Polígonos | Número de Lados | Número de Triângulos | Soma dos Ângulos Internos |
Triângulo | 3 | 1 | 1.180º = 180º |
Quadrilátero | 4 | 2 | 2.180º = 360º |
Pentágono | 5 | 3 | 3.180º = 540º |
Hexágono | 6 | 4 | 4.180º = 720º |
... | ... | ... | ... |
Polígono de n Lados | n | n - 2 | (n – 2).180º |
Ao Professor:
· Determinar a fórmula que permite encontrar a SOMA DOS ÃNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO qualquer.
· Propor aos alunos que representem polígonos de três, quatro, cinco e seis lados.
· Peça que eles marquem os Vértices com letras maiúsculas do nosso alfabeto em cada Polígono.
· Explique o conceito de Diagonal de um Polígono, segmento de reta que une dois pontos não consecutivos.
· Peça que eles observem Polígono a Polígono quantas diagonais é possível traçar, sempre partindo de um mesmo Vértice.
· O que observar Polígono a Polígono interferindo sempre que possível para que os alunos acompanhem e desenvolvam o seu raciocínio:
· a) Os Triângulos internos aumentam sempre de um em um?
· b) Se chamamos n de números de lados, o número de Triângulos é quantas vezes menos esse n?
· c) Se existe uma definição matemática, conhecida por Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo que diz : “A soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º ”. Devemos explicar para nossos alunos através da história da matemática ou mesmo através de uma construção Euclidiana, somente com régua e compasso como fazê-lo.
· Deixar claro aos alunos que existe uma condição de existência para que três segmentos determinem um triângulo.
Obs: Caderno do Aluno – Volume 2 – 2009 – 7º. Série - Página 44 e 45.
Lúcio Mauro Carnaúba – PCOP de Matemática do E.F. II
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