Tema: “Material Dourado e Soroban adaptado para alunos da Educação Especial e das Salas Convencionais”
Séries: 1º a 4º. série
Materiais Utilizados: Material Dourado de Madeira ou confeccionado em papel reciclado e Soroban adapatado para cegos.
Conteúdos Trabalhados: Sistema de Numeração Posicional e as Quatro Operações.
O Algoritmo da Adição
O algoritmo convencional da adição
Atividades:
- Representar no Soroban e Material Dourado o número 123 utilizando o material base 10.
- Colocar o número 19 nos mesmos instrumentos.
- Como somar esse números?
- Deixe que discutam e concluam sobre a necessidade de trocar 12 unidades por 1 dezena e 2 unidades.
Ao Professor:
- Trabalhar com a decomposição de números para que os nossos alunos compreendam o nosso sistema de numeração, explicitando: 123 = 100 + 20 + 3, são 1 centena, 2 dezenas e 3 unidades, ou mesmo são 123 unidades;
- No SOROBAN é essencial trabalhar com os alunos as unidades para que eles compreendam a operacionalização dentro da posição que o número ocupar;
- Conhecer a escrita na base 10 é essencial, 1 x 102 + 2 x 101 + 3 x 100 = 100 + 20 + 3 = 123;
- Saber que todo número elevado a 1 é igual a base;
- Saber que todo número elevado a 0 é igual a um;
- Representar em um quadro o algoritmo da soma.
Centena (C) | Dezena (D) | Unidade (U) |
1 | 2 | 3 |
+ | 1 | 9 |
Ao Professor:
- As unidades são: 3 + 9 = 12, neste caso o professor deve deixar claro aos alunos que devem ser trocados 10 cubinhos por 1 barra que equivale as mesmas 10 unidades;
- Na casa das dezenas teremos então 3 barras mais 1 barra que foi obtida pela troca de 10 cubinhos;
- Na centena temos apenas uma placa com 100 partes iguais;
- É importante este registro por parte do aluno e do professor após a correção ou explicações no quadro negro.
A multiplicação como Adição de Parcelas iguais
Para realizar a técnica operatória da Multiplicação usaremos o recurso ao SOROBAN adaptado para cegos e o Material Dourado onde os números serão decompostos em suas diversas ordens de unidades, dezenas, etc.
Centena | Dezena | Unidade |
1 | 3 | |
X | 3 |
Ao Professor:
- 3 x 3, corresponde a 3 conjuntos com 3 cubinhos cada, portanto são 9 unidades;
- 3 x 1, corresponde a 3 conjuntos com 1 barra (dezena) que representa 10 unidades, portanto 3 dezenas;
“Fazendo Trocas para Subtrair”
Objetivo:
Efetuar, pela técnica do recurso à unidade de ordem superior, a subtração de dois números quaisquer, menores que mil.
1º. ) Ação: Colocar no SOROBAN a representação do número 325 e com o Material Dourado e fazer o registro.
Centena | Dezena | Unidade |
3 | 2 | 5 |
2º.) Ação: Trocar uma ficha média (dezena) por 10 fichas pequenas (unidades).
Ao Professor:
· Trocar 1 barra (dezena) por 10 cubinhos (unidades), logo teremos 15 unidades;
· Logo restará 1 barra (dezena);
3º.) Ação: Trocar uma ficha grande (centena) por 10 fichas médias (dezenas).
- Troca 1 placa (centena) por 10 barras (dezena), logo teremos 11 barras;
- Restam 2 placas (centena);
4º.) Ação: Retirar do SOROBAN adaptado para cegos e do Material Dourado que correspondem ao número 157 e verificar:
- Devolver 7 cubinhos, restam então 8 cubinhos na casa da unidade;
- Devolver 5 barras, restam 6 barras na casa da dezena;
- Devolver 1 placa, resta 1 placa na casa da centena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário