Vamos discutir os problemas a seguir e as suas possíveis soluções:
“O momento de resolução de problemas envolve criação: por isso, é um momento sagrado”
1º.) Com 35 reais, quantas voltas posso dar na Roda Gigante do Parque?
RODA GIGANTE R$ 4,00 CADA 3 BILHETES DÁ DIREITO A UM GRATUITO
2º.) A banca da esquina troca revistas usadas na base de duas por uma. Daniel ganhou 16 revistas, quantas revistas poderá ler?
3º.) Uma jamanta tem 2 pneus no eixo da frente e 4 pneus nos outros eixos. Quantos eixos tem uma jamanta de 14 pneus?
4º.) Em uma cesta há 21 abacates e na outra há 13. Quantos abacates devem ser passados de uma cesta para outra para ficar equilibrado?
1º. Resolução:
De um em um: 21 13
Passa um para a outra cesta ficando: 20 14
Passa outro para a segunda cesta ficando: 19 15
Passa mais um para a segunda cesta: 18 16
Passa outro para a segunda cesta: 17 17
Resposta: de 21 a 17, foram passados 4 abacates para outra cesta
Observação: Quais outras resoluções são possíveis discutir?
5º.) Um cavalo corre 45 Km em uma hora, um cachorro corre 48 Km por hora. Quantas horas demorará o cavalo para alcançar o cachorro?
6º.) Isabela está lendo o livro Os trabalhos de Hércules. Hoje leu da página 23 até a página 47. Quantas páginas leu hoje?
7º.) Seu Bertoldo tem 40 anos e seus filhos têm 13, 11 e 8 anos. Daqui a quantos anos a idade do pai ficará igual à soma das idades dos seus filhos?
8º.) Você chegou a esta placa e já andou ¼ do caminho. Quantos quilômetros já andou? Se já andou ¼ do caminho, então faltam ¾ que correspondem aos 45 Km; logo, ¼ do caminho tem 15 Km.
Observação: esta é uma forma atraente de apresentar problemas de frações.
9º.) Com lajotas de 18 cm por 20 cm é possível formar um piso quadrado?
“O problema não é rotina, mas também não pode ser impossível: é proximal”.
Fonte: Didática da Matemática de Ernesto Rosa Neto
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