“Em suas pesquisas Piaget e seus seguidores estudaram o desenvolvimento do conceito de ângulo em crianças. Esses estudos mostram dois pontos importantes para o trabalho com este tema na escola básica:
- O conceito de ângulo leva um longo tempo para ser compreendido.
- Uma visão estática de ângulos (segmentos de retas em um pedaço de papel) dificulta para os alunos a percepção do conceito de ângulo.
Segundo as pesquisas do casal Van Hiele sobre aprendizagem de geometria, um outro aspecto a ser levado em conta no trabalho com ângulos é o seguinte: os alunos progridem em sua aprendizagem de geometria através de diferentes níveis de entendimento sobre figuras geométricas. Inicialmente percebem uma figura como um todo e, progressivamente, desenvolvem suas relações e propriedades.
Desta forma, primeiro os alunos percebem o ângulo holisticamente. Isto é, quando eles começam a reconhecer ângulos podem notar que um triângulo tem sempre três ângulos, ou cantos, mas eles não identificam uma propriedade particular desses ângulos.
Mais tarde eles entendem que a medida de um ângulo pode ser menor ou maior que a medida de um ângulo reto e identificam propriedades e relações entre ângulos. O Próximo passo de desenvolvimento é operar com tais relações em situações como: “um triângulo não pode ter mais que um ângulo obtuso porque os três lados devem formar uma figura fechada”.
Se um dos nossos objetivos no ensino da matemática é a construção de noções e conceitos, as propriedades acima descritas não devem aparecer como regras prontas, mas devem vir de trabalhos com ângulos e polígonos.
Tomando estas últimas considerações acrescentamos um terceiro aspecto relevante no ensino do conceito de ângulos:
· Os alunos necessitam de atividades projetadas especialmente para auxiliá-los a explorar ângulos, suas propriedades e relações.
Este trabalho pretende mostrar que o conceito de ângulo é uma idéia central para muitas outras idéias matemáticas podendo ser abordado na escola já a partir da terceira série (4o. ano). No entanto, para quem inicia o estudo de ângulos em séries posteriores, sob esta perspectiva, é imprescindível que todas as atividades sejam realizadas, mesmo as mais elementares”.
Fonte: “O conceito de ângulo e o ensino de geometria”
Maria Ignez de Souza Vieira Diniz e Kátia Cristina Stocco Smole
IME-USP
Algumas Atividades retiradas deste livro:
· “Leia o programa abaixo, vá desenhando no quadriculado segundo os comandos indicados e descubra uma figura. Inicie o traçado a partir do ponto assinalado”.
1o.) Ande 3 lados de quadradinho;
2o.) Gire ¼ de volta à direita;
3o.) Repita os comandos 1 e 2 mais duas vezes e
4o.) Ande 3 lados do quadradinho.
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_ Que figura você obteve?
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- Escreva um programa para desenhar na malha um quadrado cujos lados sejam duas vezes maior que os lados do quadrado anterior.
- Observe os dois quadrados. Você consegue dizer em que eles são parecidos? Em que são diferentes?
- Conte o número de quadradinhos que estão dentro de cada um dos quadrados. O que você percebe?
- Ao professor: “Neste tipo de atividade é natural que apareçam diferentes interpretações para o texto que devem ser discutidas de modo a se estabelecer que “andar” significa “andar em linha reta”.
PCOP de Matemática do Ensino Fundamental II de Matemática
Lúcio Mauro Carnaúba
- Outras sugestões de programa:
1o.) Ande 5 lados de quadradinho;
2o.) Gire 1/8 de volta para a esquerda;
3o.) Ande 3 diagonais de quadradinhos;
4o.) Gire 3/8 de volta para a esquerda;
5o.) Ande 5 lados de quadradinho;
6o.) Gire 1/8 de volta para a esquerda e
7o.) Ande 3 diagonais de quadradinhos.
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1o.) Ande 5 lados de quadradinho;
2o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
3o.) Ande 5 lados de quadradinho;
4o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
5o.) Ande 2 lados de quadradinho;
6o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
7o.) Ande 3 lados de quadrinho;
8o.) Gire ¼ de volta para a direita;
9o.) Ande 3 lados de quadradinho;
10o.) Gire ¼ de volta para a esquerda e
11o) Ande 2 lados de quadradinho.
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Este material é interessante para iniciar a Situação de Aprendizagem 1 – A Geometria dos Ângulos do 2o. Bimestre.
eu só quero saber oque é
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