sexta-feira, 4 de março de 2011

Régua de Números

Seqüência Didática


Objetivos: Adicionar números Inteiros, Decimais e Números escritos na forma de Fração utilizando “Réguas”, que são segmentos de retas com eixo de simetria estabelecido no ponto de origem 0 (zero), para compreensão e ampliação do campo de aprendizagem nestas operações. 

Conteúdos: Números Inteiros, Números Decimais e Números escritos na forma de Fração.

Anos: 6º. , 7º. e  8º. Série.

Tempo necessário: Duas aulas.   

Material necessário: Folhas de papel, régua e lápis. 

Desenvolvimento:

  • Condições para a seqüência:
  • Inicialmente devemos propor aos alunos que construam sobre a linha do caderno um segmento de reta e neste marquem o Ponto de Origem 0 (eixo de simetria deste segmento);
  • À direita deve-se marcar na distância de 1 cm entre os pontos os números inteiros, decimais e números escritos na forma de fração positivos;  
  • À esquerda deve-se marcar na distância de 1 cm entre os pontos os números inteiros, decimais e números escritos na forma de fração negativos; 
  • Em uma folha de papel com a mesma medida do segmento já construído sobre a linha do caderno, deve-se construir um outro segmento de reta idêntico que deve ser utilizado como uma “Régua” e sobreposto de acordo com as explicações iniciais dadas pelo professor.

1º. Etapa:


·         Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número inteiro negativo – 4 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número 4 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno.
·         Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número inteiro positivo 9 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número – 3 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno.


2º. Etapa:


  • Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número decimal negativo – 0,5 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número 1 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno.
  • Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número decimal positivo 4,5 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número - 3 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno.  

3º. Etapa:


  • Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número escrito na forma de fração negativa - 3/2 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número 5/2 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno.
  • Proponha que o seu aluno coloque o 0 (zero) da “Régua” sobre o número escrito na forma de fração positiva 5/2 e peça que ele observe qual o número que aparece logo abaixo do número 3/2 da “Régua” no segmento de reta desenhado no caderno. 



Avaliação:


  • Orientar para que o seu aluno dê o resultado que ele observou e que faça o registro como uma adição.
  • 1º. Caso: -4 + 4 = 0;
  • 2º. Caso:  9 + (-3) = 6
  • 3º. Caso: -0,5 + 1 = 0,5
  • 4º. Caso: 4,5 + (-1,5) = 3
  • 5º. Caso: - 3/2 + 5/2 = 2
  • 6º. Caso: 5/2 + 3/2 = 4

 
Ao Professor: Devemos orientá-los com relação ao símbolo, módulo.  





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