sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pensando no ENEM/2017!

3 práticas gerenciais que podem ajudar a escola após o ENEM

Muitas vezes, a gestão escolar permanece somente na esfera conceitual, isto é, na teoria, e tem pouco espaço na prática. Os resultados de práticas gerenciais bem elaboradas são extremante positivos no ambiente educacional. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que diretores, junto aos coordenadores e professores, tenham em mãos ferramentas de gestão que abranjam todo o ano letivo e não somente ter como data limite a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Abaixo, listaremos algumas dessas práticas que podem ajudar a escola após o ENEM:

Foque em um planejamento consistente

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico, o famoso PPP, consistente, facilita a vida não só dos gestores, mas também dos demais profissionais da escola. Se todas as estratégias estão bem definidas, isto levará a escola a uma atuação mais alinhada do corpo docente e dentro dos propósitos educacionais que a instituição visa. O período mais propício para iniciar essas atividades é justamente após o ENEM, visto que, dos grandes desafios do aluno restam somente as avaliações finais e o foco no último exame já foi deixado de lado. Ainda sobre o ENEM, não é preciso excluí-lo da pauta, muito pelo contrário, é preciso alinhar estratégias para melhorar os resultados no próximo ano.

Identifique novas possibilidades

A busca por qualidade educacional requer, sem sombra de dúvidas, investimentos certeiros. O período após o ENEM é um ótimo momento para verificar a viabilidade de novos investimentos e a manutenção e, se for o caso, ampliação daqueles já existentes e que são benéficos para a escola.
Essa é uma pauta coletiva e deve envolver gestores, coordenadores, professores, além, é claro, de os alunos e seus familiares. Uma boa forma de verificar a necessidade de investimentos é por meio da coleta de dados, verificando, em cada uma das esferas citadas, quais são as prioridades de manutenção, melhoria e aquisição para o próximo ano. Um bom exemplo a ser citado são os laboratórios de informática. É sempre bom avaliar a funcionalidade deles em relação à evolução da qualidade de ensino e como novas alternativas, como a compra de softwares educacionais, podem ajudar nessa tarefa.

Veja como melhorar o desempenho dos seus alunos no ENEM! Clique aqui e baixe nosso ebook gratuito!

Prepare-se para o ENEM com antecedência

As escolas que se destacam no ENEM sempre trabalham com práticas pedagógicas que focam no exame e criam um grande leque de estratégias para sistematizar esse processo, garantindo não só bons resultados, mas também a melhoria contínua destes. Muitas têm pontos em comum, como aulas em turno integral, aplicação de simulados mensais e trimestrais, a fim de ter subsídios para trabalhar em cima de erros e acertos dos estudantes. Isso proporciona a flexibilidade de criar forças-tarefas para suprir as lacunas de conhecimento apresentadas e garantir assim desempenho e resultados melhores.
Conforme mencionado acima, muitas vezes o período após a realização do ENEM não é tão aproveitado, o que deve ser mudado, de acordo com as inúmeras possibilidades de utilizar esse tempo para criar um planejamento administrativo-pedagógico qualificado e extremamente benéfico para todo o quadro escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário