Seqüência Didática
Objetivos: Através de uma palavra inteira podemos subtrair vogais e consoantes uma a uma sucessivamente e obter novas palavras obedecendo a algumas regras de formação. Possibilitando que este tipo de atividade seja explorada por diferentes disciplinas da Área de Humanas e em Matemática especificamente no Ensino Fundamental no conteúdo Frações, parte todo.
Conteúdos: Frações, Parte Todo.
Anos: 5º., 6º., 7º. e 8º. Séries.
Tempo Necessário: Quatro Aulas.
Material Necessário: Papel quadriculado ou régua e lápis.
Desenvolvimento:
· Estabelecer juntamente com os alunos algumas regras para aplicação desta atividade;
· Oferecer esta atividade aos alunos como um desafio ou mesmo como um jogo;
· Deixar claro nestas regras estabelecidas que: ao subtrair vogais e consoantes as palavras obtidas devem fazer sentido na nossa língua materna, não devem ser substantivos próprios ou apelidos, com duas palavras devemos observar preposições e com uma única letra observar artigos definidos;
· O Professor de Matemática deve conduzir a apresentação desta atividade deixando claro a intenção de ter como inteiro a palavra escolhida pelo aluno e as palavras subseqüentes devem ser na ordem que são subtraídas as frações menores que esse todo;
· Possíveis questionamentos do Professor:
· Devemos propor inicialmente esta atividade a partir de um modelo ou sugestão? Penso que como se trata de uma atividade diferenciada devemos conduzir esta atividade como uma estratégia de jogo ou mesmo um desafio realizável;
· A palavra CORAÇÃO chama a atenção dos alunos pela possibilidade de leitura desta na horizontal e vertical;
Observação: Os professores de Português e Matemática podem trabalhar em conjunto utilizando o Dicionário.
e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário