sexta-feira, 4 de março de 2011

Tangram - Ativ.Diferenciada

“Sugestões de Atividades na Sala de Recursos na Área da Deficiência Mental e Sites para Pesquisas – CAPE”
Adaptação possível para Salas Convencionais com alunos sem Necessidades Especiais



MATERIAIS, OBJETIVOS E ATIVIDADES


TANGRAM


Quebra-cabeça de origem chinesa contendo sete peças, que permite criar e montar mais de 1500 figuras, entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geometrias e outras.

Ao professor:

História: Este jogo foi trazido da China para o Ocidente por voltada da metade do século XIX e em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria. A origem e significado da palavra Tangram possui muitas versões:


·         gram – significa algo desenhado ou escrito como um diagrama;
·         Tan – duvidosa e especulativa – a mais aceita esta relacionada a dinastia Tang (618-906);
·         Tangram significa literalmente, quebra-cabeça chinês;   
·         Tangram, “Tchi Tchiao Pan” , “Sete Peças da Sabedoria”.  


Atividades:


1º.) “Criando Figuras e Textos”

Objetivos:  

·         Desenvolver habilidades motoras de composição e decomposição de figuras;
·         Estimular a discriminação visual e memória;
·         Superar dificuldades de reconhecimento de formas geométricas;
·         Auxiliar ao aluno e relacionar propriedades e figuras (pensamento mais analítico);
·         “Escrever” antes mesmo de escrever convencionalmente;
·         “Ler” antes mesmo de saber ler convencionalmente;
·          Estimular a expressão criativa. 


Recursos Necessários:    


Um Tangram para cada grupo, folha para registro, lápis preto e colorido, barbante para contornar, cola e o texto “A lenda do Tangram”.



A LENDA DO TANGRAM



Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se do seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:

Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostra-me na volta.   

O discípulo surpreso indagou:

Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo que encontrar durante a viagem?   

No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe da mão, quebrando em sete peças.   

Então o mestre disse:  

__ Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.    




Ao professor:


É possível que séries mais avançada, 3º. ou 4º. Séries, que os professores numa sala de alunos sem necessidades especiais o professor proponha a dobradura do Tangram, passo a passo.

       
Organização da Classe:   

Em dupla.


Procedimentos:


Faça uma leitura do texto, em seguida peça às duplas que criem uma figura qualquer referente ao texto usando as sete peças, lembre-se que as peças devem encaixar formando ângulos. Quando terminarem, devem contornar a figura sobre a folha de sulfite, pintando em seguida como desejarem, depois contornar com barbante. Peça a dupla que escrevam um texto de acordo com as hipóteses de escrita em que se encontram, lembrando-se que os pares devem ser agrupados, respeitando a heterogeneidade. Quando todos tiverem terminado, os textos serão lidos e reescritos pela sala.          



 
2º.) “O Barco”

Objetivos:

·         Desenvolver habilidades de localização espacial;  
·         Estimular a coordenação viso motora e percepção da forma;  
·         Desenvolver o senso de observação, através da atenção e concentração. 

Recursos Necessários: 

Um conjunto de Tangram para cada aluno, papel pardo, folha para registro.       

Organização da Classe: Atividade Coletiva.


Procedimentos:

·         Antes de iniciar, prepare um cartaz com a reprodução desta figura e indique as peças que a compõem;
·         Afixe o cartaz na lousa e solicite aos alunos que reproduzam o desenho com o Tangram deles, contornando depois numa folha de sulfite; 
·         Auxiliem aqueles com maior dificuldade, incentivando-os a ir ver a figura mais de perto, chamando atenção para certos aspectos, sugerindo:
·         Observe esta figura: onde ela aparece no desenho?
·         Qual a posição desta peça lá?   
·         Onde fica o triângulo médio no barco? 


Observação: Atividades retiradas da Apostila do CAPE, com algumas inserções de informações.

PCOP de Matemática do Ciclo II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário