quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dicas para professores que irão fazer a prova do Mérito

"Os sete saberes necessários à educação do futuro" - Edgar Moran (2000) - "Segundo Edgar Moran a comunicação está dominando todo o planeta, atravessando-o de todas as formas, como por exemplo, por redes sociais, telefones celulares e internet. Entretanto, paradoxalmente, a incompreensão entre as pessoas é geral. Diante dessa situação, afirma o autor, a compreensão tornou-se decisiva para os humanos e, por isso, deve ser uma das finalidades da educação do futuro. Nesse sentido, diz Morin, a ética da compreensão é a arte de viver que pede a todos nos que compreendamos a incompreensão."

Mario Sérgio Cortella (2011) - Ele observa que o saudosismo em relação a educação revela uma dificuldade em lidar com o que realmente deve ser enfrentado para construir, nos dias de hoje, uma escola ajustada aos interesses e necessidades de todos os que ela têm direito. 

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o EF Ciclo II e EM: documento de apresentação (São Paulo: SEE, 2012) coloca que as novas tecnologias da informação produziram uma mudança na produção, na organização, no acesso e na disseminação do conhecimento. A escola hoje já não é a mais a única detentora da informação e do conhecimento, entretanto cabe a ela preparar seu aluno para viver em uma sociedade em que a informação é disseminada em grande velocidade.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário