Muito interessante!
Blog de Educação Especial
Vamos estudar para Prova de Promoção! - - - Recortes do ARTIGO
"Inclusão escolar é um direito inalienável do aluno com deficiência."
"O ato de Incluir significa não deixar ninguém de fora."
"Integração, há uma seleção prévia dos alunos a partir de uma mudança adaptativa deles ao regime escolar."
"A Inclusão torna-se mais radical e questionadora ao colocar todos os alunos para frequentar a mesma sala de aula."
O Ensino e a nova forma de ensinar deve reconhecer:
"Caráter multidimensional dos problemas e das soluções."
"Propor um currículo no qual as diferenças não sejam escondidas, mais reveladas e compreendidas como importantes para o avanço do pensamento plural."
"A distinção entre integração inclusão é um bom começo para esclarecermos o processo de transformação das escolas."
"Porquês da efetivação da inclusão escolar, questões temáticas: a questão da identidade versus diferença, a questão legal e a questão das mudanças."
"Assegura que o fracasso dos alunos e a exclusão encontram-se originados no próprio cerne da escola, que não admite o seu erro e reluta em promover práticas que avaliam as lógicas de como o ensino está sendo ministrado."
"Identidade x Diferença - Sentimentos como tolerância e o respeito podem estar nutridos de valores prepotentes, podem se traduzir como um preconceito velado, subentende-se que marcam certa superioridade daquele que tolera e respeita o aluno deficiente."
"Ação educativa - Eixos - Convívio com a Diferença e Aprendizagem - Experiência relacional participativa - produz sentido para o aluno - contempla sua subjetividade."
"A diferença nas Escolas = ruptura com o padrão elitista - a identidade do aluno é considerada importante"
"A diferença produz, positivamente, novas posturas na sociedade, por meio de lutas pela promoção da igualdade."
Legislações importantes: C.F. de 1988; Lei 9.934/96; Decreto 6.094 - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Decreto 7.611/11 - Educação Especial e o atendimento educacional especializado, Decreto 7.612/11 - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
"Salas de aulas - acolhimento como um direito resguardado e inalienável."
"A inclusão é o melhor caminho para desenvolvê-lo, promovendo oportunidades de viver com dignidade no meio social."
"A inclusão torna-se uma via para vencer barreiras sociais como o preconceito, pois forma gerações mais preparadas para encarar a vida com seus percalços."
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Mantoan, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?
Vamos estudar para Prova de Promoção! - - - Algumas ideias do Texto
Doug Lemov – explora princípios fundamentais que podem moldar
o ensino de maneira eficaz. Princípios baseados na estrutura cognitiva humana,
que inclui a construção da memória de longo prazo e o uso eficaz da memória de
trabalho. Ele também destaca a importância de formar hábitos, pois eles
aceleram a aprendizagem, e ressalta que os alunos tendem a aprender aquilo a
que prestam mais atenção.
Doug Lemov – motivação como um fator social, sugerindo que a
interação entre alunos pode aumentar o interesse e o engajamento na
aprendizagem. O ator enfatiza a necessidade de construir relações fortes entre
professores e alunos como um componente central para um ensino eficaz. Essas
relações ajudam a criar um ambiente onde os alunos se sentem motivados e apoiados,
o que facilita um aprendizado mais profundo.
Doug Lemov – aulas organizadas de maneira mais estruturada e
eficaz – com o objetivo de promover uma aprendizagem duradoura e significativa.
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