Nome da Atividade: “Dobradura do Pentágono Regular e Construção de Mosaicos”
Séries: 7º. e 8º. séries
Conteúdos: Geometria Plana: tira de papel de 2 cm na forma de um Retângulo para realizarmos a dobradura do Pentágono Regular, medidas convencionais do S.I., Teoremas da Geometria Plana para justificar a impossibilidade de construção de Mosaicos.
Material Necessário: Papel reciclado.
- Ao professor:
· Entregar para cada Aluno uma tira de papel já cortada na medida de 2 cm de espessura;
· Bem devagar inicie a dobradura pedindo que todos dêem um nó nesta fita de papel, marcando o vértice superior do Pentágono na junção das partes;
· Pedir para que eles marquem o lado do Pentágono e carreguem o excesso de papel para trás;
· Repetir o mesmo procedimento para o outro lado;
· Marque com uma caneta os cinco vértices deste Pentágono.
Organização da Classe: Atividade coletiva proposta para um grupo de no mínimo cinco alunos.
Objetivos Gerais:
- Desenvolver habilidades de localização espacial;
- Estimular a coordenação viso motora e percepção de forma;
- Desenvolver o senso de observação, através da atenção e concentração;
- Observar a possibilidade de construirmos Mosaicos com Pentágonos Regulares no Plano.
- Ao professor:
- Propor que cada aluno faça a sua dobradura;
- Entregar uma folha de Sulfite para cada grupo de cinco alunos;
- Pedir que cada um dos alunos colem no papel sulfite o seu respectivo Pentágono de maneira que formem um Mosaico;
- Nos cabe como professores fazer as devidas argumentações acerca da impossibilidade de construirmos Mosaicos com Pentágonos Regulares.
Argumentações Teóricas:
- Teorema dos Ângulos Internos de um Polígono qualquer;
- Triangulação partindo de um vértice interno a este Polígono e estendendo a qualquer outro Polígono;
- Contagem de triângulos e aplicação de uma definição matemática axiomática;
- Cálculos matemáticos que comprovem as teorias envolvidas na construção de Mosaicos;
- Deixar claro ao aluno que em torno de um vértice temos uma volta completa de 360º;
- Observar junto com os alunos a diferença angular existente.
PCOP de Matemática do Ciclo II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
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