quinta-feira, 2 de março de 2017

Dicas para melhorar o desempenho dos alunos

6 técnicas de estudo para melhorar o desempenho dos alunos

Quem trabalha com educação sabe bem que, para melhorar o desempenho dos estudantes a ponto de conquistarem notas melhores, não basta expor conteúdos em sala de aula. É preciso ir além, reforçando o processo de aprendizado também em casa, nos momentos de estudo individual. E para colocar essa estratégia em prática, existem diversas técnicas de estudo que você pode apresentar a seus alunos, sabia? Quer saber mais? Então confira nossa lista:

1. Sublinhado: clássico dos estudos

Uma técnica de estudo extremamente simples e ao mesmo tempo bastante efetiva está diretamente ligada ao momento inicial de contato do aluno com o texto didático. Com o auxílio de marcadores e canetas coloridas, é possível grifar as partes mais importantes do texto, marcação que posteriormente será útil para uma revisão rápida ou até para a elaboração de uma resenha, por exemplo. Cabe ao professor auxiliar os alunos com essa técnica, que envolve a avaliação de conteúdos mais relevantes, bem como uma categorização que pode, por exemplo, segmentar os temas por cores. Que tal determinar que marcações verdes serão usadas para definições e conceitos, enquanto as amarelas serão usadas para explicações e outros dados relevantes?

2. Anotações: facilidade no processo

As anotações dos alunos ocorrem basicamente em dois momentos: em sala de aula e no período de estudo individual. Em ambos os casos, algumas técnicas de estudo podem facilitar essa atividade. Abreviações, por exemplo, podem tornar anotações em sala mais rápidas e eficientes, enquanto post-its e apêndices podem ser posteriormente usados para complementar essas notas. Além disso, você pode sugerir que os alunos passem a limpo suas anotações, processo que ajuda na memorização e sistematização do conteúdo.

3. Simulados e testes: avaliação de desempenho

Simulados e testes, sejam eles realizados em sala ou feitos de forma individual pelo próprio aluno, são ótimas maneiras de avaliar seu desempenho. Com essa prática, eles conseguem identificar áreas em que o conteúdo não foi bem assentado ou que necessitam de maior aprofundamento. Como já discutimos em postagem anterior, são diversos os impactos positivos relacionados ao diagnóstico constante do desempenho dos alunos.

4. Exercícios: fixação de conteúdo

É imprescindível que o aluno realize exercícios de fixação em sua rotina de estudos, já que esse hábito ajuda significativamente o aprendizado, na medida em que reforça os conteúdos passados em sala, suscita novas dúvidas e garante a experiência prática de aplicação de cada uma das teorias expostas. Mas atenção: procure não apenas incentivar esse hábito em seus estudantes, como também promover discussões frequentes sobre exercícios mais problemáticos em sala de aula, pois com o auxílio e a orientação do professor tudo fica mais claro.

5. Mapas mentais: ferramentas poderosas

Os mapas mentais são uma forma de sistematização, por meio de diagramas, dos conhecimentos apreendidos em sala de aula e também em sessões individuais de estudo. Compartilhe essa técnica com seus alunos e verifique seu benefícios! É uma ótima forma de garantir mais autonomia aos estudantes no que diz respeito às técnicas de memorização e de livre associação sobre determinados temas.

6. Resumos: desenvolvimento de capacidades

Resumir textos e conteúdos passados em sala de aula é outra técnica que pode beneficiar bastante seus alunos. Assim, além de exercitar a capacidade de síntese e identificação de conteúdos mais relevantes, a elaboração de resumos ajuda nos momentos de revisão antes de um teste, por exemplo. Nesse caso, em vez de recorrer ao texto original e reler todas as informações novamente, o aluno tem à disposição uma síntese que ele mesmo desenvolveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário