segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Princípio Aditivo e Multiplicativo

Princípio Multiplicativo e Aditivo

1º.) Estão em cartaz 3 (três) filmes e 2 (duas) peças de teatro e, supondo que Carlos tenha dinheiro para assistir a apenas um evento, quantas opções diferentes Carlos tem para seu divertimento?

2º.) Se no problema anterior, Carlos tiver dinheiro para assistir um filme e uma peça de teatro, quantas opções ele terá para seu divertimento, sendo irrelevante qual ele assiste primeiro?  

3º.) Numa confeitaria há 5 (cinco) sabores de picolés e 3 (três) sabores de salgados. Suponha que Maria só tenha permissão para tomar um sorvete ou comer um salgado. Quantos são os possíveis pedidos que Maria pode fazer?    

4º.) Suponha que Lúcia vá a confeitaria e possa tomar um picolé e comer um salgado. Quantos pedidos diferentes Lúcia pode fazer?
   
5º.) Quantos são os anagramas de duas letras diferentes que podemos formar com um alfabeto de 23 (vinte e três) letras?     

6º.) De quantas maneiras podemos selecionar 1 (uma) consoante e 1 (uma) vogal de um alfabeto formado por 18 (dezoito) e 5 (cinco) vogais?    

7º.) Quantos são os anagramas de duas letras formados por uma vogal e uma consoante escolhidas dentre 18 (dezoito) consoantes e 5 (cinco) vogais?



Conclusões:     
1º.) Princípio Aditivo.
2º.) Princípio Multiplicativo.    
3º.) Princípio Aditivo.    
4º.) Princípio Multiplicativo.
5º.) Princípio Multiplicativo.

lciomauro.carnaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário