Fonte: Revista Nova Escola: “A origem da vida”, página 50, “Cálculo Pensado”.
“Contas devem ser apresentadas soltas, sem contextualização, as contas não só podem como devem ser apresentadas isoladamente, sem contextualização. Á primeira vista, isso talvez soe estranho, mas o que se busca com esse tipo de atividade é a discussão dos procedimentos aplicados, o sentido das operações. Então nada de problematizar, contextualizar com situações cotidianas”.
Sites sugeridos pela Revista Nova Escola:
“O pensar matemático por si só já é motivador” Priscila Monteiro
Cálculo Mental Exato e Estimado
Autores: César Coll e Ana Teberosky
Fonte: “Aprendendo Matemática”, Editora Ática, 2000
1º. Parte
1º.) Como expressar as estratégias de cálculo: para expressar a maneira de calcular, por exemplo a adição de 75 + 99, podemos:
a) Usar uma linguagem abreviada, sem palavras:
75 + 99 = 75 + 100 – 1 = 174.
b) Usar uma linguagem detalhada, embora também sem palavras:
75 + 99 = 75 + 99 + (1 – 1) = 75 + (99 + 1) -1 = 75 + 100 -1 = 174
c) Usar palavras:
“Adiciono 100 mais 75, obtenho 175; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é 174”.
2º.) Que efeito o arredondamento tem sobre o resultado
a) Se formos calcular: 75 x 99, arredondamento, em vez de 75 x 99, multiplicamos 75 x 100 = 7500. Ao multiplicarmos 75 x 100, obtemos um número com 75 unidades a mais que o que obtemos a multiplicar 75 x 99. Logo, para se obter o resultado de 75 x 99 multiplicando em seu lugar 75 x 100, devemos subtrair 75 unidades do resultado.
75 x 99 = 75 x 100 – 75
b) Suponhamos agora que queremos calcular 175 – 99. Da mesma forma que antes, fazemos as duas subtrações, 175 – 100 e 175 – 99, e compararmos os resultados. Observamos que ao fazermos a segunda subtração devemos acrescentar uma unidade ao resultado.
175 – 99 = 175 – 100 + 1
3º.) Como fazer adições mentalmente:
Podemos escolher várias estratégias. Por exemplo, para calcular mentalmente 24 + 26, podemos proceder como mostramos a seguir.
a) Decompondo um número e acrescentando sucessivamente da esquerda para a direita:
24 + 26 = 24 + (20 + 6) = 44 + 6 = 50
b) Decompondo os dois números e reagrupando os primeiros algarismos, segundos, etc.:
24 + 26 = (20 + 4) + (20 + 6) = (20 +20) + (4 + 6) = 40 + 10 = 50
c) Compensando os números, acrescentando a um deles o que se tira do outro:
24 + 26 = 25 + 25 = 50
d) Arredondando para completar a dezena e corrigindo depois do resultado:
24 + 26 = 24 + (30 -4) = 50
Atividades:
1º.) Expressar usando uma linguagem abreviada(sem palavras) as adições abaixo:
a) 175 + 99 = __________ + 100 - ________ = 274
b) 25 + 99 = __________ + 100 – 1 = _________
c) 35 + 99 = 35 + ________ -1 = ___________
d) 225 + 99 = 225 + 100 – 1 = ____________
2º.) Utilizando palavras, descreva as adições abaixo:
a) 95 + 99 = “Adiciono 100 mais _____. Obtenho 195; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é ______ .
b) 45 + 99 = “Adiciono ______ mais ______. Obtenho 145; desse resultado tiro 1, que é o que adicionei a mais. O total é 145.
c) 15 + 99 = “Adiciono _____ mais 15. Obtenho 115; desse resultado tiro ___, que é o que adicionei a mais. O Total é 114.
Atividades pelo PCOP de MATEMÁTICA do Ciclo Fundamental II – Lúcio Mauro Carnaúba – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br .
Sugestão de material para uso dos professores da Recuperação Paralela da 5º. Série.
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