quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CAEM/USP - Divulgação

 

Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2017


Leia com atenção os procedimentos de inscrição.

As inscrições serão confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).

Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

03 e 10/03
(6as feiras)

14h - 17h
Investigação de propriedades de alinhamento e concorrência por meio de áreas
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Alinhamento de três pontos e concorrência de três retas num único ponto são situações elementares e bastante frequentes numa Geometria Plana. Ainda assim, belos teoremas que tratam desses fatos, sobretudo nos casos em que os pontos e as retas estão associados a elementos de um triângulo, não são contemplados no currículo da Educação Básica. Nesta oficina, investigaremos essas duas situações geométricas estabelecendo uma conexão com o estudo de áreas de figuras planas; exploraremos uma situação análoga na Geometria Espacial; e discutiremos sobre contextos, estratégias e recursos didáticos necessários para uma possível inserção desses tópicos em sala de aula.
Duração: 6 horas
Público alvo:professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 2

11 e 18/03
(sábados)

09h - 12h
Resolução funcional gráfica de inequações com o auxílio do software GeoGebra
Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo)
Profa. Vera Helena Giusti de Souza (IME-USP)
Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo)
Resumo: Nessa oficina, apresentaremos uma abordagem de ensino para a resolução funcional gráfica de inequações, com o objetivo de colocar em discussão as regras para a resolução algébrica dessas inequações. A elaboração das atividades baseou-se nas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, segundo a qual um sujeito, para produzir e/ou comunicar as próprias ideias, em qualquer conteúdo matemático, precisa discriminar e utilizar pelo menos dois sistemas semióticos de representação, chamados registros. Nesta proposta, trabalhamos com os registros algébrico, gráfico e da língua materna. O algébrico porque é o mais usual nos livros e propostas didáticas. O gráfico porque, nos dias atuais, com o acesso a software gráfico, podemos dar outra visão da resolução de equações e/ou inequações, que ainda permite uma comparação com a resolução estritamente algébrica dessas inequações. O da língua materna porque é ela, no nosso entendimento, que auxilia a passagem de um registro para outro.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 30 (Oficina no CEC)
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 3

24 e 31/03
(6as feiras)

14h - 17h
Vamos conversar sobre avaliação em Matemática?
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de aplicação da FEUSP)
Resumo: é importante que professores reflitam sobre provas e outros instrumentos de avaliação da aprendizagem em Matemática. Nesta oficina, observaremos documentos oficiais e o que eles trazem sobre o tema "avaliação escolar". O foco será, porém, na análise e a criação de um instrumento (prova), além da vivência e discussão de outras situações avaliativas, tendo, como base, a experiência do ministrante e sua atuação na Escola de Aplicação da FEUSP. Como conteúdos centrais, utilizaremos Equações do 2o grau (Ensino Fundamental II) e Funções (Ensino Médio).
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 4

25/03
(sábado)

09h - 12h
Ensino de Programação e Conceitos de Ciência da Computação no Ensino Médio
Prof. Fabio Kon (CCSL - IME/USP)
Prof. Nelson Lago (CCSL - IME/USP)
Prof. Rodrigo Assirati Dias (Colégio Dante Alighieri)
Profa. Lucy Mari (Faculdade das Américas)
Resumo: Nosso objetivo é discutir a importância de se oferecer uma disciplina optativa de programação no Ensino Médio e as possibilidades profissionais e de prosseguimento nos estudos que essa disciplina permitiria. Discutiremos experiências em outros países e no Brasil e apresentaremos formatos nos quais essa disciplina poderia ser oferecida bem como explicaremos como os professores poderiam se capacitar para ministra-la. Em seguida, apresentaremos uma proposta concreta de material didático multimídia de acesso livre e gratuito baseado na linguagem Python que poderá ser adotado por professores interessados. Finalizaremos a oficina com uma parte prática no laboratório, onde as ferramentas e o material didático serão apresentados.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 50 (Oficina no CEC)
Taxa: R$ 20,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 10,00
Oficina 5

01/04
(sábado)

09h - 12h
Análise de algoritmos: uma introdução à ciência da computação
Prof. Waldemar W. Setzer (IME - USP)
Resumo:Em geral, muitas pessoas têm a ilusão de que usar um computador já dá um conhecimento sobre o que ele é e o que é um programa. Nesta oficina, faremos uma introdução aos algoritmos, que são a base de toda programação de computadores, não dependem deles e constituem um aspecto fundamental da ciência da computação (que não é o que se costuma chamar de "informática"). Esta oficina é parte do projeto Embaixadores da Matemática do IME. Tópicos que serão trabalhados durante a oficina: proposição de um problema: ordenação de números; resolução pelos participantes, em grupos de 2 ou 3, usando cartões e regras semelhantes às impostas por um computador; classificação das soluções: métodos de seleção, da bolha e da inserção; noção de complexidade no tempo, notação O() e análise desses métodos; método da ordenação por árvore binária; análise da complexidade: O(n.logn); comparação numérica com os métodos quadráticos; noção de algoritmo ótimo; o que é um algoritmo: descrição formal, programação; corretude, intratabilidade.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 6

08/04
(sábado)

09h - 12h
Atividades em Estatística
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Pretendemos discutir o uso de atividades no ensino-aprendizagem de Estatística para o Ensino Médio por intermédio dos seguintes tópicos: Estatística na escola e na sociedade; atividades em Estatística: sala de aula, mini aplicativos, planilhas, proposta de projetos, filmes e vídeos; portais de interesse; referências.
Duração: 3 horas
Público alvo: Professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 50
Taxa: atividade gratuita
Oficina 7

29/04, 13 e 20/05
(sábados)

09h - 12h
Educação matemática e neurociência no apoio à criança com discalculia - processos de aprendizagem e propostas de intervenção
Profa. Nicole Francisca Henriques dos Santos (UFABC)
Profa. Vivilí Maria Silva Gomes (UFABC)
Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é classificada como uma desordem estrutural na maturação das capacidades matemáticas. Dada a importância de uma formação interdisciplinar para o melhor aproveitamento, tanto do professor como do aluno, esta oficina sugere que a interlocução entre neurocientistas e educadores pode contribuir para um diagnóstico mais abrangente e confiável do perfil de habilidades e dificuldades dos educandos, facilitando o desenvolvimento de intervenções educacionais importantes. Uma adequada intervenção poderá auxiliar na aprendizagem de crianças com diagnóstico positivo para a DD, possibilitando a elas tanto uma melhora no rendimento escolar quanto uma melhor inserção social. Durante a oficina será apresentado um panorama geral sobre a DD, propondo-se intervenções que auxiliem no desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio de jogos.
Duração: 9 horas
Público alvo: professores de Matemática do Ensino Fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

08 e 15/05
(2as feiras)

14h - 17h
PA e PG na escolha de financiamentos
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Quando uma pessoa tem necessidade de financiar crédito para adquirir um empréstimo, abrir um negócio ou financiar um imóvel, é importante que ela conheça os principais sistemas de amortização disponíveis no Brasil: o SAC e a Tabela PRICE. Para isso, é fundamental saber trabalhar com juros e sequências. Nesta oficina, pretendemos, inicialmente, trabalhar com progressões aritmética e geométrica e suas propriedades. Posteriormente, desejamos compreender o funcionamento dos dois sistemas de amortização citados e abordar exemplos de como podemos liquidar uma dívida contratada para se obter crédito.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 9

16 e 23/05
(3as feiras)

14h - 17h
Contra a lógica não há argumentos
Danielle Guia de Souza (Aluna da Licenciatura do IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: A lógica dedutiva estabelece as bases necessárias para o pensamento e para o método científico, particularmente em Matemática constitui os fundamentos das provas e demonstrações matemáticas (Chauí, 1994). Além disso, segundo Lewis Carrol (apud SOARES e DORNELAS, 2007) "ela [a Lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas idéias numa forma acessível e ordenada e, mais valioso que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes [...]". Assim, nosso objetivo é introduzir conceitos de lógica dedutiva, como proposição, implicação e equivalência, que auxiliem os alunos não apenas na compreensão e análise de demonstrações matemáticas, mas também na argumentação lógica presente em todos os campos das Ciências Naturais e Sociais (DRUK, 1998), através de jogos e resolução de problemas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita 
Oficina 10

26/05 e 02/06
(6as feiras)

14h - 17h
Pavimentações do plano com pentágonos
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: O problema da pavimentação do plano por pentágonos intrigou matemáticos acadêmicos e não acadêmicos, particularmente desde o século passado. Mais de uma vez, pensou-se que a lista das pavimentações por pentágonos estivesse completa, quando então aparecia uma nova solução, tornando este problema cada vez mais célebre. A última das quinze soluções foi encontrada recentemente, em 2015. Nesta oficina, pretendemos explorar as propriedades geométricas de algumas dessas soluções, utilizando recursos diversos, inclusive o software Geogebra.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 20
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 11

27/05 e 03/06
(sábados)

09h - 12h
Estudo de lugares geométricos: Circunferência, Círculo e Esfera
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos apresentar o conceito de lugar geométrico e identificá-lo nas circunferências, círculos e esferas. Também é nosso objetivo estudar o seu significado na determinação de perímetros, áreas e volumes de tais figuras geométricas. Resolveremos e discutiremos os diferentes significados em problemas propostos no ENEM, SAEB e OBMEP, sobre estas figuras geométricas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 12

10/06
(Sábado)

09h - 12h
A Torre de Hanói nas aulas de Matemática
Profa. Carolina Sanches Piaia 
Profa. Vivilí Maria Silva Gomes (UFABC)
Resumo: Esta oficina pretende oferecer a oportunidade de exploração diferenciada do jogo Torre de Hanói de modo que o participante possa reconhecer, nas atividades propostas, diversos conceitos matemáticos envolvidos na resolução desse jogo e maneiras de usá-lo em sala de aula como auxiliar da aplicação de conhecimento. A oficina será organizada em etapas que contemplam a história e regras do jogo (expositiva), reconhecimento inicial (prática), exploração e observações (prática) e discussão com apresentação de métodos de resolução (roda de conversa).
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 13

12/06
(2as feiras)

14h - 17h
Ensino de Matemática com Lógica
Prof. Ernesto Rosa 
Resumo: No ensino da Matemática, a abordagem de conceitos e propriedades é feita com fatos isolados, memorizados e treinados, quando deveriam ser construídos com lógica. Como construir com lógica? Como construir conhecimento sistematizado? Qual é a interligação desse tipo de ensino tradicional com o nosso tipo de sociedade? Nesta oficina, pretendemos: analisar o sistema atual de ensino da Matemática, confirmando sua característica de transmissão de informações isoladas, a serem memorizadas e treinadas; sensibilizar o professor quanto a necessidade de construir cada conceito formando um tecido cultural que responda as três perguntas: de onde veio, para que serve e qual é a lógica; oferecer instrumentos necessários à operacionalização das aulas com construções lógicas e levando à sistematização do conhecimento.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 14

13 e 20/06
(3as feiras)

14h - 17h
O uso da calculadora na sala de aula
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin 
Resumo: O objetivo dessa oficina é propor atividades investigativas com o uso da calculadora visando desenvolver o pensamento matemático, ou seja, explorar situações envolvendo padrões e regularidades, tarefas que mobilizem propriedades das operações matemáticas e ofereçam oportunidades para a elaboração de conjecturas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00


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