Título: “Uma TABUADA não Concencional”
Conteúdos: Multiplicação e Adição de Números Naturais.
Séries: 5º , 6º , 7º e 8º.
Material Utilizado: Tabela a ser elaborada pelos alunos, régua, lápis e borracha.
Resolução de Problemas
1º.) Vamos juntos organizar um novo modelo de “Tabuada” .
2 x 2 = 4 | |||||||
3 x 2 = 6 | 3 x 3 = 9 | ||||||
4 x 2 = 8 | 4 x 3 = 12 | 4 x 4 = 16 | |||||
5 x 2 = 10 | 5 x 3 = 15 | 5 x 4 = 20 | 5 x 5 = 25 | ||||
6 x 2 = 12 | 6 x 3 = 18 | 6 x 4 = 24 | 6 x 5 = 30 | 6 x 6 = 36 | |||
7 x 2 = 14 | 7 x 3 = 21 | 7 x 4 = 28 | 7 x 5 = 35 | 7 x 6 = 42 | 7 x 7 = 49 | ||
8 x 2 = 16 | 8 x 3 = 24 | 8 x 4 = 32 | 8 x 5 = 40 | 8 x 6 = 48 | 8 x 7 = 56 | 8 x 8 = 64 | |
9 x 2 = 18 | 9 x 3 = 27 | 9 x 4 = 36 | 9 x 5 = 45 | 9 x 6 = 54 | 9 x 7 = 63 | 9 x 8 = 72 | 9 x 9 = 81 |
Observação: Os professores podem iniciar este tipo de tabuada e deixar lacunas para que os alunos preencham.
Ao Professor:
- Como era essa Tabela antes de ser recortada?
- O que foi retirado da multiplicação fazendo uma comparação das duas “Tabuadas”?
- Se nos preocuparmos em memorizar esta “Tabuada Reduzida” que é um recorte da “Tabuada Tradicional”, iremos observar que é possível ao nosso aluno perceber a Propriedade Comutativa da Multiplicação?
- A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O PRODUTO?
- A propriedade comutativa também pode ser verificada para a Adição? E para a subtração? E para a divisão? Faça experiências antes de responder.
História da Matemática: Pesquisar sobre Carl-Friedrich Gauss (1777 – 1855). Trata-se de um dos episódios mais interessantes da história da matemática que teve como protagonistas um menino, em 1787, na Alemanha. Este garoto foi citado acima, e viria a se tornar um dos mais importantes matemáticos de todos os tempos, ao lado de Arquimedes (287-212 a.C.) e Isaac Newton (1642 – 1727).
2º.) Propor aos alunos repetir a façanha deste prodígio da Matemática reduzindo a adição para os cinqüenta primeiros números e posteriormente aos cem próximos números.
Ao Professor: Explicar a soma propondo este método de facilitação de cálculos, 1 + 10 = 11, 2 + 9 = 11, 3 + 8 = 11, 4 + 7 = 11 e 5 + 6 = 11. Diante desta demonstração inicial é possível que os alunos observem a regularidade quanto ao resultado da soma destas parcelas. Há um processo de adição da primeira com a última parcela, da segunda com a penúltima, da terceira com a anti-penúltima, e assim sucessivamente. Ao multiplicarmos 11 x 5 = 55. Interessante!
Bibliografia: E.M. da 6º. Série
PCOP LÚCIO MAURO CARNAÚBA – ENSINO FUNDAMENTAL II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
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