segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dicas do QEdu - Muito Interessante!

Você sabia que existem pelo menos 4 fatores responsáveis pela desigualdade entre as escolas públicas do Brasil? Esse foi o tema de uma série de três artigos no Blog do QEdu nos últimos meses. Separamos os conteúdos mais lidos desde julho para que você fique por dentro dos temais mais relevantes para a educação no Brasil.

Diferenças regionais também aumentam desigualdade na educação

Quase 100% das escolas públicas com os piores resultados na Prova Brasil estão nas regiões Norte e Nordeste. Esse foi um dos resultados a que chegaram os pesquisadores Gabriel Correa e Isabel Opice no estudo sobre a desigualdade das escolas públicas no Brasil. Veja o último artigo da série.

Como ajudar a criança a não fazer mais cara feia pra Matemática?

A Matemática ainda é um bicho de sete cabeças para muitas crianças, principalmente para aquelas que não se dão bem com números. A consequência é que a criança pode crescer frustrada por não vencer este obstáculo. Veja como mudar essa realidade.

Dados do Censo Escolar 2014 estão disponíveis no QEdu

Apesar do número de escolas ter caído entre 2013 e 2014 (são 2033 escolas a menos no Brasil), a quantidade de escolas acessíveis para pessoas com deficiência aumentou de 41.600 para 44.453 unidades entre escolas públicas e particulares, urbanas e rurais.Conheça as principais novidades!

Veja a evolução das médias das escolas no Enem de 2009 a 2014

O Inep divulgou no dia 5 de agosto os resultados das escolas no Enem 2014. O time do +Enem Meritt, que também trabalhou no desenvolvimento do QEdu, lançou uma plataforma online, aberta e gratuita para que as escolas possam consultar rapidamente seus dados mais atuais. Saiba como ver as médias da sua escola.

Nível socioeconômico é fator de desigualdade entre escolas públicas

A condição socioeconômica das famílias exerce influência no aprendizado de diversas formas, como um menor acesso a atividades que estimulem o estudo, exposição a um vocabulário mais enxuto ou ainda falta de... Continue a leitura.

Desvendando a desigualdade nas escolas públicas do Brasil

Você já parou para imaginar se todas as escolas públicas do Brasil tivessem o mesmo nível de educação? Por enquanto, essa realidade ainda está muito distante. Isto porque, de acordo com um estudo feito pelos pesquisadores Gabriel Correa e Isabel Opice, ainda há grande desigualdade nas escolas públicas do Brasil. Leia mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário