terça-feira, 25 de agosto de 2015

EDGAR MORIN 7 SABERES

5 comentários:

  1. Muito interessante. Pensar que nossa condição humana tem toda uma complexidade, uma multidimensionalidade, pois somos seres naturais, políticos, físicos, culturais, ...A ideia do enraizamento, cosmos, o físico e a ideia do desenraizamento, onde a cultura nos permite criar mecanismos de superação, exemplo a tecnologia. A ideia da unodualidade, somos biológicos e culturais.

    ResponderExcluir
  2. As disciplinas escolares são fragmentadas e a desfragmentação tem que partir da escola. Identidades terrena, a terra nossa pátria e o planeta um turbilhão em desenvolvimento. Pensamento policêntrico, universal. A ideia de mundo, uno - globalização, físico e dividido - solidariedade. O objeto global é o diálogo.

    ResponderExcluir
  3. Ensinar a compreensão, meio fim da comunicação humana. Incompreensões - sistemas, exemplo: as disciplinas que não se conversam, as ideologias políticas, ...As barreiras para compreensão são: o egocentrismo, etnocentrismo e o sociocentrismo que valorizam o eu, o meu e desvalorizam o outro.

    ResponderExcluir
  4. O bem pensar é a ética universal e a introspecção - autoexame é a ética individual. Precisamos ter bom senso e a intenção de compreender. Nós humanos precisamos também criar uma ética universal, valorizando a solidariedade, a compreensão e o diálogo. A escola é o local para que isso aconteça de fato.

    ResponderExcluir