segunda-feira, 7 de março de 2011

Cálculo Mental - 1o. Parte


Fonte: Revista Nova Escola: “A origem da vida”, página 50, “Cálculo Pensado”.

“Contas devem ser apresentadas soltas, sem contextualização, as contas não só podem como devem ser apresentadas isoladamente, sem contextualização. Á primeira vista, isso talvez soe estranho, mas o que se busca com esse tipo de atividade é a discussão dos procedimentos aplicados, o sentido das operações. Então nada de problematizar, contextualizar com situações cotidianas”.  

Sites sugeridos pela Revista Nova Escola:

·         www.ne.org.br/matematica;
·         www.ne.org.br/interacao;
·         profadjr@hotmail.com;
·         danielap@superig.com.br e
·         pri.mon@terra.com.br.


“O pensar matemático por si só já é motivador” Priscila Monteiro




Cálculo Mental Exato e Estimado

Autores: César Coll e Ana Teberosky

Fonte: “Aprendendo Matemática”, Editora Ática, 2000





1º. Parte



1º.) Como expressar as estratégias de cálculo: para expressar a maneira de calcular, por exemplo a adição de 75 + 99, podemos:


a)      Usar uma linguagem abreviada, sem palavras:


75 + 99 = 75 + 100 – 1 = 174.


b)      Usar uma linguagem detalhada, embora também sem palavras:   

75 + 99 = 75 + 99 + (1 – 1) = 75 + (99 + 1) -1 = 75 + 100 -1 = 174   


c)      Usar palavras:


“Adiciono 100 mais 75, obtenho 175; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é 174”.


2º.) Que efeito o arredondamento tem sobre o resultado

a)      Se formos calcular: 75 x 99, arredondamento, em vez de 75 x 99, multiplicamos 75 x 100 = 7500. Ao multiplicarmos 75 x 100, obtemos um número com 75 unidades a mais que o que obtemos a multiplicar 75 x 99. Logo, para se obter o resultado de 75 x 99 multiplicando em seu lugar 75 x 100, devemos subtrair 75 unidades do resultado.

75 x 99  =  75 x 100 – 75




b)      Suponhamos agora que queremos calcular 175 – 99. Da mesma forma que antes, fazemos as duas subtrações, 175 – 100 e 175 – 99, e compararmos os resultados. Observamos que ao fazermos a segunda subtração devemos acrescentar uma unidade ao resultado.    

    
175 – 99 = 175 – 100 + 1   


3º.) Como fazer adições mentalmente:   

Podemos escolher várias estratégias. Por exemplo, para calcular mentalmente 24 + 26, podemos proceder como mostramos a seguir. 

a)      Decompondo um número e acrescentando sucessivamente da esquerda para a direita:   

24 + 26 = 24 + (20 + 6) = 44 + 6 = 50   

b)      Decompondo os dois números e reagrupando os primeiros algarismos, segundos, etc.:

24 + 26 = (20 + 4) + (20 + 6) = (20 +20) + (4 + 6) = 40 + 10 = 50  

c)      Compensando os números, acrescentando a um deles o que se tira do outro:   

24 + 26 = 25 + 25 = 50   

d)     Arredondando para completar a dezena e corrigindo depois do resultado:    

24 + 26 = 24 + (30 -4) = 50      


Atividades:    

1º.) Expressar usando uma linguagem abreviada(sem palavras) as adições abaixo:  

a)      175 + 99 = __________ + 100 - ________ = 274
b)       25  + 99 = __________ + 100 – 1 = _________
c)       35  + 99 = 35 + ________ -1 = ___________
d)     225 + 99 = 225 + 100 – 1 = ____________








2º.) Utilizando palavras, descreva as adições abaixo:   

a)      95 + 99 = “Adiciono 100 mais _____. Obtenho 195; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é ______ .
b)      45 + 99 = “Adiciono ______ mais ______. Obtenho 145; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é 145.     
c)      15 + 99 = “Adiciono _____ mais 15. Obtenho 115; desse resultado tiro ___, que é o que adicionei a mais. O Total é 114.    



Atividades pelo PCOP de MATEMÁTICA do Ciclo Fundamental II – Lúcio Mauro Carnaúba – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br .

Sugestão de material para uso dos professores da Recuperação Paralela da 5º. Série.    


      

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