sexta-feira, 1 de março de 2013

CAEM/USP


Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM-IME-USP)

Taxa: Atividade gratuita

Público Alvo: professores do Ensino Fundamental I


Objetivos do curso: os conteúdos que trataremos no curso estão presentes nos currículos do ensino fundamental e fazem parte, principalmente, do bloco denominado nos PCNs de “Espaço e Forma”. O curso tem como principais objetivos retomar as noções geométricas tratadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, enfatizar a importância de tais temas para o desenvolvimento da criança e discutir estratégias de ensino e aprendizagem desses tópicos para as séries iniciais. Especificamente o curso tratará de:

a) Explorar e destacar a geometria que permeia o nosso cotidiano, pois os conceitos geométricos e as muitas relações existentes modelam o espaço que percebemos.

b) Desenvolver a percepção de espaço, a capacidade de visualização e abstração, a habilidade de elaborar conjecturas acerca das relações geométricas nas figuras e a habilidade para argumentar ao tratar de validar as conjecturas.

c) Aplicar a geometria na vida cotidiana fazendo interfaces com a arte, a arquitetura, a agricultura, astronomia etc.

d) Desenvolver a consciência espacial e a habilidade de visualização utilizando a composição e decomposição de figuras.

e) Desenvolver os conceitos de perímetro, área e volume associando geometria e medida.

f) Trabalhar com as transformações das figuras, tais como rotação, translação, reflexão, ampliação, redução e simetria que são essenciais para entender o mundo que nos rodeia.

g) Discutir recursos didáticos tais como resolução de problemas e jogos.


Carga horária: 30 horas

Número de vagas: 40 vagas


Avaliação: Em cada encontro haverá uma avaliação valendo 1,0 ponto. 

Os participantes do curso farão um trabalho que constará da elaboração de atividades para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre um dos temas abordados no curso.


Critério de aprovação: o participante deverá ter média final mínima 7,0 (sete) e frequência mínima 85% (oitenta e cinco por cento)

Início do curso: 23/03

Término: 29/06

Neste semestre o CAEM oferece, gratuitamente, o curso de atualização de 30 horas "Uma abordagem de geometria para as séries iniciais". Serão estudados tópicos como composição e decomposição de figuras planas, transformações geométricas, planificações e medidas. Serão também abordadas estratégias para a sala de aula como, por exemplo, uso de materiais concretos e jogos.

O curso acontecerá aos sábados, das 08h30 às 12h15, nas seguintes datas: 23/03, 13/04, 27/04, 11/05, 25/05, 08/06, 15/06 e 29/06.


Procedimento para inscrição no curso de atualização.
  1. Período para pré-inscrição: de 04/02/2013 até 15/03/2013.
  2. Envie, via fax ou e-mail, até o dia 15/03/2013, a solicitação de pré-inscrição no curso de atualização Uma abordagem de geometria para as séries inciais, acompanhada de cópia do diploma de conclusão de curso de graduação, cópia do RG e cópia do último hollerith.
  3. Ao solicitar a pré-inscrição informe os seguintes dados: nome completo; telefones para contato; e-mail; endereço completo com CEP e o CPF.
  4. A pré-inscrição não garante a matricula no curso.
  5. As pré-inscrições serão avaliadas e será dada prioridade de matrícula para professores de escolas públicas.
  6. Após a avaliação das inscrições, as pessoas que tiverem a matrícula efetivada serão comunicadas via telefone ou e-mail.
  7. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3091-6160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário