sábado, 12 de março de 2011

Situações de Aprendizagem

Algumas dicas para avaliar o raciocínio e a aprendizagem dos nossos alunos em Matemática:
·         Envolva-se em comunidades de Professores de Matemática,    
·         Procure valorizar tanto o processo de raciocínio quanto o processo final.
·         Procure não trabalhar sozinho com inovações em avaliação.    
·         Procure não fazer todas as mudanças em avaliação ao mesmo tempo.

Situações Problema/Números Naturais e Números Inteiros

1º.) Um número de quatro algarismos satisfaz às seguintes propriedades:
·         A soma dos quatro algarismos é 13.
·         O algarismo das dezenas é igual ao algarismo das unidades de milhares.
·         O algarismo das unidades é o dobro do algarismo das centenas.
Qual o número que você encontrou?

2º.) Qual o número que satisfaz às seguintes condições:  
·         É maior que 200.
·         É menor que 250. 
·         É divisível por 2, por 3 e por 5. 
·         Não é divisível por 7.        
    
3º.) Assinale as opções verdadeiras:   
(  ) O número zero é menor do que todo número inteiro positivo.
(  ) O maior número inteiro negativo é -1.     
(  ) -9 não é o simétrico de + 10.    
(  ) O antecessor de -6 é o -7.      
(  ) Entre -2 e 2 há somente  dois números inteiros.    
(  ) Não existe nenhum número inteiro positivo menor que 1.

4º.) Multiplique 36 por 42. Inverta os algarismos dos fatores e efetue 63.24. O que ocorreu?

luciocarnauba@ibest.com.br   




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