sexta-feira, 4 de março de 2011

Quadrados Mágicos

QUADRADOS MÁGICOS/CÁLCULO MENTAL

A)


120
140


100
180





SEGREDO: SOMA 300


QUANTO É? 120 + 140 = (100 + 20) + (100 + 40) = 200 + 60 = 260

QUANTO FALTA PARA 300?

QUANTO É? 100 + 180 = (100) + (100 + 80) = 200 + 80 = 280

QUANTO FALTA PARA 300?     


B)

100

144




133



SEGREDO: SOMA 333


QUANTO É? 100 + 144 = (100) + (100 + 44 ) = 200 + 44 = 244

QUANTO FALTA PARA 250?   

QUANTO FALTA PARA 300?

QUANTO FALTA PARA 333?    


C)


2
3
13



8
9

6



15
1

 

 SEGREDO: SOMA 34  


QUANTO É? 2 + 3 + (10 + 3) = 18

QUANTO FALTA PARA 20?   

QUANTO FALTA PARA 30?

QUANTO FALTA PARA 34?     


QUANTO É? 3 + 6 + (10 + 5) = 24    

QUANTO FALTA PARA 25 OU QUANTO FALTA PARA 30?   

QUANTO FALTA PARA 34?   

      
D)


110



200
140





    SEGREDO: SOMA 600

QUANTO É? 200 + (100 + 40) =  240

QUANTO FALTA PARA 250?      

QUANTO FALTA PARA 300?     

QUANTO É O DOBRO DE 300?    


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – SEGUNDO CICLO


“ESPERA-SE QUE O ALUNO SAIBA CALCULAR COM AGILIDADE, UTILIZANDO-SE DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS E CONVENCIONAIS, DISTINGUINDO AS SITUAÇÕES QUE REQUEREM RESULTADOS EXATOS OU APROXIMADOS. É IMPORTANTE TAMBÉM AVALIAR A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS, INCLUSIVE AS QUE FAZEM USO DE CALCULADORAS”.

CÁLCULO MENTAL


“OS PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO MENTAL CONSTITUEM A BASE DO CÁLCULO ARITMÉTICO QUE SE USA NO COTIDIANO. DE FORMA SIMPLES, PODE-SE DIZER QUE SE CALCULA MENTALMENTE QUANDO SE EFETUA UMA OPERAÇÃO, RECORRENDO-SE A PROCEDIMENTOS CONFIÁVEIS, SEM OS REGISTROS ESCRITOS E SEM A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS”.  


“CADA SITUAÇÃO DE CÁLCULO CONSTITUI-SE UM PROBLEMA ABERTO QUE PODE SER SOLUCIONADO DE DIFERENTES MANEIRAS, RECORRENDO-SE A PROCEDIMENTOS ORIGINAIS PARA CHEGAR AO RESULTADO”.     

  

PCOP DE MATEMÁTICA – luciocarnauba@ibest.com.br

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