sexta-feira, 4 de abril de 2014

CAEM/USP Oficinas de Maio

Oficina 7

06 e 13/05
(3as feiras)

19h - 22h

Oficina no período noturno

Malba Tahan: O homem que encantava
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Na formação dos nossos alunos, ler os livros de Malba Tahan é fundamental. Como utilizar os seus livros e as suas ideias na sala de aula? Esta oficina pretende modestamente ajudar a responder tal pergunta. Um outro aspecto é apresentar e discutir a visão que ele tinha sobre o ensino da matemática. Por exemplo, ele era defensor do laboratório de matemática há 50 anos; na sua época era um crítico ferrenho do algebrismo e um dos seus livros apresenta de forma didática a lógica. No dia da matemática venha conhecer mais sobre este ícone da Educação Matemática.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

21/05
(4a feiras)

14h - 17h
A variabilidade no ensino de estatística: o que existe além dos cálculos
Profa. Lisbeth Kaiserlian Cordani (IME - USP)
Resumo: A estatística, campo para discussão de incerteza e aleatoriedade, nem sempre é bem explorada no cotidiano escolar. Junto com as medidas tradicionais de posição (média, mediana e moda) deveriam ser introduzidas e discutidas as medidas de variabilidade, desde as mais simples (como a amplitude) até outras mais completas (como o desvio padrão). Mas somente os cálculos não ajudarão a desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Vamos além?
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 9

24/05
(sábado)

14h - 17h
Relógio de Sol: confecção e um plano de aula
Prof. Ernesto Rosa
Resumo: Exploraremos a construção de um relógio de sol na escola e discutiremos assuntos de astronomia, tais como movimentos aparentes do sol, estações do ano, história do tempo. Esta oficina integra ainda as disciplinas de ciências, história, geografia e artes.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 10

30/05 e 06/06
(6as feiras)

14h - 17h
Sistemas lineares: interpretações e métodos de resolução
Izabela Cesário Corrêa Ananias (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP)
Orientação: Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: A resolução de sistemas lineares na Escola Básica não se resume apenas aos métodos mais populares. Estes algoritmos podem parecer mais práticos, entretanto não explicitam a riqueza de conteúdos que permeiam o tema, tais como geometria e álgebra. Nesta oficina pretendemos estudar a teoria envolvida na resolução de sistemas lineares e, investigando os diferentes métodos de resolução, poderemos explorar conteúdos como matrizes e geometria analítica. Por fim, destacaremos que nosso trabalho pode ser otimizado utilizando softwares gratuitos de geometria dinâmica, sanando assim algumas dificuldades dos alunos na abordagem desse assunto em sala de aula.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário