sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dicas Interessantes!

Como o uso de ferramentas tecnológicas afeta a aprendizagem:
 
 
 

ENEM 2013

Conheça os assuntos que podem ser cobrados no Enem 2013.
http://abr.ai/11ldraw

Quer se preparar para o exame? Matricule-se no curso Pré-Enem on-line! 
 
http://bit.ly/15fdZHA
Conheça os assuntos que podem ser cobrados no Enem 2013 http://abr.ai/11ldraw

Quer se preparar para o exame? Matricule-se no curso Pré-Enem on-line! http://bit.ly/15fdZHA
 
 

Olímpiada de Matemática do Cone Sul

Estudantes brasileiros vão ao Paraguai para disputar Olimpíada de Matemática do Cone Sul
A competição internacional reúne estudantes de oito países latino-americanos.
 
 
31/05/2013
 
 
Um grupo de estudantes brasileiros viaja no próximo domingo (2) para Assunção no Paraguai para competir na 24ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. O evento, que acontece até o dia 7 de junho, conta com a participação das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. 
 
Cada país participante estará representado por uma equipe de até quatro estudantes de até 16 anos e dois professores líderes. O time brasileiro está formado pelos estudantes: Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Santana Rocha (RJ), Murilo Corato Zanarella (SP) e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (SP). Eles foram premiados na 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2012 e selecionados por meio da aplicação de provas e listas de exercícios, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional. Os estudantes serão acompanhados pelos professores Fabio Brochero Martínez (MG) e José Armando Barbosa (CE).
 
A olimpíada busca proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino básico de diversos países latino-americanos.
 
Durante as provas, realizadas individualmente nos dias 4 e 5 de junho, os participantes terão 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Na premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.
 
“Esta competição é muito importante, pois permite aos estudantes mais jovens a possibilidade de ter um primeiro contato com as competições internacionais de matemática, além de proporcionar o convívio fraterno com estudantes de outros países que têm interesses similares”, explica o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor Carlos Gustavo Moreira.
  
A participação do Brasil na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes que representam o Brasil em competições internacionais do gênero.
 
A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

 

 

Para outras informações visite: www.obm.org.br

 

 

 

Para mais informações, favor contactar:

Nelly Carvajal

Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática

Tel. (21) 25295077

e-mail: obm@impa.br


Novas Dicas para Blog - Atualizações Recentes - Dicas para Blogs

Novas Dicas para Blog - Atualizações Recentes - Dicas para Blogs

sexta-feira, 24 de maio de 2013

OBMEP é adiada

Olimpíada de Matemática é adiada para não coincidir com Enem

As provas da última etapa estavam marcadas para os dias 26 e 27 de outubro, mesma data da aplicação do Enem



A data das provas da última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) foi modificada. Os exames, que seriam realizados nos dias 26 e 27 de outubro, serão aplicados nos dias 19 e 20 de outubro. O motivo para a mudança foi a coincidência com a data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), definida recentemente. As outras datas permanecem inalteradas.
As provas para os níveis da educação básica terão a primeira fase no dia 15 de junho; a segunda etapa em 21 de setembro; e a terceira fase nos dias 19 e 20 de outubro. Para o nível universitário, a primeira etapa será em 21 de setembro e a segunda, dias 19 e 20 de outubro.

Livros em PDF


900 Livros de Domínio Público em "pdf"


Contribuições: Vanderley  



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Continuação/Questões




Educação Financeira


Clique no link para ler a notícia completa no UOL

Entidade defende educação financeira no ensino fundamental
UOL Educação - 19/05/2013 -

Seminário/Educação Financeira

2/05/13

Educadores participam de seminário sobre educação financeira

Categoria
Ao todo, 184 educadores estarão no IV Seminário Estadual de Educação Fiscal
Os educadores da rede estadual participarão, a partir de hoje (22), do IV Seminário Estadual de Educação Fiscal, parceria da Secretaria da Educação com o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GefeSP). 

Entre os participantes do evento, que ocorre no Edifício da Superintendência da Receita Federal, estarão 184 professores-coordenadores e supervisores de Escolas de Tempo Integral (ETI).

O evento, que acontecerá até sexta-feira (24), contará com a presença de 72 representantes das Diretorias de Ensino que possuem Escolas de Tempo Integral, além de 91 representantes de cada uma das diretorias e 21 representantes das unidades escolares.

Matemática/Desempenho

  • Brasil precisa ensinar matemática bem e ter mais engenheiros, diz CNI


    DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DE 15 ANOS

    Fonte: CNI/OCDE/Pisa (2010)
No Brasil, a baixa qualidade da educação básica e das faculdades, e a pouca oferta de ensino profissionalizante atrapalham a inovação, a produtividade e a competitividade das empresas.
A avaliação consta do "Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022". O estudo foi realizado em nove meses pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com participação de cerca de 500 representantes empresariais, e apresentado nesta terça-feira (21).

Veja também

  • Em 879 cidades, maioria dos alunos tem nível insuficiente de matemática
  • Apu Gomes/Folhapress
    Ensino médio piora: 9 em 10 alunos deixam escola sem saber matemática
O documento faz uma análise dos desafios do país para a próxima década na área industrial e apresenta dez pontos que a CNI considera fundamentais para melhorar a produtividade e a competitividade.
Segundo o mapa, os resultados em termos de qualidade da educação não são condizentes com o volume de recursos investidos na área. O investimento em educação no Brasil representa 5,7% do PIB, percentual próximo ao de países como Holanda, França e Estados Unidos.
Na última avaliação do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, realizado pela OCDE), em 2009, o Brasil ocupou a 54ª colocação, enquanto a Holanda ficou em 9º lugar, a França em 25º e os EUA em 26º.
A situação é pior quando o conteúdo avaliado é matemática, que coloca os alunos brasileiros na 57ª posição. . Esse estudo avalia alunos de 15 anos de idade.
Somente 15% dos jovens brasileiros acessam o ensino superior, o que equivale a 4 milhões de pessoas, sendo que a taxa de conclusão é de apenas 15,2% dos ingressantes, diz a CNI, citando dados do Senai de 2012).
Em2010, havia cerca de 10 milhões de graduados –10% da população adulta brasileira–, enquanto no Chile essa taxa é de 25% e, na média da OCDE, de 30%.
A falta de profissionais qualificados em determinadas áreas é um gargalo para a inovação, diz a CNI. Na graduação tecnológica, os números são considerados "baixíssimos": apenas 0,16% da população entre 20 a 29 anos frequentavam um curso desse tipo em 2007, enquanto 11,26% das pessoas na mesma faixa frequentavam cursos de graduação regulares.
A CNI destaca a "escassez de engenheiros", cuja atividade possui um impacto amplo sobre muitos setores e atividades, sobretudo para a indústria. Somente 5% dos graduados no Brasil formam-se em engenharia.
Enquanto o país tem dois graduados em engenharia para cada 10 mil habitantes, no Japão, são 10,2 e na China, 13,4. Além disso, há a questão da qualidade dos profissionais formados, sobretudo das universidades privadas, que é considerada baixa.

Graduados em engenharia para cada 10 mil habitantes

  • CNI
    Fonte: CNI/Iedi (2010)

Ano Internacional da Matemática

2013 - Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra

Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, que Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013. O ano MPT2013 está a desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra. Veja aqui as ideias sugeridas pela comissão internacional para o MPT2013.
abertura oficial do ano MPT2013 irá decorrer no dia 5 de Março, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal a cerimônia de abertura decorrerá no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Durante a cerimônia será estabelecido contacto com Paris e com S. Tomé e Príncipe.
A sessão oficial em Paris será transmitida em direto, das 8h30 às 16h30, a partir dos links seguintes:Inglês; Francês.

Missão

Por todo o mundo diversas sociedades, associações, universidades, institutos de investigação e fundações vão dedicar o ano 2013 ao projeto MPT2013. É missão do projecto MPT2013:
  • Incentivar a investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra;
  • Incentivar educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o planeta Terra;
  • Informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta Terra.

Grandes temas

Para o programa MPT2013 são sugeridos quatro grandes temas:
  • Um planeta para descobrir: oceanos; meteorologia e clima; processos do manto; recursos naturais; sistemas solares;
  • Um planeta suportado por vida: ecologia, biodiversidade, evolução;
  • Um planeta organizado por humanos: sistemas políticos, econômicos, sociais e financeiros, organização das redes de transporte e de comunicação, gestão dos recursos, energia;
  • Um planeta em risco: mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, epidemias; espécies invasoras, desastres naturais.

Comitê nacional

Tendo em vista a dinamização desta iniciativa, atribuindo-lhe simultaneamente um cariz nacional e alargado à CPLP, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), liderou o processo de criação de um Comitê Nacional, o qual funcionará sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), ao longo de 2013. O Comitê Nacional para o MPT2013 é constituído por:

Álgebra/Aritmética

"Uma barraca vende cachorro-quente com uma salsicha a R$ 15,00 e cachorro-quente com duas salsichas, a R$ 18,00. Ao final de um determinado dia, o vendedor conseguiu receber R$ 810,00 com a venda de cachorros-quentes e contou que foram vendidos 46 pães. Determine o número de salsichas que foram consumidas". 

Soluções: 


Fonte: RPM 81

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seminário/USP


Estudantes da USP organizam seminário sobre psicologia e educação
Da Redação - 20/05/13
 

mai mai
20 24
A “Semana de Psicologia e Educação – cotidiano escolar, políticas públicas e diferentes instituições educacionais” acontece durante toda esta semana (do dia 20 ao 24/5) no Instituto de Psicologia da USP.
Organizada por estudantes e professores da universidade, com o apoio do Centro Acadêmico Iara Iavelberg,  Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação, a semana juntará dois grandes campos do saber para discutir problemas atuais, contando com a presença de renomados intelectuais da área.
Veja a programação completa abaixo:
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 20 de maio
9h – 12h
Abertura
Com a presença dos representantes das instituições e entidades que apóiam o evento:
Centro Acadêmico Iara Iavelberg, Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação

Mesa e debate
Avanços e Desafios na Interface da Psicologia com a Educação
Marilene Proença Rebello de Souza e Lisete Arelaro

16h – 18h
Conferência
Biopolítica, Produção de Saúde e Educação
Luiz Fuganti

==============
Terça-feira, 21 de maio /2013 | Práticas Psicológicas nos Campos Educacional e Escolar
9h-10h30
Conferência: As queixas-escolares: necessidades e possibilidades de atendimentos
Beatriz de Paula Souza
11h – 12h30
Conferência: Teoria Crítica e Educação
José Leon Crochík

13h30 – 15h30
Conferência: Avaliação Psicológica
Maria Helena Souza Patto

16h – 18h
Conferência: Intervenções em Psicologia Escolar e Educacional
Adriana Marcondes Machado

===================
Quarta-feira, 22 de maio /2013 | Diferenças, Violência e Processos de Inclusão e Exclusão na Escola
9h – 10h30
Conferência: Educação Livre e Democrática
José Pacheco

11h – 12h30
Mesa e debate: Encontros da Psicanálise e da Educação: Pensando a Educação Inclusiva
Rinaldo Voltolini

16h – 18h
Desconferências
A insistência dos muros em uma educação em crise
Danilo de Carvalho

A construção da demanda psicológica no ambiente escolar e a psicologização da infância
Flávia Ranoya e Paula Fontana Fonseca

===================
Quinta-feira, 23 de maio /2013 | O Aprendizado e as Práticas Educacionais
9h – 12h
Mesa e debate
Desinstitucionalização do saber e construção de práticas educacionais alternativas
André Camargo, Criz Cruz e Helena Singer

13h30 – 15h30
Conferência:
Educação sem Escola e Desescolarização
Ana Thomaz

==================
Sexta-feira, 24 de maio /2013 | Políticas Públicas e Organização da Educação no Brasil
9h – 12h
Conferência
A Formação do Psicólogo
Carla Biancha Angelucci

13h30 – 15h30
Mesa e Debate
A Função Social da Escola
Graziela Perosa
O direito à Educação
Luciane Muniz

16h – 18h
Conferência:
Legislação: os discursos oficiais, as políticas propostas e as práticas efetuadas
Lygia Viegas

LOCAL:
Auditório Carolina Bori
Instituto de Psicologia da USP
Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Bloco G
Cidade Universitária – São Paulo – SP

*O Evento é aberto ao público geral e gratuito

Grupo de Matemática

Diretoria de Ensino Região Osasco

99 membros

Data: 20/05/2013 

Notícias sobre o ENEM


Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula > http://abr.ai/10GILAy
Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula > http://abr.ai/10GILAy

Dia do Pedagogo - Parabéns



domingo, 19 de maio de 2013

Site Interessante!


Site traz 600 vídeo-aulas gratuitas de matemática para ajudar na preparação para concursos e vestibulares http://ow.ly/l99dk
Site traz 600 vídeo-aulas gratuitas de matemática para ajudar na preparação para concursos e vestibulares http://ow.ly/l99dk

Números

http://www.wscom.com.br/noticia/educacao/CRIANCAS+ENTRE+3+ANOS+JA+PENSAM+NUMEROS-149779#.UZjFbJwMyPg.email

Parabéns aos Físicos


Hoje comemoramos o Dia do Físico! Nossos parabéns a todos os profissionais da área e aos professores que trazem conceitos da física para os alunos!

♪ "Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?" ♪,
Paula Toller

A aula de Ciências dá resposta às infinitas perguntas dos pequenos sobre o mundo. Confira a importância de estudar a disciplina: http://abr.io/Ciencias

Assunto Interessante!


“A neurociência chega a ser vital na educação", afirma a educadora e neuropsicóloga Adriana Foz, que, depois de um AVC, se dedicou aos estudos na área para melhorar a relação aluno-professor. Veja entrevista:

http://bit.ly/18SA4Ii — com Lu Ferreira e outras 7 pessoas.
“A neurociência chega a ser vital na educação", afirma a educadora e neuropsicóloga Adriana Foz, que, depois de um AVC, se dedicou aos estudos na área para melhorar a relação aluno-professor. Veja entrevista http://bit.ly/18SA4Ii

Depoimento Interessante!


Carta Capital foi até o Jd. São Luís, Zona Sul de São Paulo, para acompanhar a rotina da professora Claudete Borges. Há 8 anos trabalhando na rede pública de educação, Claudete dá aula em duas escolas diferentes todos os dias. Das 05h30 às 20h, ela se entrega em uma missão: levar a disciplina de geografia para suas crianças. Não é um trabalho fácil. Para isso, ela precisa pegar duas caronas, almoçar em tempo recorde, e ainda pegar duas conduções diferentes para voltar para casa. Mesmo assim, em uma aula de resistência, Claudete diz que não irá desistir da educação.

CartaCapital foi até o Jd. São Luís, Zona Sul de São Paulo, para acompanhar a rotina da professora Claudete Borges. Há 8 anos trabalhando na rede pública de educação, Claudete dá aula em duas escolas diferentes todos os dias. Das 05h30 às 20h, ela se entrega em uma missão: levar a disciplina de geografia para suas crianças. Não é um trabalho fácil. Para isso, ela precisa pegar duas caronas, almoçar em tempo recorde, e ainda pegar duas conduções diferentes para voltar para casa. Mesmo assim, em uma aula de resistência, Claudete diz que não irá desistir da educação| http://bit.ly/YQnS9D

Divulgação



sábado, 18 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Questões MG/ME




Primeira Parte

Régua Mágica/Números Inteiros




Parabéns a Professora Elza que esteve conosco no MG/ME.

Regularidades/Padrões/Generalizações



Assunto discutido no MG/ME a partir das Narrativas do livro: "O diabo dos números".

História da Matemática


Já está disponível a gravação da VC ref. ao “Dia Nacional da Matemática”
Confiram!

Videoconferência referente ao “Dia Nacional da Matemática – 06 de maio”
A História da Matemática como Apoio Pedagógico
Realizada no dia 08 de Maio de 2013 (Quarta – Feira) Das 10h às 12h.


Grupo de Matemática

Melhor Gestão

Melhor Ensino

https://groups.google.com/forum/#!managemembers/pap-mat/invite

Estou enviando convite aos Professores após a Reunião do MG/ME.

São 53 membros e 231 itens publicados.

ENEM/Prepare-se



AO VIVO: Enem: aprenda química com ajuda da música

AO VIVO: Enem: aprenda química com ajuda da música http://abr.ai/12F9LU6

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Notícias do Mérito



DOE.- 15/05/201         PAG.90 – SEÇÃO I.


Comunicado

Processo de Promoção - 2013

Edital de Abertura de Pré-Inscrição para Prova.

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação, nos termos da Lei Complementar estadual nº 1.097, de 27 de outubro de 2009, alterada pela Lei Complementar estadual nº 1.143, de 11 de julho de 2011, regulamentada pelo Decreto estadual nº 55.217, de 21 de dezembro de 2009, torna público a abertura de pré inscrição para prova - Processo de Promoção, dos integrantes do Quadro do Magistério.
I – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DA PROVA E CONCORRER
À PROMOÇÃO DA FAIXA I PARA FAIXA II
1. A participação da prova, considerando como data base o dia 30/06/2013, está condicionada ao atendimento dos requisitos a seguir relacionados:
1.1. Encontrar-se em efetivo exercício na data base;
1.2 Ser titular de cargo efetivo ou servidor abrigado pelo § 2º, do artigo 2º, da LC nº 1.010/2007, em um dos seguintes cargos:
a) Professor Educação Básica I;
b) Professor Educação Básica II;
c) Professor II;
d) Diretor de Escola;
e) Supervisor de Ensino;
f) Assistente de Diretor de Escola.
1.3 Ter cumprido o interstício mínimo de 4 (quatro) anos (1.460 dias), por período contínuo ou não no exercício do cargo/função;
1.4. Estar classificado numa mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 (um mil, cento e sessenta e oito) dias, nos termos do artigo 6º, do Decreto nº 55.217/2009;
1.5. Computar, observado o artigo 8º, do Decreto nº 55.217/2009, o mínimo de 2.304 (dois mil, trezentos e quatro) pontos de assiduidade.
II – DA PRÉ-INSCRIÇÃO
1. A pré-inscrição ocorrerá no período de 20/05/2013 a 07/06/2013, iniciando-se às 9h do dia 20 de maio de 2013 e encerrando-se às 18h do dia 07 de junho de 2013, horário de Brasília.
2. Serão utilizados para pré-inscrição os dados constantes no Sistema de Cadastro Funcional da Secretaria da Educação.
2.1. A apuração dos requisitos necessários à pré-inscrição será obtida no Cadastro Funcional e de Frequência, estando o candidato isento de apresentação de qualquer documento.
3. O candidato deverá inscrever-se através do endereço eletrônico http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet/, acessar o item “Promoção”, confirmar os dados constantes da Ficha de Pré-Inscrição on-line, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
3.1. O candidato digitará o login e senha, e obterá o Formulário Personalizado contendo dados pessoais, devendo preencher os dados relativos à opção pelo campo de atuação/disciplina em que deseja realizar a prova.
4. O candidato poderá se inscrever para participação na prova, conforme segue:
4.1. Para o campo de atuação Classe;
4.1.1. O docente titular de cargo da disciplina Educação fará a prova do campo de atuação Classe.
4.2. Para o campo de atuação Aulas, nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Alemão, Espanhol,
Francês, Italiano e Japonês.
4.3. Para o campo de atuação Educação Especial, na respectiva área de deficiência – Auditiva, Física, Intelectual e Visual.
4.4. Para o campo de atuação Suporte Pedagógico: Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.
4.4.1. O Assistente Diretor de Escola fará a prova de Diretor de Escola.
5. O candidato que acumula cargo, em campo de atuação diverso, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade, poderá concorrer ao Processo de Promoção, separadamente, em cada situação funcional.
6. O candidato que acumula cargo, no mesmo campo de atuação, no caso de Professor Educação Básica II, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade, poderá concorrer ao Processo de Promoção conforme segue:
6.1. Titular de 2 (dois) cargos de mesma disciplina realizará uma única prova;
6.2. Titular de 2 (dois) cargos de disciplina diversa realizará uma única prova, devendo optar por uma das disciplinas.
7. O candidato que acumula cargo, no mesmo campo de atuação, poderá concorrer ao Processo de Promoção realizando a prova somente na disciplina do cargo que atenda todos os requisitos previstos.
8. A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza por solicitação de pré-inscrição não recebida por motivos de inconsistência de dados, de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
9. O descumprimento das instruções para pré-inscrição implicará a não efetivação da mesma.
10. O candidato que deixar de realizar a prova, não será classificado e, consequentemente, não será promovido.
III - PRÉ-INSCRIÇÃO DO CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA
1. Ao candidato com deficiência, que pretenda fazer uso das prerrogativas facultadas na Lei Complementar estadual nº 932/2002 e do disposto no Decreto federal nº 3.298/99, é assegurado o direito de participar no presente Processo de Promoção no período previsto no item 1, do inciso II, do presente Edital, desde que conste no protocolo de pré-inscrição – via Internet,
que o candidato tenha declarado que se encontre nessa condição, especificando o tipo e o grau da deficiência.
1.1. As informações relativas serão obtidas do cadastro Funcional, desde que devidamente atualizado pela unidade de classificação.
2. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
3. O candidato com deficiência que não realizar a pré inscrição conforme instruções contidas neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua condição.
IV - DA PROVA
1. As provas serão realizadas no mês de julho e as datas, locais e horários serão confirmados em Edital de Convocação.
2. O Processo de Promoção constará de prova que versará sobre os perfis de competências e habilidades requeridos para integrantes do Quadro do Magistério da rede estadual, de acordo com a bibliografia estabelecida na Resolução SE 70, de 26-10-2010 e na Resolução SE 13, de 3–3-2011.
3. A prova será constituída de duas partes, sendo:
3.1. Primeira Parte Objetiva, composta por 60 questões de múltipla escolha (5 alternativas), sobre formação específica por campo de atuação, avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, e 3.2. Segunda Parte Dissertativa, composta de 1(uma) questão, sobre formação pedagógica por campo de atuação, avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
3.2.1. a Segunda parte da prova (dissertativa) será corrigida para todos os candidatos.
4. A prova por campo de atuação versará sobre:
4.1. Docentes: conteúdos curriculares das respectivas disciplinas, práticas didáticas e conhecimentos pedagógicos:
4.1.1. Professor Educação Básica I: campo de atuação classe, séries iniciais do Ensino Fundamental;
4.1.2. Professor Educação Básica II: campo de atuação aulas das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Educação Especial
(deficiências Auditiva, Física, Intelectual e Visual).
4.1.3. Professor II – campo de atuação aulas das disciplinas das séries finais de Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia;
4.2. Diretor de Escola e Supervisor de Ensino: temas da moderna gestão escolar e práticas da administração e supervisão educacionais.
4.3. Assistente Diretor de Escola: as práticas didáticas e conhecimentos pedagógicos dos conteúdos curriculares, e os temas da moderna gestão escolar e práticas da administração.
5. As notas das provas objetiva e dissertativa serão somadas, obtendo-se a média aritmética, que será considerada como nota do candidato no processo;
6. Será considerado como aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.
7. As ocorrências não previstas neste Edital, os casos omissos e em caso de dúvidas serão resolvidas por esta Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.