sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Avaliação em Processo/Sugestões

Questões
Habilidades
Observações/Grade
Recomendações do Professor

01
Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

02
Resolver problemas com números naturais que envolvam a adição e subtração.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

03
Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão. 
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

04
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como: km/m; kg/g; ...
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

05
Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração em situações relacionadas aos seus diversos significados.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

06
Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

07
Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
08
Identificar fração como representação que pode estar associada ao significado de parte-todo.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

09
Identificar fração como representação que pode estar associada ao significado de parte-todo.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

10
Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

11
Identificar frações equivalentes.
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.

12
Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples e gráficos de barras, que as representam, e vice-versa. 
São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.    
Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.







Grade de Correção
Questão 1


Categorias para Análise
Observação
O aluno responde corretamente.
56:4 = 14 e 14 x 10 = 140
Neste caso o aluno calcula primeiro o preço de uma caixa para depois calcular o preço de 10. (A)
O aluno  responde corretamente.
4:2 = 2 e 56:2 = 28
4 + 4 + 2 = 10
56 + 56 + 28 = 140
Neste caso o aluno utiliza a noção de proporcionalidade para calcular o preço de 10 caixas. Ou seja, calcula o preço de 2 caixas, que é metade do preço de 4, e depois adiciona esse valor a duas parcelas de 56. O professor pode apresentar e discutir outras maneiras de resolver esse mesmo problema ampliando o conhecimento desse aluno. (B)
O aluno identificou as operações que resolvem o problema, mas erra nos cálculos.
O professor pode trabalhar os procedimentos das operações com números naturais e retornar os problemas envolvendo a multiplicação e a divisão. (C)
O aluno faz apenas uma operação (a divisão ou a multiplicação).
É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente o enunciado do problema. O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais.  (D)
O aluno demonstra total falta de domínio da habilidade avaliada.   
O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais. (E)
O aluno deixou em branco a questão.
O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais. (E)

Nenhum comentário:

Postar um comentário