NÚMEROS INTEIROS
DESAFIOS MATEMÁTICOS
1º.) TABELA DE DUPLA DE ENTRADA
A) APRESENTAÇÃO DESTA ATIVIDADE:
+ | -1 | 2 | -3 | 4 |
-1 | ||||
2 | ||||
5 |
SOLUÇÃO:
+ | -1 | 2 | -3 | 4 |
-1 | A | B | C | D |
2 | E | F | G | H |
5 | I | J | K | L |
Ao professor:
- Quais são os valores que devem ser atribuídos ás letras maiúsculas que estão no quadro acima?
A = -1-1= -2;
B = 2 -1= 1;
C = -3-1= -4;
D = 4-1= 3;
E assim sucessivamente.
B) Continuidade do preenchimento deste quadro:
+ | -1 | 2 | -3 | 4 | A |
-1 | B | ||||
2 | C | ||||
-5 | D | ||||
E |
Ao professor:
- Propor aos alunos incluírem uma coluna e uma linha na tabela acima;
- Para descobrir os valores da última coluna devemos adicionar os números inicialmente por linhas, por exemplo: -1+2+(-3)+4 = -4 + 6 = 2, portanto A = 2;
- Para descobrir os valores por colunas devemos adicionar, uma a uma, por exemplo: -1+2+(-5) = 2-6 = -4;
- Para descobrir o valor de E devemos adicionar a última linha e a última coluna e iremos observar que o valor obtido é o mesmo, E = -12;
- Como temos uma tabela Retangular 6 x 5 ou 5 x 6, o resultado não será o mesmo para diagonal principal;
C) Tabela 5 x 5:
+ | -1 | 2 | 1 | 2 |
-5 | ||||
3 | ||||
0 | ||||
-2 | 0 |
Ao professor:
- Como temos uma Tabela Quadrada 5 x 5, o resultado das colunas, linhas e diagonal principal será o mesmo, 0.
Lúcio Mauro Carnaúba – PCOP de Matemática do Ciclo II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
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