quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curiosidades da Matemática

Matemática Fuzzy (Lofti Zadeh)
 
Descubra o que é Matemática Fuzzy
 
 
A aplicação da Matemática na vida dos profissionais é indiscutível: comerciantes, economistas e administradores usam a Matemática Financeira o tempo todo; engenheiros e arquitetos não sobrevivem sem cálculo de áreas; os publicitários precisam da Estatística para vender melhor seus produtos; e os médicos têm feito da Matemática Fuzzy uma poderosa arma no diagnóstico de doenças.
 
Essa Matemática, que começou a ser desenvolvida em 1965, por Lofti Zadeh, do Azerbaijão, é uma extensão da teoria dos conjuntos, cuja preocupação é quantificar e classificar os dados como o raciocínio humano faz, lidando com incertezas e informações imprecisas e ambíguas.
 
O modelo Fuzzy para a Medicina ajuda os médicos a diagnosticarem melhor uma doença. O procedimento é feito da seguinte forma: são elaboradas duas tabelas: uma delas contém o grau de pertinência dos sintomas, e a outra, o grau desses sintomas nos pacientes. Através de uma série de contas que envolvem sistemas de equações dos mais complicados possíveis, o modelo Fuzzy retorna ao médico as prováveis doenças do paciente. Claro que a decisão sempre deve ser do profissional, que deve levar em conta os prontuários e os exames realizados, mas esse sistema permite ao médico escolher com mais facilidade os medicamentos e os exames que o paciente deve fazer, ou seja, a eficiência do tratamento está garantida!
 
Além da Medicina, a Matemática Fuzzy já foi aplicada em vários setores. Um deles é o controle da poluição do ar. Para tal análise, são levados em conta os meios poluidores e o grau de poluição de cada um. Os cálculos retornam a melhor política a ser implementada, levando em consideração principalmente os custos dos métodos, procurando sempre otimizar a solução.
 
Outra aplicação dessa Matemática é no sistema de transportes. Nesse caso, o operador entra com os dados, como distâncias e média de veículos que transitam nas ruas. A partir deles, o modelo sugere a melhor rota a ser utilizada e também o meio de locomoção que o cidadão deve utilizar para fazer o trajeto.
 
Depois dessa, você ainda consegue imaginar algo que não utilize a Matemática? Pense bem antes de ter certeza - ela está em todo lugar!
 
Antigamente, os matemáticos gregos e romanos utilizavam objetos, como pedras, madeira e nós em cordas, para fazer contagens. A aritmética deles foi desenvolvida com a utilização desses objetos, e, a partir da criação de geométricas, classificavam os números.
 
Quando um número é apresentado por meio de uma configuração geométrica, ele é chamado de número figurado. Esses números surgiram por volta de 600 a.C. e eram representados através de arranjos de pontos em figuras geométricas, como triângulos, quadrados, pentágonos, hexágonos etc.
 
Os números triangulares, por exemplo, são aqueles que podem ser representados por pontos arranjados em um triângulo equilátero. Os termos da sequência numérica, por exemplo, 1, 3, 6, 10, 15, 21, 28, 36... são números triangulares.
 
Da mesma forma, os números quadrados são aqueles que podem ser representados por pontos arranjados em um quadrado. A sequência 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100... é uma sequência de quadrados.
 
Muitas outras configurações foram criadas além dessas duas. Existem configurações para representar os números hexagonais e os pentagonais. Também os números pares e ímpares ganharam sua representação geométrica.
 
Foi a partir da análise dessas representações que os pitagóricos elaboraram a ideia de que todas as coisas podiam ser explicadas através de relações matemáticas.
 
Contribuições: Professor Vanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário