quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Divulgação de Curso

Curso online gratuito
 
Fundamentos do Google para o Ensino
 
Neste curso você aprenderá como usar tecnologias do Google para melhorar a eficiência, a inovação e a eficácia na sua prática de ensino. 
 
Nós dividimos o curso em três unidades, cada uma focada em um conjunto de aplicações:
 
* Pesquisa e Comunicação: pesquise recursos online e divulgue informações para a comunidade escolar.
 
* Criação e Compartilhamento: crie documentos online e fomente a colaboração usando ferramentas de edição de texto, planilhas, apresentações e formulários de pesquisa.
 
* Melhorar a Experiência em Sala de Aula: use ferramentas online para fomentar a comunidade, economizar tempo em trabalhos administrativos e adicionar recursos visuais às aulas.
 
 

Você quer trazer tecnologia para sua sala de aula?
Quer descobrir novas formas de criar experiências de aprendizagem significativas para seus alunos?
 
 
Registre-se
 
 
Este curso online é voltado para qualquer pessoa - de qualquer nível de conhecimento técnico - que queira usar ferramentas educacionais do Google em sala de aula.
 
Através de vídeos, casos de uso e exemplos, você terá ideias de como introduzir o Google para Educação (incluindo o Google Apps para Educação com o Sala de Aula, Google Maps e outros) na sua prática de ensino.
 
Saiba mais inscrevendo-se para o curso e acessando a página de FAQ.
 
FAQ
 
P. Há pré-requisitos para o curso?
R. Para um melhor aproveitamento do curso, nós recomendamos usar um computador de mesa ou laptop com acesso à Internet, apesar de ser possível também usar um tablet ou celular. Ter uma Conta Google é necessário e é recomendado ter um conhecimento básico de navegação na internet. Não é necessário ter conhecimento prévio de produtos do Google.

P. Que ferramentas vamos usar?
R. Google Apps para Educação com o Sala de Aula, Google Maps, Google Chrome e muito mais. As ferramentas apresentadas no curso ajudarão os educadores a usarem tecnologia nas suas salas de aula.

P. Qual é o custo do curso?
R. O curso é gratuito. Tudo que você precisa é uma atitude curiosa e o desejo de aprender sobre como integrar tecnologias do Google em sua sala de aula.

P. Qual é o formato do curso?
R. O curso é composto por lições contendo textos, vídeos de apoio, atividades práticas e um projeto no final.

P. Qual a duração do curso?
R. O curso foi planejado para ser feito no seu ritmo individual. Deverá ter uma duração total de 15 a 22 horas.

P. Como faço para terminar o curso? Eu vou receber um certificado ao terminar?
R. Este é um curso onde você define o ritmo e que você pode acessar a qualquer momento. Um certificado de conclusão para download será fornecido quando você terminar o projeto final até às 05h59 do dia 20 de dezembro de 2014.

P. Será possível continuar acessando o conteúdo do curso após o seu encerramento em 20 de dezembro de 2014?
R. Sim. As lições e o projeto do curso estarão sempre disponíveis neste site. Depois de 20 de dezembro não haverá mais suporte da equipe do curso do Google e o fórum será fechado nesta data.
 
 
Programação (Disponível a partir de 18 de novembro)
 
- Visão geral do curso
 
- Unidade 1 - Pesquisa e comunicação
 
- Unidade 2 - Criação e Compartilhamento
 
- Questionário intermediário
 
- Unidade 3 - Melhore a Experiência em Sala de Aula
 
- Projeto Final I
 
- Projeto Final II
 
- Questionário pós-curso
 
 
Datas
O curso estará disponível de 18 de novembro a 19 de dezembro de 2014 com apoio de Professores Certificados Google, colegas e especialistas de conteúdo.
 
 
Pré-requisitos
Para um melhor aproveitamento do curso, nós recomendamos usar um computador de mesa ou laptop com acesso à Internet, apesar de ser possível também usar um tablet ou celular.
Ter uma Conta Google é necessário e é recomendado ter um conhecimento básico de navegação na internet.
Não é necessário ter conhecimento prévio de produtos do Google.
 
 
As relações entre educação e tecnologia
 
“A educação tecnológica básica é uma das diretrizes que a LDBEN estabelece para orientar o currículo do Ensino Médio. A lei ainda associa a “compreensão dos fundamentos científicos dos processos produtivos” ao relacionamento entre teoria e prática em cada disciplina do currículo. E insiste quando insere o “domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” entre as competências que o aluno deve demonstrar ao final da educação básica. A tecnologia comparece, portanto, no currículo da educação básica com duas acepções complementares: a) como educação tecnológica básica; b) como compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção. A primeira acepção refere-se à alfabetização tecnológica, que inclui aprender a lidar com computadores, mas vai além. Alfabetizar-se tecnologicamente é entender as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das práticas sociais, culturais e produtivas, que, por sua vez, são inseparáveis dos conhecimentos científicos, artísticos e linguísticos que as fundamentam. A educação tecnológica básica tem o sentido de preparar os alunos para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente, no qual a tarja magnética, o celular, o código de barras e outros tantos recursos digitais se incorporam velozmente à vida das pessoas, qualquer que seja sua condição socioeconômica. A segunda acepção, ou seja, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção, faz da tecnologia a chave para relacionar o currículo ao mundo da produção de bens e serviços, isto é, aos processos pelos quais a humanidade – e cada um de nós – produz os bens e serviços de que necessita para viver. Foi para se manter fiel ao espírito da lei que as DCN introduziram a tecnologia em todas as áreas, tanto das DCN como dos PCN para o Ensino Médio, evitando a existência de disciplinas “tecnológicas” isoladas e separadas dos conhecimentos que lhes servem de fundamento.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.21e22)
 
Contribuições: Professor Vanderley

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