hoje em dia, que muitos aplicativos pedagógicos estão voltados para esses dispositivos. Isso, talvez, seja uma alternativa muito menos maçante aos estudantes das duas últimas gerações, que já nasceram em contato com o avanço tecnológico.

Deixe o estudo mais dinâmico

Por último, torne a rotina de estudo mais lúdica. Utilize jogos educativos que tornarão o aprendizado mais eficaz, leve e organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário