Reunião Pedagógica com Coordenadores Pedagógicos e PCAGP
Qual geometria ensinar?
“A resposta a esta pergunta é tão ou mais essencial que a outra (Por que ensinar geometria?) porque deve ser buscada pelo professor de modo a garantir o desenvolvimento de todas as habilidades que estão potenciadas neste tema”.
“De certa forma o problema mais central não está na seleção dos tópicos, pois diferentes propostas curriculares têm apresentado boas indicações sobre o que ensinar em geometria. Parece que uma questão mais ampla é a de como e quando ensinar geometria na escola básica”.
“Sabendo que as atividades de caráter geométrico mudam as atitudes matemáticas dos alunos e que a geometria é um componente importante inclusive no desenvolvimento da aritmética e da álgebra, certamente devemos concluir que ela não pode ficar relegada ao final do livro didático, ou mesmo do ano letivo, devendo, isto sim, ser trabalhada ao longo de todo o ano”.
“Quanto à forma, certamente não pretendemos que ela seja iniciada através de definições e fórmulas”.
“Analisando a proposta curricular de matemática para as escolas da rede estadual de São Paulo, podemos observar que ela toma como ponto de partida as atividades perceptivas de manipulação e observação para chegar à sistematização na forma de classificar as figuras através de suas propriedades e da representação e construção pelo desenho geométrico”.
“Consideramos que as indicações desta proposta curricular são boas à medida que as primeiras experiências em geometria devem incluir um trabalho com ênfase em atividades intuitivas acrescidas da finalidade de desenvolver conceitos geométricos”.
Fonte: O uso de quadriculados no ensino de geometria.
Fusako H.Ochi. Rosa M. Paulo. Joana H. Iokoya e João K. Ikegami, 1992.
Composição e Decomposição de figuras
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 6º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 01 – Teste;
Simetria
“A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore, observamos a beleza e a perfeição”.
“Rotação, na simetria de rotação a figura toda gira em torno de um ponto que pode estar na figura ou fora dela, e cada ponto da figura percorre um ângulo com vértice neste ponto”.
Podemos observar a simetria segundo três movimentos: translação, reflexão e rotação.
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 07 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 05 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 10 – Teste;
Ângulos
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 03 – Teste;
Área e Perímetro
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 6º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 07 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 01 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 9º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 13 – Teste;
Composição de Polígonos
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 04 – Teste;
Sugestões do Núcleo Pedagógico:
Observar o acervo do CAEM/USP: Materiais Didáticos para as quatro operações de Vírginia Cardia Cardoso;
O uso de quadriculados no ensino de geometria, Fusako Hori Ochi, Rosa Monteiro Paulo, Joana Hissae Yokoya e João Kazuwo Ikegami;
Como eu Ensino - Números naturais e operações, Célia Maria Carolino Pires.
Oficinas propostas:
Geometria Plana: mosaicos, ângulos, redução e proporcionalidade.
Narrativas matemáticas.
Questões do PISA – EM.
Soroban adaptado para cegos – Aritmética.
Alunos da Unidade Escolar: "Irmã Gabriela"
Orientações de Matemática para a Organização dos Trabalhos para o Ano Letivo de 2014
“Proposta de Sondagem Inicial para detecção do estágio de aprendizagem referente aos saberes estruturantes do campo aditivo e multiplicativo apoiado nos registros obtidos nos protocolos de resolução de problemas aplicados aos alunos do 6º. Ano do Ciclo Intermediário do Ensino Fundamental”.
“A metodologia quantitativa é totalmente válida, porém não se deve entender como um “produto final” de um processo, dessa forma se faz necessário alguns indicadores que possibilitem identificar a causa do sucesso ou insucesso obtido em determinada atividade diagnóstica, ou seja, indicadores que possibilitem uma reflexão de percursos de aprendizagem que o educando formalizou em toda sua trajetória de aprendizagem”.
“Ao aliarmos as duas metodologias apresentadas, qualitativa e quantitativa, resultará em um aspecto mais amplo que implica na realização de uma prática reflexiva do professor”.
Observação: campo de estudo do pesquisador Donald Schon.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nas questões de geometria abordadas nas questões dos 6º., 7º., 8º. e 9º. Anos? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
Quais estratégias são utilizadas para trabalhar conceitos geométricos nas séries finais do Ensino Fundamental II?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nas questões de álgebra abordadas nas questões dos 6º., 7º., 8º. e 9º. Anos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Quais estratégias são utilizadas para trabalhar conceitos algébricos nas séries finais do Ensino Fundamental II?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
De maneira geral quais as dificuldades encontradas pelos alunos nas quatro operações matemáticas (aritmética)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
“Proposta de Sondagem Inicial para detecção do estágio de aprendizagem referente aos saberes estruturantes do campo aditivo e multiplicativo apoiado nos registros obtidos nos protocolos de resolução de problemas aplicados aos alunos do 6º. Ano do Ciclo Intermediário do Ensino Fundamental”.
Quais as observações dos Professores dos sextos anos no desenvolvimento desta metodologia de trabalho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
OBMEP – 2014
Encerramento das inscrições – 21/03/2014
Agradecimento as Unidades Escolares já inscritas, são elas:
· ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF
· ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
· ANTONIO RAPOSO TAVARES
· AURELIANO LEITE DR
· EE PROF VICENTE PEIXOTO
· ELOI LACERDA PROF
· GUILHERME DE OLIVEIRA GOMES DEPUTADO
· JOAO BAPTISTA DE BRITO PROF
· JOSE MARIA RODRIGUES LEITE PROF
· MARIA AUGUSTA SIQUEIRA PROFA
· OSASCO ETE DE
· OSASCO II ETEC
· PAULO FREIRE EDUCADOR
Projetos PRODESC/Diretoria de Ensino
Livro: O diabo dos números
Livros emprestados para as Unidades Escolares:
· São Paulo da Cruz;
· Aureliano Leite;
· Irmã Gabriela;
· Benedito Caldeira;
· Gastão Ramos;
· Walter Negrelli;
· Fernando Buonaduce;
· Coronel;
Total de livros: 55