sexta-feira, 25 de março de 2011

Aritmética

Material para Aritmética/1º. Parte

Cavalu – Cartaz Valor do Lugar    

O cartaz do valor do lugar ou cartaz de pregas, conhecido como cavalu ou CVL, é decisivo no trabalho com números e operações quanto ao problema da elevação. Ele não serve para construir o conceito de número nem de operações. Ele é muito útil na alfabetização matemática ou fundamental problema da elevação (reagrupamento). Esse problema não existe com os números, existe somente nos numerais posicionais. 

CENTENA
DEZENA
UNIDADE


ll
lllll

lll

l






No cavalu acima representado temos na primeira linha: centena, dezena e unidade. Na segunda linha temos o numeral 25, isto é, ll dezenas e lllll unidades. Na última linha temos o numeral 301.
Tudo deve ser bem-feito e bonito, mas simples e que possa ser visto com clareza do fundo da sala. Todos os palitos devem ser iguais. O que diferencia as ordens é o lugar. Aí está o fundamental: o valor do lugar. O cavalu é posicional e pode ser usado para qualquer base.     
O conceito de numeração posicional é muito difícil, principalmente com signos, por isso deve ser utilizado o cavalu, que é simbólico, passando a signo com a convenção do valor do lugar. Além disso, é manuseável.   

Sugestões de Atividades

1º. Os números vão sendo representados no cartaz valor do lugar à medida que vão sendo estudados. Com isso os alunos vão se acostumando com o cavalu.



III







   2º. Quando chegar ao 5, iniciar atividades assim:    
a)       Escolher um número para o aluno representar no cavalu;
b)       Representar um número para que o aluno o leia.

3º. Adição:  



lll


ll



3 + 2
Colocar lll, colocar ll e contar o total. Repetir esse tipo de conta. Os alunos devem manusear o cavalu.  

4º. Subtração:   



lllll






5



lll


ll



5 – 2
Colocar 5 palitos, os alunos contam; passar 2 (dois) palitos para baixo e contar o que restou.
Quantos sobraram?
Essa disposição não só mostra que 5 – 2 = 3, como também que 3 + 2 = 5. É necessário o ato de retirar 2 (dois) palitos dos 5 (cinco) e passar para baixo, restando 3 em cima.    

5º. Continuar representando os números até passar de dez. Combinar em fazer amarradinhos de dez (de uma dezena), para facilitar a contagem. Trabalhar um pouco com amarradinhos: um amarradinho mais um palito, um amarradinho mais dois, etc. Depois, combinar que os amarradinhos ficarão do lado esquerdo. Coloque as fichas indicativas de unidades e dezenas que, até agora, não tinham sentido. Trabalhar um pouco desta forma, separando os amarradinhos das unidades. Por último, uma vez que na segunda coluna só ficam as dezenas, combinar em colocar uma única ficha para representar uma dezena. É o valor do lugar.

6º. À medida que os números vão sendo estudados, repetir sempre essa atividade:   

a)       Representar um número e pedir ao aluno que leia.

l
llll






Catorze
b)       Dizer um número e pedir ao aluno que o represente apenas com unidades e depois com dezenas e unidades.  


l
ll






Doze
c)       Dizer um número e pedir ao aluno que o represente com unidades e dezenas e depois o represente apenas com unidades.    


l
llll






10 + 4
        


llllllllll


llll



14 unidades

7º.) Desenhar o cavalu simplificado no caderno, repetir as atividades do item 6.
8º.) Adição com reserva:   



lllllllll


ll



9 + 2


l
l






11
Dez unidades foram transformadas em uma dezena, obtendo 11. Isso foi feito retirando 10 unidades do cavalu e colocando um palito na coluna das dezenas.
9º.) Adição e subtração de dezenas inteiras:     


ll


lllll




20 + 50

ll


llll




60 - 40
Colocar llllll dezenas, passar llll para baixo do mesmo modo que no item 4. 

Fonte: Didática da Matemática, Ernesto Rosa Neto. 

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