Situações de Aprendizagem 1
Aritmética com Álgebra: as letras como números
7º. Série do 2º. Bimestre
Casos:
1º.)
Posição | Qtde de Bolinhas na 1º. Linha | Qtde de Bolinhas na 2º. Linha |
1º. | 1 | |
2º. | 2 | 1 |
3º. | 3 | 2 |
4º. | 4 | 3 |
5º. | 5 | 4 |
n qualquer | n | n – 1 |
Ao Professor: Podemos juntos observar que se chamarmos a 1º. Linha de n a 2º. Linha poderá ser chamada de n – 1.
- Para n = 1, n - 1 = 1 – 1 = 0;
- Para n = 2, n - 1 = 2 – 1 = 1;
- Para n = 3, n – 1 = 3 – 1 = 2;
- Para n em uma posição qualquer podemos pensar na generalização: n + ( n – 1 ).
4º.)
Posição | Qtde de Bolinhas na 1º. Linha | Qtde de Bolinhas na 2º. Linha | Qtde de Bolinhas na 3º. Linha | Qtde de Bolinhas em cada Posição |
1º. | 3 | 3 | ||
2º. | 3 | 4 | 7 | |
3º. | 3 | 4 | 4 | 11 |
n qualquer | n – 1 | Aumenta-se 4 |
Ao Professor: Podemos observar que a quantidade de bolinhas na 1º. Linha é sempre n -1 em relação as linhas subseqüentes. E pensar que há sempre um número padrão de bolinhas nas linhas abaixo, sendo este 4.
· Portanto: 4.n -1 ou 3.n + ( n – 1) são generalizações possíveis.
6º.)
Posição | Qtde de bolinhas na 1º. Linha | Qtde de bolinhas na 2º. Linha | Qtde de bolinhas na 3º. Linha | Qtde total de bolinhas em cada Posição |
1º. | 3 | 3 | ||
2º. | 4 | 4 | 8 | |
3º. | 5 | 5 | 5 | 15 |
n qualquer | n+2* | ** |
Ao Professor: Observar que se considerarmos n como a posição, a quantidade de bolinhas na 1º. Linha será n + 2*.
A quarta coluna ** apresenta a sequência de números: 3, 8, 15, 24, ... , logo percebemos um aumento entre linhas de: 5, 7, 9, ..., dois em dois.
Podemos considerar n . ( n + 2 ).
1º.) Lição de Casa – Página 6
Posição | Quantidade Total de Quadradinhos |
1º. | 4 |
2º. | 8 |
3º. | 12 |
4º. | 16 |
n qualquer | Quádruplo de n |
Ao Professor: Observar que a quantidade total de bolinhas e o quádruplo do número ordinal, posição.
Logo: 4.n
1º.) Desafio – Página 7 – Números Quadrados – História: Os Matemáticos Gregos, aproximadamente 600 a .C., representavam números com arranjos de pontos em formas geométricas.
Posição | Qtde de o na Linha | Qtde de o na Coluna | Total de o em cada figura |
1º. | 2 | 2 | 4 |
2º. | 3 | 3 | 9 |
3º. | 4 | 4 | 16 |
n | n | n2 |
Ao Professor: Se pensarmos nestes como números quadrados teremos o produto das bolinhas das linhas pelo produto das bolinhas das colunas.
2º.) Desafio – Página 7 – Números Triangulares
Posição | Quantidade Total de Bolinhas |
1º. | 1 |
2º. | 3 |
3º. | 6 |
4º. | 10 |
n qualquer | n.(n+1)/2 |
Ao Professor: Podemos observar que a quantidade de bolinhas aumenta de linha para linha, sempre n + 1. E observamos em relação a posição n.(n+1), teremos sempre o dobro do número de bolinhas em relação a posição e devemos dividir por 2.
1o.) Você Aprendeu? – Página 8 – item a)
Posição | Qtde Total de Bolinhas |
1º. | 4 |
2º. | 7 |
3º. | 10 |
4º. | 13 |
n qualquer | 2.n + (n+1) ou 3.n + 1 |
Ao Professor: Podemos observar que sempre a primeira linha se repete, ou seja, ela dobra. Também podemos observar que após dobrar aumenta-se de 1 em 1 bolinha entre as linhas iguais, temos n + 1 da 1º. Posição para 2º. Dentro deste intervalo, e assim sucessivamente.
Item b) – página 8
Posição | Qtde Total de Bolinhas |
1º. | 4 |
2º. | 6 |
3º. | 8 |
4º. | 10 |
n qualquer | 2.n+2 |
Ao Professor: Podemos observar que se a 1º. Linha apresenta uma bolinha e a chamarmos de n, a 2º. Linha será n + 1, pois terá 1 + 1 bolinha = 2 bolinhas. A terceira linha repete a 1º. Linha então será igual a n.
Podemos também concluir diretamente que dobra-se o n (posição) e somam-se 2 bolinhas.
Item c) – página 9
Posição | Qtde Total de Bolinhas |
1º. | 10 |
2º. | 14 |
3º. | 18 |
4º. | 22 |
n qualquer | 4.n +6 |
Ao Professor: Podemos observar que o quádruplo de n + 6 corresponde ao total de bolinhas. Observar que as quantidades totais aumentam de 4 em 4.
PCOP de Matemática do E.F. Ciclo II – Lúcio Mauro Carnaúba
Bibliografia:
Artigo – “A aritmética e a Álgebra na Matemática Escolar”
Revista da SBEM – número 11;
Livro: “As idéias da álgebra”
Organizadores: “Arthur Coxford” e “A.Shulte”
Editora Atual
Álgebra: das variáveis às equações e funções.
Eliane Reame de Souza e Maria Ignez S. V. Diniz, 1994.
Observação Textual: Para “Souza e Diniz” (1996) “o fator fortemente diferencial entre a álgebra e a aritmética são os seus objetivos. Enquanto a aritmética trata de números, operações e suas propriedades visando à resolução de problemas ou de situações que exigem uma resposta numérica, a álgebra busca expressar o que é genérico, aquilo que se pode afirmar para vários valores numéricos independente de quais sejam eles exatamente”.
n entendi nada
ResponderExcluirtmj '-'
Excluirtmj '-'
ExcluirÑ ENTENDI NADA MESMO ;-; NA MINHA ESCOLA E DIFERENTE .-.
ResponderExcluirMELHORAS ...
Nao entendi nada
ResponderExcluirFalta a 2 ;-;
ResponderExcluirFalta a 2 ;-;
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPoderiam colocar com imagens... Assim seria melhor.
ResponderExcluirAlias não to entendendo nada...
ResponderExcluirQueria ver as imagens assim não consigui entender nada:-\:-\
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