sábado, 26 de dezembro de 2015

Curso de Atualização - CAEM - 2016

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático


Período de inscrições: de 05/01/2016 a 19/02/2016

No primeiro semestre de 2016 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático".
Ementa: Diante de uma situação desafiadora, a criança é estimulada a organizar, representar e fazer abstrações com base em situações concretas. A resolução de problemas tem o objetivo de desenvolver um pensamento matemático que as capacite a enfrentar futuros problemas que poderão ser inéditos e complexos decorrentes das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. Para desenvolver a criatividade é necessário propor tarefas que as atraiam e que sejam desafiadoras, estimulando a autonomia e a imaginação. É importante que sejam propostos problemas abertos, que admitam várias soluções e estratégias, com uma linguagem acessível a todos, que favoreçam o aluno fazer conexões, conjecturas e generalizações e que provoquem novas questões e novos questionamentos.
Objetivos: Os problemas propostos serão baseados na heurística, na descoberta e na busca "incansável" do caminho que conduz à solução de uma situação que a princípio se desconhece. É necessário também desenvolver formas de pensar produtivas, ou seja, criar um ciclo iterativo de descrever, testar e rever interpretações matemáticas, bem como identificar, integrar, modificar e aperfeiçoar conceitos matemáticos.

Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores de matemática de Ensino Fundamental I e professores de Matemática em geral, de preferência da rede pública de ensino.
Carga horária: 30h.
Número de vagas: 50
Número mínimo para realização do curso: 10
Avaliação: Em cada encontro será proposta uma atividade no valor de 1,0 ponto. Além disso, os participantes, separados em grupos, deverão fazer um trabalho que constará da elaboração de atividades sobre um tópico do curso para alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano).
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 27/02; 12/03; 02/04; 16/04; 07/05; 21/05; 04/06 e 18/06, sábados, das 08h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..
    O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.

Procedimento para inscrição no curso de atualização.
O processo de inscrições no curso de atualização tem quatro etapas:
1- Preencha formulário para fazer o cadastro no sistema Arquimedes. As pessoas que já têm cadastro no sistema Arquimedes, devem seguir diretamente para o passo 2;
2- Faça o login no sistema Arquimedes, clique em atividades e escolha a atividade que deseja participar, neste caso, o curso de atualização;
3 - Em seguida, no menu inicial do sistema, envie a documentação necessária (para selecionar arquivos, clique em "+ selecionar arquivos para upload"):
Documentos necessários (professor da rede pública ou particular): Cópias do último holerite , diploma de graduação em Matemática ou Pedagogia (frente e verso) e RG (frente e verso);
4- Feito isso, seus documentos serão analisados e você receberá outro e-mail de confirmação caso sua pré-inscrição seja aceita. Fique atento: neste primeiro momento você só estará pré-inscrito nas oficinas solicitadas. Após o término do período de pré-inscrição será feita a seleção dos participantes e, se selecionado, você receberá um novo e-mail de confirmação de matrícula.
Em caso de dificuldades na inscrição, entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br
Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dada preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia.
Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.



Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Nenhum comentário:

Postar um comentário