segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO

ARTIGO:





















Fonte: REVISTA VEJA

Contribuições

A Universidade Paulista de São Paulo (Unesp) disponibilizou mais de cem livros acadêmicos para consulta dos internautas.
Os temas são dos mais variados e passeiam pelas áreas de Ciências Humanas,  Biologia, Economia, entre outros.
Podem consultar estudantes de graduação, pós-graduação e interessados nos assuntos apresentados.
http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/09/27/871674/18/120-livros-academicos-download-gratuito/livros-acad%C3%AAmicos-de-matematica.html

Confira a lista das obras
1. Artes
2. Biologia
3. Ciências
4. Ciências Humanas
5. Ciências Sociais
6. Comunicação
7. Design
8. Direito
9. Economia
10. Educação
11. Estudos Literários
12. Filosofia
13. Geografia
14. História
15. Letras
16. Linguística
17. Literatura
18. Matemática
19. Música
20. Política
21. Psicologia
22. Sociologia
23. Tecnologia

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parabéns

aos alunos da Unidade Escolar: "Rosa Bonfiglioli", ao Munícipio de Santo André pela organização e transparência na Jornada de Matemática 2011 e ao Munícipio de Mauá por ser o nosso representante na próxima fase.

Pólo: Santo André, Mauá, Diadema e Osasco.

Divulgação - Curso

Curso de GeoGebra pelo YouTube:

Aula 01 http://www.youtube.com/watch?v=9-orPBR1TXo
Aula 02 http://www.youtube.com/watch?v=58s8SJW0xqc
Aula 03 http://www.youtube.com/watch?v=yJbpbHyUfUY&feature=related
Aula 04 http://www.youtube.com/watch?v=zGe5mUaNa7s&feature=related
Aula 05 http://www.youtube.com/watch?v=b6tjaf_ACC0&feature=related
Aula 06 http://www.youtube.com/watch?v=GINmt48M9T4&feature=related
Aula 07 http://www.youtube.com/watch?v=YNnthJTQvCI&feature=related
Aula 08 http://www.youtube.com/watch?v=smV3miec_0I&feature=related
Aula 09 http://www.youtube.com/watch?v=d4_VGh9qSwg&feature=related
Aula 10 http://www.youtube.com/watch?v=xyHDqZJPeLQ&feature=related
Aula 11 http://www.youtube.com/watch?v=6ts8jhkdTis&feature=related
Aula 12 http://www.youtube.com/watch?v=t8qO4RbEnGI&feature=related
Aula 13 http://www.youtube.com/watch?v=4O0R7pLWI-w&feature=related
Aula 14 http://www.youtube.com/watch?v=kbkwNDEwHkk&feature=related
Aula 15 http://www.youtube.com/watch?v=569u8vWcxdw&feature=related
Aula 16 http://www.youtube.com/watch?v=569u8vWcxdw&feature=related
Aula 17 http://www.youtube.com/watch?v=2XvW-EbE4Xs&feature=related
Aula 18 http://www.youtube.com/watch?v=l0LeYQY01K8&feature=related
Aula 19 http://www.youtube.com/watch?v=N_j2EClyLGA&feature=related
Aula 20 http://www.youtube.com/watch?v=FfCwo666dHA&feature=related
Aula 21 http://www.youtube.com/watch?v=P5i-cu8zwYI&feature=related
Aula 22 http://www.youtube.com/watch?v=P5i-cu8zwYI&feature=related
Aula 23 http://www.youtube.com/watch?v=YPbw3mUUSqg
Aula 24 http://www.youtube.com/watch?v=k_jty9zXZDo

Contribuições

Sinto-me triste por esta perda: Martha Dantas. Eu tive a especial oportunidade em conhecê-la e mais que isso, desfrutar de sua sabedoria muitas e muitas vezes em diversas ocasiões. Para aqueles que não tiveram esse privilegio, anexo, um texto que produzimos há alguns anos sobre sua trajetória pela Educação. Este texto esteve por longo tempo disponível na página do CIAEM quando estive na diretoria. Vale a pena saber um pouquinho sobre esta grande mestra.

Maria Salett Biembengut

MARTHA MARIA DE SOUZA DANTAS

Martha Maria de Souza Dantas nasceu em Salvador, Bahia, filha de Álvaro Cirne Dantas, comerciante, e de Maria Dulce de Souza Dantas. Iniciou o curso primário no Colégio das Sacramentinas em Salvador, terminando-o em Alagoinhas, na Escola 15 de Novembro. Ao final da 4a série, submeteu-se, com mais quatro colegas, ao Exame de Admissão. Foi aprovada "com distinção". Quando terminou o curso primário, em 1935, uma mulher não tinha muitas chances de escolha. O caminho era o magistério primário e, como em Alagoinhas não havia Escola Normal, foi levada para o Colégio N. Sr3 da Solenidade, em Salvador, onde estudou durante seis anos como aluna interna. Os professores eram, na sua maioria, médicos e engenheiros. Quanto ao interesse pela Matemática, ela não sentia dificuldade para estudar Matemática e precisava trabalhar. Ela queria ser financeiramente independente. A Filosofia a atraía, mas não tinha o mercado que a Matemática oferecia.
Martha ingressou na Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia em 1945, onde fez os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, terminando em 1948.
Nos quatro primeiros anos, estudou Aritmética, Álgebra e Geometria, a nível de Ginásio, e nos dois últimos anos (Curso Pedagógico), estudou Pedagogia e Metodologia numa abordagem generalizada. Aprendeu a expor assuntos e exigir que os alunos os ouvissem. Os livros adotados não ofereciam condições para mudanças. Quando realizou a aula prática, no final do curso, não se admirou que a professora dissesse que ela daria uma excelente professora para o ensino fundamental (nível de ginásio), mas que sua formação para o primeiro ciclo não era a desejável. Sua professora  foi muito generosa porque eu havia usado o processo expositivo que nunca foi excelente para o curso fundamental.
Tanto o curso de Bacharelado, como os de Licenciatura eram fracos àquela época. Ao terminá-los, Martha não se sentia devidamente preparada para enfrentar o ensino de Geometria no Curso de Colégio. Mas dificuldades maiores ela veio a sentir mais tarde, quando se inscreveu para cursos de Especialização no Instituto de Matemática e Física e quando pensaram em introduzir Matemática Moderna no curso secundário.
Em 1952, Martha tomou-se responsável pelo curso de Didática Especial da Matemática, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Preocupou-se, sobremodo, a problemática do ensino da Matemática. Eu não sabia como mudar e não encontrava publicações que me sugerissem uma mudança. Naquela época, os cursos de Metodologia da Matemática eram, por vezes, até ridicularizados e, talvez por isso, não contavam com literatura apropriada para os mesmos. Foram essas dificuldades que a levaram a solicitar da Reitoria da Universidade Federal da Bahia e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia a per­missão de se ausentar do País, para observar, em 1953, na Bélgica, na França e na Inglaterra, o ensino da Matemática e sua organização. Ela sempre valorizou e continuou valorizando a troca de experiências, principalmente no campo da educação onde o sujeito é sempre o mesmo  o aluno. O curso de Didática Especial da Matemática, que ela sabia existir nas universidades da Bélgica, foi o que a fez decidir, inicialmente, por esse país. O interesse de conhecer o ensino da Matemática num país que não fosse latino a fez pensar na Inglaterra. O entusiasmo que sempre teve pelas publicações francesas e as informações que recebia do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos de Sèvres levaram Martha a incluir a França. Ela traçou um roteiro e conseguiu cumpri-lo. Sem nenhuma apresentação oficial, teve que assumir a responsabilidade das suas pretensões e assim o fez. Na Bélgica, dirigi-se, imediatamente, ao Secretário do Ministério de Educação, M. Vandenborre, que providenciou, imediatamente, para que ela visitasse a Universidade Livre de Bruxelas, a Universidade de Louvain e Inspetores de Ensino que deveriam falar do ensino da Matemática e providenciar escolas que ela pudesse visitar para observar o referido ensino. As primeiras informações sobre o ensino da Matemática na Bélgica eu as obtive de M. Vandenborre. O ensino na Bélgica estava passando por uma reforma nos seus programas; estes, apesar de todo o trabalho que há anos se processa, estão sendo executados ainda em caráter provisório. O plano de reforma tem sido inspirado, largamente, nas últimas conquistas da Psicologia e, particularmente, nos métodos de Pedagogia Moderna notadamente patrocinados pelo Dr. Decroly. Quanto à formação didática dos licenciados, ela espera que se chegue, ainda, a tornar obrigatório um estágio de um ano. Segundo Martha, sabe-se que não há bom ensino sem bons mestres e sem remunerações justas, o problema da remuneração do pessoal foi muitas vezes tratado depois da guerra e se resolve progressivamente. Ao freqüentar as aulas de Metodologia Especial da Matemática, na Universidade Livre de Bruxelas, ela constatou que a orientação dada aos alunos, pelo professor de Metodologia, na preparação das aulas práticas, capacitava-os para implantar os mais avançados processos de ensino. Ao chegar à Inglaterra, conseguiu hospedar-se no "Ursuline Convent High School", onde estagiou durante um mês. Por intermédio do British Council, conseguiu visitar duas excelentes es­colas secundárias. O ensino da Matemática tinha caráter mais experimental. Os programas eram adaptados às necessidades do comércio e teve oportunidade de assistir, naquelas duas escolas, a aulas especializadas nesse sentido. Passando, agora, a falar da França. O caráter experimental do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos de Sèvres, as vantagens oferecidas aos estrangeiros que para lá se dirigiam e, sobretudo, o espírito acolhedor de sua Diretora, Madame Hatinguais, justificaram, plenamente, a escolha de Martha. Todo o trabalho de reforma do ensino da Matemática na França estava sendo fundamentado nos mais avançados conhecimentos de Psicologia e Pedagogia da época. Graças a Mme. Hatinguais, Martha obteve permissão para visitar dois dos melhores Liceus de Paris: La Fontaine e Camille See. No primeiro. Liceu La Fontaine, assistiu sobretudo, às aulas de Geometria Analítica, dadas por Mlle Felix, numa secção de Matemática Elementar. Ainda em Sèvres, nos últimos dias de outubro de 1953, foi convidada a assistir ao Estágio dos Chefes de Equipe das "Classes Pilotes" do primeiro ciclo. Apesar de se tratar do estudo e discussão de assuntos de interesse geral, aproveitou a oportunidade para ver como os estágios se processavam. E aqueles três dias de contato com aqueles professores de toda a França a fez sentir quanto era importante uma tomada de posição dos problemas de ensino em âmbito nacional. Pensou na situação brasileira. Era preciso fazer cessar o isolamento no qual vivia, no Brasil, um país de dimensões continentais, os que ensinavam Matemática naquela época. Era preciso coordenar esforços para analisar a situação existente e encontrar novos rumos para a educação matemática.
Quanto ao modelo que mais a atraiu, cada um exerceu uma atração diferente. O modelo inglês permitia, certamente, que todos os alunos aprendessem melhor o que podiam entender e necessitar, o que é desejável. Na França e na Bélgica sentiu uma preocupação maior do ensino da Matemática em função da sua contribuição para a cultura geral. Era notória a atenção dada à Didática que, na França, estava constituindo assunto de pesquisa. O “trabalho dirigido”, estava sendo aplica­do. Finalmente, para implantar as idéias que, nas andanças pela França, Bélgica e Inglaterra passou a acalentar, pensou em divulgá-las num encontro.
Nos países por ela visitados sentiu, imediatamente, a busca por um ensino melhor, de Matemática. A ênfase dada ao ensino da Geometria, com demonstração revelava a importância dada ao raciocínio. Mas, o que mais a impressionou na França, em Sèvres, foi a vontade de se libertarem do processo expositivo de ensino, que até hoje domina no nosso país, pesquisando novos modos de proceder.
Martha aprendeu que a linguagem dos conjuntos é a linguagem da Matemática Moderna, o estudo das estruturas de ordem, algébricas e topológicas é o seu objeto e o método axiomático o seu método. Linguagem, objeto e método a diferenciam da Matemática convencional.
Movimentos mundiais, na década de 50, liderados por filósofos, psicólogos, matemáticos e pedagogos, mostraram a necessidade de introduzir, já no ensino médio, uma Matemática estruturada. A vontade de aderir a esses movimentos se expressou na discussão do tema "Matemática Clássica ou Matemática Moderna?" que constou do Ternário do 2° Congresso Nacional do Ensino da Matemática, realizada em Porto Alegre, em 1954-1957. Na Bahia, o movimento para introduzir a Matemática Moderna começou em 1964, no CECIBA (Centro de Ensino de Ciências da Bahia), tendo Ornar Catunda corno mentor e uma equipe de excelência, constituída por suas ex-alunas Eliana Nogueira, Neide Clotilde de Pinho e Souza, Eunice Guimarães e Norma Coelho de Araújo. Elaboraram um Projeto Especial, "Desenvolvimento de um currículo para o ensino atualizado da Matemática". Para executá-lo, passaram a se dedicar à produção de livros textos caracteriza­dos pelo enxugamento e modernização dos programas, pelo destaque ao estudo das transformações geométricas e por uma metodologia que despertasse no aluno o prazer pela descoberta. No momento em que passaram a elaborar os textos, se depararam com um sério problema: o da abordagem da Geometria. A Geometria tinha quase desapareci­do dos programas do curso secundário e, para trazê-la de volta, era preciso conhecer as causas que determinaram o seu desaparecimento. A experiência apontava como causa principal a falta de renovação do seu ensino o que a fez perder o vigor. A Geometria de Euclides continuava sendo ensinada nas escolas brasileiras, quando isso acontecia, na sua apresentação milenar, excessivamente formal, no seu aspecto quase de medida. Das recomendações de eminentes matemáticos, deduziram que o estudo da Geometria, através das transformações geométricas, permite assentar noções abstratas sobre bases intuitivas mais simples e mais sólidas, tomando-as compreendi­das melhor e facilitando a demonstração de propriedades que envolvem. Além disso, utilizando as transformações geométricas no ensino da Geometria, dispõe-se de inigualáveis materiais para desenvolver a imaginação e a criatividade do aluno. E admitindo a importância dos conceitos de relação e estrutura para a educação matemática, considerada como instrumento de modernidade, teriam um motivo a mais para utilizar as transformações geométricas e explorar a sua riqueza estrutural. Catunda aceitou o desafio e os textos foram elaborados. Faltava preparar os professores do curso secundário para a nova abordagem a ser introduzida; assumiram não só a preparação dos cursos como, também, a execução dos mesmos para preparar os professores que quisessem participar da mudança. Os novos textos foram, inicialmente, aplicados no Colégio Aplicação da UFBA; os resultados foram compensadores porque os professores que assumiram as classes estavam devidamente preparados para a experiência e os alunos tinham condições para enfrentar a mudança. Mas nem todos os professores obtiveram sucesso. As criticas que se faziam ao ensino da Matemática Moderna em nível médio recomendavam um retrocesso do caráter abstraio e dedutivo com que se tratavam às estruturas matemáticas e uma maior concentração sobre a compreensão e aplicação dessas estruturas, consideradas num nível menos formal. Mas a oportunidade que o CECIBA proporcionou de introduzir a Matemática Moderna no curso secundário, de analisar os êxitos obtidos e as dificuldades criadas para o aluno pelo ensino adotado, para, então, buscar outros caminhos, justificou, plenamente, a sua criação. Não fora a experiência do CECIBA e até hoje estaríamos sem saber por que rejeitar a Matemática Moderna e em que medida ela deveria ser rejeitada  definir o que devia ser excluído e o que era preciso conservar de tudo que foi feito.
Foi em Sèvres, em 1953, que, ao participar de uma reunião de professores de toda a França, Chefes de Equipe das "Classes Pilotes" do primeiro ciclo, onde foram discutidos problemas gerais do ensino, que Martha jurou a si mesma realizar no meu país um Encontro que reunisse professores de Matemática do ensino secundário de todo o país, para analisar a situação existente e traçar novos rumos para a Educação Matemática. E o encontro idealizado se realizou em Salvador, de 4 a 7 de setembro de 1955 e se chamou I Congresso Nacional de Ensino da Matemática; e outros se sucederam. Segundo André Luiz Mattedi Dias, professor do Departamento de Ciências Exatas da UEFS, o "I Congresso de Ensino da Matemática" tornou-se referência fundamental para o pro­cesso de fundação do Instituto de Matemática e Física (IMF), porque foi nesse evento que se conheceram o professor Ornar Catunda e Aríete Cerqueira Lima, a principal articuladora da findação do IMF, em 1960. Com a fundação do IMF, Aríete começou a melhorar a formação do licenciado em Matemática, que na época era a pior possível na Bahia e, conseqüentemente, a prepará-lo para atender às solicitações da Educação Matemática. Catunda foi quem ajudou a elaborar textos para provocarmos mudanças inadiáveis no ensino da Matemática. Quanto à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, a idéia de fundá-la não foi deles. Segundo consta dos anais do I ENEM, Foi em Guadalajara, México que, em novembro de 1985, 11 professores brasileiros participantes da “6a Conferência Interamericana de Educação Matemática", que lá se realizava, decidiram assumir a retomada da série de Congressos Brasileiros de Educação Matemática e criar a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A PUC-SP, por meio da Faculdade de Ciências Matemáticas e Físicas, sediou o "I Encontro Nacional de Educação Matemática", realizado em São Paulo, de 2 a 6 de fevereiro de 1987, e Tânia Ma­ria Mendonça Campos o coordenou.
Martha sempre pensou e não para de pensar em pesquisa. É preciso acompanhar a evolução do conhecimento e os avanços da tecnologia, para que o conhecimento a ser apresentado ao aluno seja atualizado; isso exige pesquisa. É preciso pesquisar, também, o modo de apresentar o conteúdo ao aluno. Sem satisfazer a essas duas condições, não se pode fazer Educação Matemática. E, na Bahia, já tiveram oportunidade de fazer pesquisa, conforme já relatado, no CECIBA, um dos quatro Centros de Ensino de Ciências criados por Dr. Gildásio Amado, quando Ministro de Educação.

Contribuições

Fonte: "New Scientist" - 22/10/2011.

Matemáticos revelam rede capitalista que domina o mundo.
 

Contribuições

Divulgação: Curso do Geogebra disponível no Youtube.
É um material extremamente útil.
Segue, os links...

Aula 1  http://www.youtube.com/watch?v=9-orPBR1TXo
Aula 2  http://www.youtube.com/watch?v=58s8SJW0xqc
Aula 3  http://www.youtube.com/watch?v=yJbpbHyUfUY&feature=related
Aula 4  http://www.youtube.com/watch?v=zGe5mUaNa7s&feature=related
Aula 5  http://www.youtube.com/watch?v=b6tjaf_ACC0&feature=related
Aula 6  http://www.youtube.com/watch?v=GINmt48M9T4&feature=related
Aula 7  http://www.youtube.com/watch?v=YNnthJTQvCI&feature=related
Aula 8  http://www.youtube.com/watch?v=smV3miec_0I&feature=related
Aula 9  http://www.youtube.com/watch?v=d4_VGh9qSwg&feature=related
Aula 10 http://www.youtube.com/watch?v=xyHDqZJPeLQ&feature=related
Aula11 http://www.youtube.com/watch?v=6ts8jhkdTis&feature=related
Aula12 http://www.youtube.com/watch?v=t8qO4RbEnGI&feature=related
Aula 13 http://www.youtube.com/watch?v=4O0R7pLWI-w&feature=related
Aula 14 http://www.youtube.com/watch?v=kbkwNDEwHkk&feature=related
Aula 15  http://www.youtube.com/watch?v=569u8vWcxdw&feature=related
Aula 16  http://www.youtube.com/watch?v=569u8vWcxdw&feature=related
Aula 17  http://www.youtube.com/watch?v=2XvW-EbE4Xs&feature=related
Aula 18 http://www.youtube.com/watch?v=l0LeYQY01K8&feature=related
Aula 19  http://www.youtube.com/watch?v=N_j2EClyLGA&feature=related
Aula 20  http://www.youtube.com/watch?v=FfCwo666dHA&feature=related
Aula 21 http://www.youtube.com/watch?v=P5i-cu8zwYI&feature=related
Aula 22  http://www.youtube.com/watch?v=P5i-cu8zwYI&feature=related
Aula 23 http://www.youtube.com/watch?v=YPbw3mUUSqg
Aula 24 http://www.youtube.com/watch?v=k_jty9zXZDo

Contribuições

Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia para Matemática.

 Tratamento da informação.

No site abaixo:

 http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital3/index.html

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Capacitação de PMEC

              Segue cronograma:

              Data: 31/10/2011.

              Horário: Das 14:00 às 17:00h.

              Local: Sala de Vídeo   

Título da VC: "Prevenção ao Consumo de Álcool na Adolescência".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dica

http://www.casadasciencias.org/

Contribuições

1- Dia 26/10/2011  - 9h30min às 11h
Título da Conferência: Cálculo Mental e Sentido do Número
Profª Drª Joana Brocardo. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
http://unesp.br/tv

2- Dia 27/10/2011 - 9h30min às 11h
Título: Sistema curricular e as capacidades transversais.
Profª Drª Ana Maria Boavida - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Sistema Curricular Português e as capacidades transversais
Profª Ms. Luciana Vanessa Buranello - Diretoria de Ensino de Penápolis. Sistema curricular do Estado de São Paulo.
http://unesp.br/tv

Contribuições


MARIE-SOPHIE GERMAIN (França,1776-1831)
A MATEMÁTICA QUE LANÇOU BASE DO QUE HOJE HÁ DE MAIS AVANÇADO EM ENGENHARIA
¨ Gosto da gota d’água que se equilibra
Na folha rasa, tremendo no vento.¨
Cecília Meireles 

Nascimento, J.B  –  UFPA/ICEN/Matemática
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527
E-mail:  jbn@ufpa.br, Out/2011



Numa vista rápida enxerga-se nas pirâmides egípcias e em alguns prédios atuais como obras esplêndidas da engenharia de cada época.  E o diferencial é abismal: enquanto as pirâmides foram  dentro de uma concepção de extrema rigidez, entendendo que vibração é prejudicial,  alguns atuais são feito exatamente para balançar durante terremotos e não cair.
                                                                                     
Inúmeras pessoas contribuíram nisso, muitos anonimamente e de diversas áreas. E todo que deu foi por fazer dos estudos algo de seriedade e determinação, portanto, superando diversos obstáculos.  Nesse caso, o que geralmente é raro, há uma contribuição inédita, fundamental e que surpreende muita gente por ser de uma mulher. Posto que, essas historicamente sofrem de discriminações e mais ainda na área que dessa, matemática, o que ainda hoje é uma trágica realidade brasileira.

  MARIE-SOPHIE GERMAIN, francesa, nasceu em 1776, época em que escola para meninas era apenas o suficiente para escrever e ler cartas de amor. Na sua adolescência, em função de grandes agitações sociais, especialmente na sua cidade, Paris, os seus pais colocaram-na para passar o dia na biblioteca, portanto, proibida de sair na rua, quando teria lido e se encantado com a vida e obra do matemático Arquimedes de Siracusa  (287 a.C. – 212 a.C), reconhecidamente um dos maiores matemático e engenheiro de todos dos tempos. Arquimedes foi morto por soldado invasor enquanto transcrevia na área da praia algum resultado, quando havia determinação superior de protegê-lo. Ou seja, mesmo prisioneiro seria valioso aos inimigos.

  Germain demonstra interesse significativo por matemática ao ponto do tempo na biblioteca ser insuficiente e adentrar na noite estudando no seu quarto. E além da preocupação com a saúde dessa e da inutilidade que viam na época menina estudar matemática, os seus pais passaram em racionar as suas velas e tudo mais para que ela fosse dormir mais cedo. Entretanto, a obstinação de Germain  convenceu-os do quanto nada disso fazia diminuir o interesse por matemática.

 Havendo um dado relevante: os seus estudos capacitava, e só interessava, para ingressar na École Polytechnique, que era o centro em termos de Ciência e Tecnologia, entretanto, proibido às mulheres. Pior ainda: mesmo que o seu pai sendo da alta burguesia, nada podia fazer contra isso e, pela agitação social reinante, seria até perigoso cogitar ingresso de mulher no equivalente hoje ao nível superior.

  Germain coloca em evidência mais uma vez a sua singular obstinação e descobre haver nessa um que não comparecia: Monsieur Antoine-August Le Blanc, E age como se fosse  esse e logo numa disciplina avançada ministrada pelo já famoso na época e seu compatriota, o matemático Joseph-Louis Lagrange (1736-1813). Lagrange toma um susto lendo trabalhos de seus alunos. Como Le Blanc, até então matematicamente obscuro, isso pelo fato de nem lembrar quem seria, tinha evoluído tanto. Ante isso, Lagrange solicita presença na sua sala.Lagrange teria tomado outro susto maior pela figura que adentra sua sala. É o primeiro a falar obsevando que Le Branc deveria passar péssimos momentos por ter um peitoral tão avantajado. Nisso, Germain releva toda verdade e ganha de Lagrange mais do que admiração, incentivo para estudar matemática.

Paralelamente a isso, Germain, como se fosse Le Blanc, já vinha atravessando fronteiras trocando correspondência com um dos maiores matemático de todos os tempos: Johann Carl Friedrich Gauss (Alemanha, 1777-1855) e ganhara profundo respeito deste por conseguir fazer comentários de alguns dos seus livros sem que esse visse nada que pudesse considerar qualquer fraqueza matemática.

Gauss reconhece da profundidade matemática de alguns trabalhos que recebe do que sabia ser monsieur Le Blanc. Esse só soube da verdade muito depois, 1806, quando recebeu visita de comandante francês que invadiu sua cidade, era a época das conquistas napoleônicas, e o avisa de que estivera salvo de qualquer perigo por pedido direto da sua amiga Sophie Germain. Foi o que ela pode fazer para não correr o risco de reviver o que ocorreu com Arquimedes. Isso mostra que mesmo tendo contato social para tanto, nada pode fazer diretamente contra a proibição de mulher ingressar na École Polytechnique.

 Autora de vários resultados originais em matemática, uma das teorias que desenvolveu tinha na raiz o fato de certas vibrações, ao contrário da crença geral, ao invés de destroçar as estruturas, derrubando-as, contribuíam para mantê-las. È nisso, Superfícies Elásticas, que versa um dos seus trabalhos, pelo qual ganhou, em 1816, prêmio da Academia Francesa de Ciência, tornando-se a primeira mulher a ser aceita nessa. E a primeira grande obra de engenharia que se sabe que aplica isso é a Torre Eiffel, inaugurada em 1889 em Paris. E cometeram uma injustiça sem tamanho quando em lápide desta fizeram constar nomes de cientistas e engenheiros que ajudaram na sua concepção, sem que contasse o nome de Sophie  Germain.

Finalizando, Gauss submete à universidade de Göttingen, Alemanha, reconhecer trabalho de Germain como tese de doutorado. E quando a documentação de aceite do título chega, a Matemática MARIE-SOPHIE GERMAIN havia falecido de câncer na mama.

Referência

-  BOYER, C. B – História da Matemática, trad. Elza F. Gomide (IME/USP), 2ª Edição, Ed. Edgard Blücher Ltdda, 1988, Pág. 347
  DISCRIMINAÇÃO TIRA MULHERES DE ÁREAS EXATAS E PREOCUPA GOVERNO, http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/discriminacao+tira+mulheres+de+areas+exatas+e+preocupa+governo/n1238144853610.html, acesso maio/2011

- EVES, HOWARD - Introdução à história da matemática, tradução: Hygino H. Domingues, 3ª edição, Ed. Unicamp, SP:  2002, pág.524 .

- SOPHIE GERMAIN: AN ESSAY IN THE HISTORY OF THE THEORY OF ELASTICITY,
 http://books.google.com/books?id=tCTMGbB4wQ4C&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false, acesso out/2011

- TARAD POR NÚMEROS, Revista Galileu
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832482-2680,00.html, acesso out/11

Divulgação

Local da prova seletiva do dia 30/10/2011

 
Segue link para consultar o local da prova:


http://www.vunesp.com.br/localprova.aspx?c=seed1102

Divulgação

Vermelho como o Céu (2006)
"Rosso come il Cielo"

Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.
O filme debate a necessidade de isolar os deficientes em escolas especiais ou permití-los frequentar escolas comuns.

Sinopse

O filme retrata a história verídica de Mirco (Luca Capriotti) que ao sofrer um acidente em sua casa têm a sua visão prejudicada e consegue apenas ver sombras. Obrigado a estudar em uma escola para cegos na Itália, ele procura desenvolver sua habilidade por efeitos sonoros em filmes e com ajuda de um professor monta uma peça com outros colegas formada apenas por diálogos e sons. O filme debate a necessidade de isolar os deficientes em escolas especiais ou permití-los frequentar escolas comuns. Roteiro excelente e filme sensível.

Saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.

Prova Brasil/11/11/2011

Diretoria de Ensino da Região Osasco      

Pólo 74 - Osasco - B    

Unidades Escolares: "Antônio B. Gambarini" (10); "Orlando Geríbola" (5) e "Horácio Quáglio" (4).      

Observação: nono ano do EF II.

Prova Brasil/10/11/2011

Diretoria de Ensino da Região Osasco      

Pólo 74 Osasco - B

Unidades Escolares: "Antônio de Almeida Júnior" (4) no Período Matutino e (3) no Perído Vespertino; "Alcyr de O. Porciúncula" (8) e "Tarsila do Amaral" (7).     

Observação: nono ano do EF II.        

Prova Brasil/09/11/2011

Diretoria de Ensino da Região Osasco      

Pólo 74 Osasco - B     

Unidades Escolares: "Gabriela M. E. Wienken" (8) Turmas no Período Matutino e (2) Turmas no Período Vespertino; "Newton E.S. Ayres" (7) e "Ernesto Thenn de Barros" (4). 

Observação: nono ano do EF II.    

Prova Brasil/08/11/2011

Diretoria de Ensino da Região Osasco

Pólo 74 Osasco - B

Unidades Escolares: "Leonardo Vilas Boas" (2); "São Paulo da Cruz" (5); "Fernando Buonaduce" (7) e "Lucy A.C. Latorre" (5).

Observação: nono ano do EF II.  


Divulgação

A Área de Recursos Humanos está selecionando pessoal para trabalhar no projeto SARESP, exercendo as funções de força-tarefa (autônomo), durante o período previsto de 01 de novembro a 30 de dezembro deste ano no galpão da Alphapack no bairro do Tamboré em Barueri, caso haja interesse,  favor entrar em contato para maiores informações até o dia 24 de outubro de 2011, manifestando interesse por este e-mail.

Pré requisitos:

Ser maior de 18 anos, ensino médio completo, conhecimento no pacote Office e disponibilidade para trabalhar em pé.

http://www.vunesp.com.br/

VC

Tem Mais Matemática"

Data: 24/10/2011.

Horário: às 14h30min.

Somente para as Unidades Escolares:

OSASCO
ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF                            
OSASCO
GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA                      
OSASCO
MARIA AUGUSTA SIQUEIRA PROFA                               

Prova Brasil/07/11/2011

Diretoria de Ensino da Região Osasco            

Pólo: 74 OSASCO-B 

Unidades Escolares: 07/10/2011 - "Elói Lacerda" (5) Turmas - Matutino - Nono Ano do EF II; "Glória A.Bonetti" (6) - Matutino - Nono Ano do EF II e "Walter Negrelli" (7) - Matutino - Nono Ano do EF II, sendo  (1) Turma no período Noturno.

   

sábado, 22 de outubro de 2011

Divulgação

MAIS DE 165 MIL INSCRITOS PARTICIPARÃO DE PROVA PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS

O exame, que acontecerá no dia 30 de outubro, é destinado aos docentes não efetivos que já atuam na rede estadual e também aos candidatos à contratação por tempo determinado, cadastrados no processo de atribuição de classes/aulas do ano letivo de 2012. A Secretaria de Estado da Educação publicou no “Diário Oficial” do Estado de quinta-feira (20/10) o edital que contém as instruções e a data da prova destinada aos professores temporários cadastrados no processo de atribuição de classes/aulas da rede estadual para o ano letivo de 2012. O exame é voltado aos docentes não efetivos que já atuam na rede e também aos novos candidatos à contratação por tempo determinado. Mais de 165 mil se inscreveram para a avaliação, que acontecerá no dia 30 de outubro nos municípios-sede das 91 Diretorias Regionais de Ensino em todo o Estado.   A nota obtida pelo candidato será utilizada para classificação no processo de atribuição. Os temporários estáveis (categoria F) que já foram aprovados nas edições anteriores não precisam passar novamente pelo exame, mas podem fazê-lo para tentar obter melhor nota. Os locais de prova serão divulgados até o 5º dia anterior à data prevista para o exame e poderão ser acessados no portal da Secretaria de Educação (www.educacao.sp.gov.br) e da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), responsável pela realização da avaliação. Os candidatos inscritos cujos nomes não constarem na relação devem entrar em contato com a VUNESP pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou dirigir-se à Diretoria de Ensino de sua inscrição, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, para verificar o local em que realizará a prova. Os docentes que optaram pelo campo de atuação educação especial ou aulas (alemão, arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, espanhol, filosofia, física, francês, geografia, história, inglês, italiano, japonês, língua portuguesa, matemática, psicologia, química, sociologia), referente ao ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, farão o exame no período da manhã, com início às 8h30. Para os que escolheram o campo de atuação classes, referente ao ciclo I do Ensino Fundamental, a avaliação será realizada no período da tarde, com início às 14h30. O candidato deverá comparecer ao local da prova com meia hora de antecedência, portando caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº 2, borracha e original ou cópia autenticada de um documento identificação com foto (R.G, carteira nacional de habilitação, carteiras de órgãos de conselhos de classe, carteira de trabalho e previdência social ou certificado militar).A avaliação será composta por 80 questões objetivas, avaliadas na escala de zero a 80 oitenta pontos, no caso do campo de atuação aulas e educação especial, e 60 questões objetivas, avaliadas na escala de zero a 80 pontos, para o campo de atuação classe. As competências e habilidades requeridas para professores da rede estadual, assim como a bibliografia de referência para o exame, constam nas resoluções SE nº 70, de 26 de outubro de 2010, e SE nº13, de 3 de março de 2011, que podem ser acessadas no portal da Secretaria, por meio do link Central de Atendimento/Legislação/Lise.

Teorema de Pitágoras

e Quadrados Mágicos.

















Fonte: Revista RPM número 51

Sudoku





















Fonte: Revista RPM número 59

Concurso PEB II/2003

Sexta Parte:














Fonte: Revista RPM número 53

Concurso PEB II/2003

Quinta Parte:














Fonte: Revista RPM número 53

Concurso PEB II/2003

Quarta Parte:















Fonte: Revista RPM número 53

Concurso PEB II/2003

Terceira Parte:

















Fonte: Revista RPM número 53

Concurso PEB II/2003

Segunda Parte:
















Fonte: Revista RPM número 53

Concurso PEB II/2003

Primeira Parte:






















Fonte: Revista RPM número 53

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prova Brasil

Diretoria de Ensino da Região Osasco

Datas: De 07/11/2011 à 11/11/2011.

Números: 274 turmas (manhã), 24 turmas (tarde) e 1 turma (noite).

Observação: em todas as Unidades Escolares.

Jornada de Matemática

Data: 27/10/2011.

Horário: às 13:00h.

Local: Santo André - SP.        

Diadema, Santo André, Mauá e Osasco.    

Convocação PMEC

Data: 25/10/2011.

Horário: Das 08:00 às 12:00.

Diretoria de Ensino da Região Osasco.         

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Apoio à Continuidade de Estudos

Décima VC.

"Para a transformação de leitores e seu gosto estético: critérios para a seleção de obras literárias".

Professora: Maria do Rosário Longo Mortatti.

Data: 20/10/2011.

Horário: ás 14:00h.

PÓLOS REDEFOR

Atenção: ao optar por uma escola, o cursista deve contatar a unidade escolar para confirmar a realização do EP com o Diretor, Vice-diretor ou Professor Coordenador que são os cursistas de "Gestão da Escola" e "Gestão do Currículo" e são os tutores locais do EP na escola e, também, para ficar ciente do endereço e acesso à escola no dia do I EP.
Os tutores locais são os responsáveis pela condução das atividades e pelo registro de presenças. A presença será aferida por lista de presença assinada pelos cursistas e apontadas em ferramenta de registro de presença pelos tutores. Os tutores têm até 28 de outubro para lançarem as presenças.


DATA DO EP: 22/10/2011

Escolas Pólo:

ALCYR OLIVEIRA PORCIÚNCULA PROF
ANTONIO BRAZ GAMBARINI DR
ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
ANTONIO PAIVA DE SAMPAIO CORONEL
ERNESTO THENN DE BARROS PROF
FANNY MONZONI SANTOS PROFA
FRANCISCA LISBOA PERALTA PROFA
FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO
GASTAO RAMOS PROF
JARDIM CIPAVA II A
JARDIM SANTA MARIA III
JOSE EDSON MARTINS GOMES PROF
JOSE RIBEIRO DE SOUZA PROF
JULIA LOPES DE ALMEIDA
LUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFA
TARSILA DO AMARAL
TELMO COELHO FILHO MAJOR

Divulgação - Cursos

Módulo 1
M@atMídias 3
2º. Edição
Início: 19/10/2011
Prazo para entrega das primeiras atividades deste Módulo: 01/11/2011
Vide Cronograma
www.escoladeformacao.sp.gov.br/matmidias meus “Cursos” - Matmídias 02/2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENEM 2011 - DICAS

Quinta Parte:





















Fonte: Revista ISTOÉ

ENEM 2011 - DICAS

Quarta Parte:






















Fonte: Revista ISTOÉ

ENEM 2011 - DICAS

Terceira Parte:






















Fonte: Revista ISTOÉ

ENEM 2011 - DICAS

Segunda Parte:






















Fonte: Revista ISTOÉ

ENEM 2011 - DICAS

Primeira Parte:






















Fonte: Revista ISTOÉ

Temas (5)

que todos os estudantes devem conhecer para a Prova do ENEM 2011.

Primeiro: "A Primavera Árabe, como o incorformismo das novas gerações e a sede por democracia mudaram o mapa político da região".

Segundo: "Impasse Nuclear, a explosão da usina de FUKUSHIMA, no Japão, voltou a colocar a energia atômica no banco dos réus". 

Terceiro: "A Copa do Brasil. por que o maior evento esportivo do mundo pode deixar uma herança ambígua do futebol". 

Quarto: "O fim de Bin Laden, a morte do terrorista aplacou a sede de vingança dos EUA e levantou a popularidade do Presidente Barak Obama".   

Quinto: "A crise na Europa, uma reação em cadeia abalou a economia na zona do euro e levou insegurança a todo o continente".

Fonte: Revista ISTOÉ

ENEM 2011

Datas: 22 e 23 de outubro.

Primeiro dia: 90 perguntas sobre as áreas de ciências humanas e da natureza.

Segundo dia: 90 questões de linguagens e códigos e matemática. Observação: neste dia também é feita a redação.

Resultados: poderão ser consultados a partir do dia 04/01/2012.

Números: serão usadas 123 mil salas de aula, em 20 mil escolas de todo o País, 5,4 milhões de estudantes se inscreveram para o ENEM e 83 Universidades preencheram mais de 80 mil vagas para o exame.

Fonte: Revista ISTOÉ

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENEM/U.E. na Região de Osasco

OSASCO
EE ANTONIO RAPOSO TAVARES - PREDIO: 1
OSASCO
EE ANTONIO RAPOSO TAVARES - PREDIO: 2
OSASCO
EE PROF JOSE LIBERATTI - PREDIO: 1
OSASCO
EE PROF JOSÉ MARIA RODRIGUES LEITE - PREDIO: A

OBMEP

CAMPEÕES DA 7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA RECEBERÃO PRÊMIO DA SECRETARIA
Alunos e professores da rede estadual que conquistarem medalhas de ouro ganharão um microcomputador cada um
A iniciativa visa incentivar os 177 mil estudantes que participarão da segunda e última fase da competição, no dia 5 de novembro 

         A Secretaria de Estado da Educação premiará os estudantes da rede estadual que conquistarem medalhas de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A iniciativa visa incentivar os 177.377 alunos de escolas estaduais paulistas que no dia 5 de novembro participarão da segunda e última fase da competição. Os vencedores, assim como os respectivos professores-orientadores, receberão um microcomputador cada um. A lista com o nome dos classificados e os locais de prova pode ser conferida no site da http://www.obmep.org.br. 

Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática.

A primeira etapa da olimpíada aconteceu no dia 17 de agosto e contou com a participação de 3,5 milhões alunos e 5,2 mil escolas da rede estadual paulista. Com o incentivo, a expectativa é que os estudantes superem o recorde de premiações na competição, obtido em 2010, quando foram conquistadas 83 medalhas de ouro, 212 de prata e 442 de bronze, além de 8.319 menções honrosas.
Um dos ouros foi conquistado por Willian Pessoa de Abreu, 14 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no Jardim Patente, na capital. Neste ano, o estudante foi novamente classificado para a segunda fase e espera repetir o feito de 2010. “Gosto de cálculos, de geometria. Sempre tive facilidade. Vou me dedicar para conseguir mais uma medalha de ouro”, conta o estudante, que se prepara para a competição participando de grupos de estudos orientados por seus professores.

Os competidores com melhor desempenho na segunda fase serão premiados com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).
Premiações da rede estadual paulista na OBMEP
ANO OURO PRATA BRONZE MENÇÃO HONROSA TOTAL
2005 67 15 15 6.337 6.434
2006 74 15 15 9.373 9.477
2007 57 13 85 28 8.260 8.983
2008 56 20 14 49 8.262 8.968
2009 52 203 400 7.430 8.085
2010 83 212 442 8.319 9.056
Total 389 784 1.849 47.981 51.003

Cronograma da REDEFOR

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS REDEFOR

ENCONTRO PRESENCIAL
MÓDULO I
MÓDULO II
MÓDULO III
MÓDULOIV
EP NA ESCOLA

22/10/2011
19/11/2011
25/02/2012
17/03/2012
05/05/2012
02/06/2012
14/07/2012
01/09/2012
EP NA DE


03/12/2011


31/03/2012

16/06/2012

15/09/2012
EP DE REPOSIÇÃO

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·         * 22/09/2012 (CORRESPONDENTE A TODOS OS MÓDULOS E ENCONTROS PRESENCIAIS. DOIS ENCONTROS PRESENCIAIS DE 4 HORAS EM UM ÚNICO DIA).