sexta-feira, 4 de março de 2011

Tabuada

Título: “Uma TABUADA não Concencional”
Conteúdos: Multiplicação e Adição de Números Naturais.
Séries: 5º , 6º , 7º  e  8º. 
Material Utilizado: Tabela a ser elaborada pelos alunos, régua, lápis e borracha. 




Resolução de Problemas



1º.) Vamos juntos organizar um novo modelo de “Tabuada” .



2 x 2 = 4







3 x 2 = 6
3 x 3 = 9






4 x 2 = 8
4 x 3 = 12
4 x 4 = 16





5 x 2 = 10
5 x 3 = 15
5 x 4 = 20
5 x 5 = 25




6 x 2 = 12
6 x 3 = 18
6 x 4 = 24
6 x 5 = 30
6 x 6 = 36



7 x 2 = 14
7 x 3 = 21
7 x 4 = 28
7 x 5 = 35
7 x 6 = 42
7 x 7 = 49


8 x 2 = 16
8 x 3 = 24
8 x 4 = 32
8 x 5 = 40
8 x 6 = 48
8 x 7 = 56
8 x 8 = 64

9 x 2 = 18
9 x 3 = 27
9 x 4 = 36
9 x 5 = 45
9 x 6 = 54
9 x 7 = 63
9 x 8 = 72
9 x 9 = 81


Observação: Os professores podem iniciar este tipo de tabuada e deixar lacunas para que os alunos preencham.


Ao Professor:


  • Como era essa Tabela antes de ser recortada?
  • O que foi retirado da multiplicação fazendo uma comparação das duas “Tabuadas”?
  • Se nos preocuparmos em memorizar esta “Tabuada Reduzida” que é um recorte da “Tabuada Tradicional”, iremos observar que é possível ao nosso aluno perceber a Propriedade Comutativa da Multiplicação?
  • A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O PRODUTO?
  • A propriedade comutativa também pode ser verificada para a Adição? E para a subtração? E para a divisão? Faça experiências antes de responder. 




História da Matemática: Pesquisar sobre Carl-Friedrich Gauss (1777 – 1855). Trata-se de um dos episódios mais interessantes da história da matemática que teve como protagonistas um menino, em 1787, na Alemanha. Este garoto foi citado acima, e viria a se tornar um dos mais importantes matemáticos de todos os tempos, ao lado de Arquimedes (287-212 a.C.) e Isaac Newton (1642 – 1727). 


2º.)  Propor aos alunos repetir a façanha deste prodígio da Matemática reduzindo a adição para os cinqüenta primeiros números e posteriormente aos cem próximos números.

Ao Professor: Explicar a soma propondo este método de facilitação de cálculos, 1 + 10 = 11, 2 + 9 = 11, 3 + 8 = 11, 4 + 7 = 11 e 5 + 6 = 11. Diante desta demonstração inicial é possível que os alunos observem a regularidade quanto ao resultado da soma destas parcelas. Há um processo de adição da primeira com a última parcela, da segunda com a penúltima, da terceira com a anti-penúltima, e assim sucessivamente. Ao multiplicarmos 11 x 5 = 55. Interessante!   



Bibliografia: E.M. da 6º. Série



PCOP LÚCIO MAURO CARNAÚBA – ENSINO FUNDAMENTAL II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br






  


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