Relação de Euler
A) Prismas
Base do Prisma | Representação | Número de Vértices | Número de Faces | Número de Arestas |
Triangular | 6 | 5 | 9 | |
Retangular | 8 | 6 | 12 | |
Pentagonal | 10 | 7 | 15 | |
Hexagonal | 12 | 8 | 18 | |
... | ... | ... | ... | ... |
n | * | 2.n | n + 2 | 3.n |
- A representação pode ser feita no quadro negro pelo professor *.
- n é o número de Vértices da Face do Prisma, que observamos frontalmente.
- Podemos então concluir que o número de Vértices nas duas Faces, são o dobro de n.
- Quanto as Faces contamos as Faces Paralelas e pensando na Planificação contamos as outras Faces, logo temos n + 2 em relação a Face observada.
- Quanto as Arestas observamos o triplo de n, ou seja, 3.n.
B) Pirâmides
Base da Pirâmide | Representação | Número de Vértices | Número de Faces | Número de Arestas |
Triangular | 4 | 4 | 6 | |
Retangular | 5 | 5 | 8 | |
Pentagonal | 6 | 6 | 10 | |
Hexagonal | 7 | 7 | 12 | |
... | ... | ... | ... | |
n** | * | n + 1 | n + 1 | n + n ou 2.n |
- O professor deve fazê-la no quadro negro pensando sempre que a representação de uma Pirâmide exige que seja pontilhado as Arestas que aparecem no fundo do esboço*.
- n é o número de Arestas que parte de cada Vértice**.
- Podemos observar a Relação de Euler tanto para os Prismas como para as Pirâmides. Façamos por analogia: Prisma de base Triangular, 6 Vértices + 5 Faces = 9 Arestas + 2, portanto 11 = 11.
- Pirâmide de base Triangular, 4 Vértices + 4 Faces = 6 Arestas + 2, portanto 8 = 8.
- V + F – 2 = A.
- Devemos pensar quais destas duas proposições são válidas para Relação de Euler.
- Para os sólidos de Platão também é válida a Relação de Euler?
- Quem foi Leohard Euler?
- O Hexaedro, o Tetraedro, o Dodecaedro, o Icosaedro e o Octaedro são conhecidos por sólidos de Platão?
- Quantas Faces, Vértices e Arestas têm respectivamente os sólidos de Platão?
PCOP de Matemática do E.F. II – Lúcio Mauro Carnaúba
Podemos juntamente com os alunos construir estes sólidos geométricos com látex, fazendo conectores que representam os vértices e varetas de palito de churrasco que representam as Arestas. As faces podem ou não serem confeccionadas com papel ou outro material qualquer.
Sugestão encontrada nos E.M. – Experiências matemáticas – CENP/SEESP.
Há também uma sugestão de construção de Triângulos Eqüiláteros no Para-didático do autor: “Imenes”, com conectores feitos de papel sulfite, que permitem construir Tetraedros, Octaedros e outros sólidos geométricos.
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