Atividades interessantes para 8º. Série/9º. ano
1º.) O professor Raul propõe aos seus alunos organizar o conjunto de todos os polígonos (polígono é uma figura formada pela junção de segmentos de reta, extremidade a extremidade) que existem organizando-os em classes de equivalência segundo o critério do número de lados. Nesse caso:
a) Quais seriam as classes de equivalência?
b) Qual seria o mostruário do conjunto dos polígonos?
(Questão Aberta)
2º.) Escreva a seqüência dos números primos menores do que 30. (Questão Aberta)
3º.) Verifique a fração geratriz da dízima periódica: 2,7777....Relacione esta fração a sua forma mista correspondente.
a) 25/9 esta relacionada a 2 7/9
b) 25/9 esta relacionada a 1 7/9
c) 25/9 esta relacionada a 3 7/9
d) 25/9 esta relacionada a 5 7/9
4º.) Há algumas informações na Astronomia que são muito importantes em diversos cálculos. Na área da física utilizamos muitas delas, como: raio da terra, seis milhões de metros e a distância entre a terra e a lua, quatrocentos milhões de metros. Qual deve ser a representação em notação destas informações?
a) 6.106 e 4.108
b) 6.105 e 4.107
c) 6.107 e 4.109
d) 6.108 e 4.105
5º.) Ao estudarmos em geografia o assunto grandes populações do nosso planeta terra, iremos observar números que impressionam pela sua magnitude. Temos: as populações aproximadas da China (Ásia) e da Índia (Ásia), respectivamente 1,4.109 e 1.109 bilhão de habitantes.
a) 1400000000 e 1000000000
b) 140000000 e 1000000000
c) 1400000000 e 100000000
d) 14000000000 e 100000000
6º.) Na ciência da computação, o byte é a unidade básica de armazenamento de memória do computador. Um byte é geralmente composto por oito bits. Quantas informações podem armazenadas em um byte?
a) 28 ou 256 informações
b) 24 ou 16 informações
c) 8
d) 128
7º.) Há uma seqüência de quadradinhos que pode ser construída de acordo com a tabela abaixo:
1º. | 2º. | 3º. | 4º. |
1 quadradinho preto | 2 quadradinhos pretos | 3 quadradinhos pretos | 4 quadradinhos pretos |
Nenhum branco | 2 brancos | 6 brancos | 12 brancos |
Analisando e dispondo esses dados em uma nova tabela teremos:
Posição ocupada pela Figura | Total de quadradinhos brancos | Total de quadradinhos pretos | Total de quadradinhos brancos e pretos |
1º. | 1 | 1 | 0 |
2º. | 4 | 2 | 2 |
3º. | 9 | 3 | 6 |
N | n2 | n |
Para definirmos o número total de quadradinhos brancos e pretos devemos generalizar em relação á regularidade observada como:
a) n2 – n
b) 2.n – n
c) 3.n + n
d) n.n.n – n
8º.) O gráfico abaixo indica o total de votos, em milhões, obtidos por cinco candidatos a governador de um Estado brasileiro:
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar que:
a) O candidato A obteve 210000000 de votos.
b) O candidato B obteve 970000 votos.
c) O candidato C obteve 194000000 de votos.
d) O candidato D obteve 205000 votos.
9º.) Oscar esta pensando como se vestir para o trabalho. De quantas maneiras diferentes ele poderá fazê-lo?
10º.) Analise as seguintes afirmações a respeito do conjunto dos números racionais Q:
I. Todo número natural é racional.
II. Todo número inteiro é racional.
III. As dízimas periódicas não são números racionais.
Pode-se afirmar que:
a) Apenas a afirmação I esta correta.
b) Apenas a afirmação II esta correta.
c) Apenas a afirmação III esta correta.
d) As afirmações I e II estão corretas.
11º.) Considere as medidas dos triângulos abaixo:
Triângulo I: 5, 12 e 13.
Triângulo II: 6, 8 e 13.
Triângulo III: 8, 15 e 16.
Pode-se afirmar que:
a) Os triângulos I, II e III são retângulos.
b) O triângulo I é retângulo, o II é acutângulo e o III é obtusângulo.
c) O triângulo I é acutângulo, II é retângulo e o III é obtusângulo.
d) O triângulo I é retângulo, o II é obtusângulo e o III é acutângulo.
12º.) Ao trabalhar a história da matemática, dentro do assunto álgebra o professor Carlos contou um pouco da vida de Diofanto que viveu por volta do ano 250 d.C. e que produziu trabalhos extremamente originais para sua época. Após ter feito alguns comentários sobre as considerações da sua obra chamada de Arithmetica e ser também ele considerado por alguns o pai da Álgebra, propôs como atividade a resolução de um problema onde inicialmente os alunos deveriam equacioná-lo:
Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados, uma fileira de pérolas escapou e a sexta parte ao solo caiu, a quinta parte na cama ficou, um terço pela jovem se salvou, a décima parte o namorado recolheu e com seis pérolas o colar ficou, diga-me, caro aluno leitor, quantas pérolas tinham o colar dos namorados? (Questão Aberta)
13º.) Observando o gráfico abaixo, verifique em que regiões do mundo diminui a porcentagem de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia no período de 1987 a 1993?
a) Sul da Ásia, América Latina e Caribe e África Subsaariana.
b) Sul da Ásia, Leste Asiático e Pacífico, Oriente Médio e África do Norte.
c) Europa, Sul da Ásia, Oriente Médio e África do Norte.
d) Leste Asiático e Pacífico, Europa e Ásia Central e Sul da Ásia.
14º.) Analise as afirmações a seguir, a respeito do conjunto dos números inteiros (Z) e do conjunto dos racionais (Q):
I – Os números -4, -2, 0 e 7 pertencem ao conjunto Q.
II – Os números -4, 3, -4 e 7 pertencem ao conjunto Z.
III – Os números 4, -2, 1, 0 e 7 pertencem ao conjunto Z.
Pode-se afirmar que:
a) apenas I esta correta.
b) Apenas II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) Todas estão corretas.
15º.) Se Antônio ganhar o triplo das moedas que tem agora, ficará com 180 moedas. Com quantas moedas Antônio ficará?
a) x + 3. x = 180
b) 3.x = 180 – x
c) 3.x = 180
d) x = 180 : 3
16º.) Há uma história bastante conhecida e interessante, segundo a qual Gauss, com cerca de 10 anos de idade, teria efetuado o cálculo da soma dos 100 primeiros números naturais a partir de 1. Ele percebeu em poucos segundos que a soma da primeira com a última parcela era igual à soma da segunda com a penúltima, que também era igual à soma da terceira com a antepenúltima, e assim por diante; cada um desses pares de parcelas tem soma igual a 101. Qual a conclusão que Gauss chegou em relação á soma das 100 parcelas? (Questão Aberta).
17º.) Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. Quanto vale a soma dos ângulos internos de um pentágono convexo? Quanto vale a soma dos ângulos internos de um octógono convexo?
a) 360º e 540º
b) 540º e 900º
c) 540º e 1080º
d) 540º e 720º
18º.) Sabemos que um triângulo não tem diagonais e que um quadrilátero tem duas diagonais. Quantas diagonais poderemos observar no interior de um pentágono? E de um hexágono?
a) 5 e 9
b) 5 e 14
c) 9 e 14
d) 5 e 20
19º.) Um inspetor recebeu 120 pastas com contas para analisar. Na primeira semana, analisou 2/3 do número total. Na segunda semana, ¾ do número restante. Ainda falta analisar quantas pastas?
a) 10 pastas à analisar
b) 20 pastas à analisar
c) 30 pastas à analisar
d) 40 pastas à analisar
20º.) Você sabia?
Um hambúrguer demora de 3 a 4 horas para ser digerido; uma salada verde, 2 horas; um prato de sopa, 1 hora; um sorvete de frutas, 5 minutos. Uma boa forma de saber se você está acima do seu peso é calcular seu IMC (Índice de Massa Corpórea). Calcule assim: divida seu peso pelo quadrado da sua altura. Ricardo deseja saber o seu IMC, ele pesa 99 kg e sua altura é de 1,60m, ele sabe que está obeso e necessita verificar se atingiu índices de obesidade leve, entre 25 e 30; obesidade moderada, entre 30 e 40 e obesidade grave, acima de 40. Vamos ajudar Ricardo a verificar seu índice e a sua classificação no IMC?
a) aproximadamente IMC = 39, obesidade grave
b) aproximadamente IMC = 39, obesidade moderada
c) aproximadamente IMC = 38, obesidade leve
d) aproximadamente IMC = 38, obesidade grave
21º.) Dois números têm soma igual a 1 e o produto igual a -2. Determine esses números.
a) -1 e 3
b) -1 e 9
c) -1 e 2
d) -1 e -2
22º.) Quais dentre os seguintes prismas retos de base triangular, representados na malha quadriculada, são semelhantes?
a) 1 e 3 são semelhantes.
b) 1 e 3 e 3 e 4 são semelhantes.
c) 1 e 3 e 4 e 5 são semelhantes.
d) 4 e 5 são semelhantes
23º.) Considere que o triângulo ABC, na figura original do exercício anterior, seja eqüilátero e que AB = 2 cm. Nesse caso, calcule a área de ABC. (Questão Aberta)d)
24º.) Qual tipo de quadrilátero é NECO?
e) NECO é também um trapézio isósceles, assim como TUBA.
f) NECO é também um quadrado, assim como TUBA.
g) NECO é também um trapézio escaleno, assim como TUBA.
h) NECO é também um retângulo, assim como TUBA.
25º.) Observe a figura que representa a ampliação do polígono ABCDE, realizada com base nas linhas convergentes a um ponto F. Suponha que F esteja distante 6 cm de B e 9 cm de B’ e seja AB = 2 cm, quanto mede A’B’?
a) 3 cm
b) 4 cm
c) 3,5 cm
d) 4,5 cm
26º.) Qual é a área do retângulo abaixo, se o número x for igual a 8?
a) 305
b) 306
c) 307
d) 304
27º.) A soma de certo número positivo com 3 é elevada ao quadrado, e o resultado final é 64. Descubra qual é esse número?
a) 7
b) 9
c) 5
d) 4,5
28º.) Determine uma fórmula para o cálculo do número de bolinhas de cada figura em função do número da figura (chame o número da figura de n).
a) 2 (n+2) + 2 (n+3) – 4
b) 2 (n+2) + 2 (n+1)
c) (n+3) (n+2) – n (n+1)
d) 2.n + 4
29º.) As latas de refrigerante são confeccionadas com folhas de alumínio.O Brasil é um dos países que mais recicla esse tipo de material no mundo. Segundo a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de latas de Alta Reciclabilidade), o Brasil produziu cerca de 10 bilhões de latas de alumínio em 2005, e reciclou cerca de 96% desse total. Considerando a um cilindro reto, determine o volume em ml da lata de alumínio representada abaixo:
30º.) Como devo escrever em linguagem algébrica as duas situações apresentadas nas balanças abaixo:
a) x + y = 2500 e x = y + 500
b) y = y + 2500 e y = y + 500
c) x = x + x + 2500 e y = y + y + 500
d) 2.x + 2500 e 2.y = 500
Não tem as respostas???
ResponderExcluirNão tem as respostas???
ResponderExcluir