Ciências EF

2021



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Maria - - - Oitavos Anos A/B/C/D - - - Ciências

 E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: _________________________________________________Nº____ 8º ANO ABCD

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

TEMA: ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

_________________________________________________________________________

TEMAS:ECOSSISTEMAS OU BIOMAS, AMAZÔNIA, CERRADO, CAATINGA MATA ATLÂNTICA, PAMPAS E PANTANAL)

HABILIDADE: (EF07CI07)

VÍDEO AULA: (TV2.3/CMSP- 03, 10, 14, 17 e 24/05/21)


Se possível assista as aulas no CMSP do seu celular ou pela TV2.3;

Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

Se necessário, pesquise na internet ou em  livros didáticos ______________________________________________________________


✓ Bioma 

Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico de características específicas. O Brasil possui  seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.  

Amazônia – um território de, aproximadamente, 6,9 milhões de Km² que ocupa nove países: Brasil,  Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname. No Brasil ocupa,  aproximadamente, 4.196.943 Km², sendo assim, o maior bioma do país. A Amazônia destaca-se por sua biodiversidade, abrigando cerca de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas, por isso é  considerada a maior floresta tropical do mundo. 

Caatinga – de origem tupi-guarani, a palavra Caatinga significa “mata-branca”, devido à cor  predominante da vegetação. Esse bioma abriga grande biodiversidade e está localizado nos estados do  Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas  Gerais, ocupando, aproximadamente, 844 mil km2(11% do território brasileiro).  

Cerrado – é o conjunto das savanas brasileiras, caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados  e gramíneas. Está localizado nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins  e Goiás. Cobrindo, aproximadamente, 197 milhões de hectares do território brasileiro. A principal característica  desse bioma são os arbustos de galhos retorcidos e um clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra  seca.  

Mata Atlântica – bioma composto por um conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15%  do território brasileiro e abriga a grande biodiversidade, sendo a segunda maior floresta em extensão do Brasil,  formada de planaltos e serras, sua área abrange 17 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do  Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de uma parte do Paraguai e da Argentina. 

Pampa – também conhecido como Pampas, Campanha Gaúcha, Campos Sulinos ou Campos do Sul é  o único bioma brasileiro inserido em apenas um estado do Rio Grande do Sul e parte do Uruguai e Argentina. O  clima do Pampa é subtropical, apresenta as quatro estações de forma bem definidas e sua vegetação é  marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. 

Pantanal – é o menor bioma brasileiro, porém é a maior planície de inundação do mundo, ocupando, aproximadamente, 250 mil km². Essa região possui grande biodiversidade, contudo, muitos animais desse  bioma estão ameaçados de extinção, tais como: a onça-pintada, a onça-parda, o cervo-do-pantanal, a arara  azul e muitos outros. Esse bioma está localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e abrange os estados  brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e uma pequena parte da Bolívia e do Paraguai. 

Referências:  Biomas – Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas.html 



  

https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/


CONHECENDO OS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS

A biosfera, região da Terra onde há seres vivos, é composta por milhões de espécies de seres vivos que se relacionam entre si. Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos. Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).





 


             A interação entre os seres vivos e o ambiente físico forma um ecossistema

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/conhecendo-os-fatores-bioticos-abioticos-um-ecossistema.htm#:~:text=Os%20seres%20vivos%20de%20uma,s%C3%A3o%20chamados%20de%20fatores%20abi%C3%B3ticos. 



ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS

Os ecossistemas terrestres e os aquáticos são caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo e atmosfera, nos ambientes, mantendo complexas relações entre si.

Os ambientes terrestres são influenciados pelas temperaturas anuais e pelas médias de pluviosidade (quantidade de chuvas), características importantes para a sobrevivência dos seres vivos nesses ecossistemas.

A maior parte da diversidade de vida do planeta encontra-se nos ecossistemas aquáticos. As propriedades físico-químicas das águas influenciam o tipo de vida nelas existente.

https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/ecossistemas-aquaticos-terrestres#:~:text=Os%20ecossistemas%20terrestres%20e%20os,mantendo%20complexas%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20si. 


 ATENÇÃO! COPIAR E RESPONDER OS EXERCÍCIOS NO CADERNO.


Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

cerrado  b. mangue   c. caatinga  d. pantanal

        2. O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbórea-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

cerrado   b. caatinga   d. floresta tropical   d. formação do pantanal

3. A Mata Atlântica é um bioma que vem sofrendo constante desmatamento desde a colonização do Brasil. Sua vegetação, por exemplo, apresenta apenas 7% da mata original.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta sobre a Mata Atlântica.

É uma floresta tropical e o pau-brasil é encontrado em toda a sua extensão.

Desde a colonização do país a Mata Atlântica passa por um processo de devastação e extrativismo, chegando a desaparecer em vários locais do país.

O clima e a baixa altitude de onde se localiza faz com que não haja grande diversidade no bioma.

Apresenta diversos ecossistemas, como Floresta Ombrófila Densa e Savana.

4. Responda.

O que é um bioma?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais os principais biomas existentes no território brasileiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.  Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Floresta Amazônica 

(2) Manguezal

(3) Mata Atlântica

(4) Caatinga

(5) Cerrado

(6) Pantanal

(7) Campos/Pampas


(___) Estado do Rio Grande do Sul

(___) Parte central do Brasil, estendendo-se por outras regiões.

(___) Zona costeira do Amapá até Santa Catarina.

(___) Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, na região mais próxima à costa brasileira.

(___) Parte da região Centro-Oeste do Brasil.

(___) Região Norte e parte das Regiões Nordeste e Centro-Oeste.

(___) Região Nordeste e também o norte de Minas Gerais.       


6. Defina 

Ecossistema marinho

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Ecossistema terrestre    

______________________________________________________________________________________________________________________________________


7. Dê um exemplo de fator biótico e abiótico.

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8. Pesquise e responda:

Qual é o nome do bioma ou ecossistema que você habita?

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E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sétimo Ano C - - - Professora Maria - - - Segundo Bimestre

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: _________________________________________________Nº____ 7º ANO C

PROFESSORA MARIA MONZANI

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

TEMA: A ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

_________________________________________________________________________

TEMAS: A VIDA E SUA ORGANIZAÇÃO, MÚSCULOS, OS SISTEMAS DO CORPO, SISTEMA NERVOSO E ORGANIZAÇÃO DE OUTROS SERES VIVOS.

HABILIDADE: (EF06CI06)

VÍDEO AULA: (TV2.3/CMSP- 03, 10, 14, 17 e 24/05/21)

 

    Se possível assista as aulas no CMSP do seu celular ou pela TV2.3;

    Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

    Se necessário, pesquise na internet ou em  livros didáticos ______________________________________________________________

 

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

 

Níveis de organização dos seres vivos constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida. À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na complexidade de cada nível. Neste texto conheceremos melhor cada um desses níveis estudados nas ciências biológicas, iniciando com o átomo e seguindo até a biosfera.

 

Célula: unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos apresentam células em sua composição. Elas podem ser divididas em dois grupos básicos: eucariontes e procariontes. As células procariontes não apresentam núcleo definido, estando o material genético disperso no citoplasma. As células eucariontes, por sua vez, apresentam núcleo definido, além disso, possuem organelas membranosas em seu citoplasma.

 

Tecido: conjunto de células que desempenham uma função específica. Diante dessa definição, fica claro que apenas organismos multicelulares podem apresentar tecidos. Nos seres humanos, os quatro tipos de tecidos básicos encontrados são: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Vale destacar que, diferentemente do que alguns pensam, plantas também possuem tecidos, como: epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema.

 

Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. Coração, baço, fígado e pâncreas são exemplos de órgãos encontrados no nosso corpo. Folhas, caules e raízes são exemplos de órgãos presentes nas plantas.

 

Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino.

 

Organismo: forma individual de um ser vivo. Um ser humano é um organismo.

 

População: conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em uma determinada região e em um determinado período. Um conjunto de girafas, vivendo em uma área da savana africana, representa uma população.

https://brasilescola.uol.com.br/busca?q=NIVEIS+DE+ORGANIZA%C3%87%C3%83O+DOS+SRES+VIVOS

 

 

 

 

 

MÚSCULOS

 

 

 

       Músculo cardíaco

O músculo cardíaco, também chamado de miocárdio, é o músculo que recobre o coração e permite os movimentos desse órgão, favorecendo o transporte de sangue e oxigênio para outros órgãos e tecidos do corpo, mantendo o bom funcionamento do corpo.

Esse músculo é classificado como involuntário, pois a sua função é desempenhada independente do desejo da pessoa. Além disso, apresenta estriações, podendo também ser chamado de estriado cardíaco, e é constituído por células alongadas e ramificadas que contraem de forma vigorosa e rítmica.

       Músculo liso

Esse tipo de músculo possui contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso.

      Músculo esquelético

O músculo esquelético é também um tipo de músculo estriado, no entanto diferentemente dos outros tipos de músculos, ele possui contração voluntária, ou seja, para que exista movimentação é preciso que a pessoa dê esse sinal para que exista a contração do músculo. Esse tipo de músculo está fixado aos ossos por meio dos tendões, permitindo que exista a movimentação dos músculos do braço, pernas e mãos, por exemplo.


                                            https://www.tuasaude.com/tipos-de-musculo/

 

 

 SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também está envolvido com a vocalização.

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/#:~:text=O%20sistema%20respirat%C3%B3rio%20fornece%20oxig%C3%AAnio,%2C%20traqu%C3%A9ia%2C%20br%C3%B4nquios%20e%20pulm%C3%B5es.

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.



SISTEMA CARDIOVASCULAR

→ Componentes do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:

    Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;

    Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.



https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm#:~:text=O%20sistema%20cardiovascular%2C%20tamb%C3%A9m%20chamado,cora%C3%A7%C3%A3o%20e%20pelos%20vasos%20sangu%C3%ADneos.

NEURÔNIOS

O que são (definição)

 

Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Estas células especializadas são, portanto, as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.

 

Características e funções dos neurônios

 

- Os neurônios possuem três partes principais: dendritos (onde ocorre a recepção das informações, é parte receptora do neurônio); corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular).

https://www.todabiologia.com/anatomia/neuronios.htm#:~:text=Os%20neur%C3%B4nios%20s%C3%A3o%20c%C3%A9lulas%20nervosas,e%20est%C3%ADmulos%20no%20corpo%20humano.

FUNGOS

Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.



 https://brasilescola.uol.com.br

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

  1. Explique com suas palavras , o que é um ser vivo?
  2. Escreva em ordem crescente os níveis de organização dos seres vivos?
  3. Quais são as funções de cada músculo?

a.    músculo estriado esquelético:

b.    músculo liso:

c.    músculo estriado cardíaco:

  1. Pensando em nosso esqueleto e em nossos músculos estriados esqueléticos, é possível concordar com a afirmação de que um sistema depende do outro para funcionar plenamente? Por quê?
  2. Qual a importância do oxigênio para o nosso corpo?
  3. Como o gás oxigênio e a glicose chegam a cada célula do nosso corpo?
  4. Qual é a função do nosso coração?
  5. Qual é a função dos neurônios?
  6. Como os neurônios se comunicam?
  7. O que são fungos?

Sejam todos bem-vindos!

Turmas: 7º C e 8º A, B e C.


EE. PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA

NOME: ________________________________Nº _____  ANO/TURMA: ________ 

PROFª MARIA MONZANI - CIÊNCIAS

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ATIVIDADE DE ACOLHIMENTO DE CIÊNCIAS

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  • COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FUNDAMENTAIS: FOCO, EMPATIA, RESPEITO, TOLERÂNCIA AO ESTRESSE E IMAGINAÇÃO CRIATIVA.

  • Leia o texto abaixo, pesquise se achar necessário.

  • Após a leitura, copiar o texto e também as questões no caderno e responder com muito capricho e carinho.

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⁠“Ter empatia é tão transformador. A empatia é capaz de nos libertar do nosso próprio mundo. É mais que se colocar no lugar do outro. É se permitir sentir o outro. Você entende aquilo que talvez sem empatia você não entenderia. Você se permite sentir uma dor ou uma felicidade que não é sua, mas se torna sua nesse momento. Você enxerga uma realidade que não é só sua. Você consegue sentir tudo, sem precisar passar pelo mesmo. É uma virtude que nunca é tarde para experimentar e praticar. A empatia transforma e une pessoas através do coração.”

Fonte: https://www.pensador.com/frase/Mjg1NzIzNA/ 

https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/instituto-ayrton-senna-fichas-de-acolhimento.pdf

  1. O que você aprendeu durante a quarentena?

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2, Quem te ajudou a desenvolver suas atividades remotas?

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3. Como você está se sentindo agora? Como está lidando com seus sentimentos?

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4. Como gostaria de se sentir daqui pra frente? 

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5. Preciso ter pensamento positivo nesse momento tão diferenciado que estamos passando? Justifique.

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6. Elabore uma frase de esperança para sua vida daqui pra  frente.

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IMUNIZAÇÃO: A VACINA NO ORGANISMO

HABILIDADE DESENVOLVIDA:  ( EF07CI10A)

PROFESSORA MARIA MONZANI/CIÊNCIA


A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo micro-organismo. A imunidade ativa dura muitos anos; a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular. Os anticorpos colhidos dos humanos são chamados imunoglobulina e os dos animais, soros. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas.


As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde. Segundo a especialista em saúde e Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, doenças como sarampo e pólio já foram eliminadas do nosso país, mas ainda acontecem em outros países, inclusive desenvolvidos. “Essas doenças já causaram sequelas gravíssimas em nossas crianças, como retardos de desenvolvimento e crescimento, paralisia infantil e surdez. Com a vacinação nos protegemos”.

A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.

“A vacina além de ser um mecanismo de proteção, evita o adoecimento, e sequelas irreversíveis como cegueira, surdez, paralisia infantil”, alerta a coordenadora. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 2 milhões e 3 milhões de mortes por ano.


Significado de Imunização

substantivo feminino Ação ou efeito de imunizar (fazer ficar imune): é necessário realizar a imunização contra a raiva. O processo de tornar o indivíduo protegido contra uma doença chama-se imunização, que pode ser ativa ou passiva. Normalmente, as formas ativas são duradouras ou até permanentes, e as formas passivas de imunização são transitórias.

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imuniza%C3%A7%C3%A3o  

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/32772-entenda-a-importancia-das-vacinas-na-prevencao-de-doencas 

www.dicio.com.br › imunizaca  







E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Professora Maria Monzani - Sextos Anos - Ciências

















Sexto Ano



E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
NOME: ___________________________________________________Nº____ 6ºANO____
PROFESSORA MARIA MONZANI

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
_________________________________________________________________________
TEMA: Transformações químicas
HABILIDADE: (EF06CI02 e EF06CI03)
VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 11 e 12/05/2020)
  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;
  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página ou na internet para responder seus exercícios.
___________________________________________________________________

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.

  1. Você o que é uma transformação química?
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Observe a imagem e responda a questão e responda às questões 2 e 3
Gelo derretendo em uma superfície azul
  1. O que você conseguiu observar na imagem apresentada? É uma transformação química ou física?
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___________________________________________________________________
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  1. Quais são as transformações que você encontra no seu dia a dia?
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VAMOS RELEMBRAR!!

  • Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias ou componentes diferentes.
Água e óleo formam mistura heterogênea (Foto: Wikicommons)
Água e óleo formam mistura heterogênea (Foto: Wikicommons)

Misturas Heterogêneas: são aquelas que apresentam duas ou mais fases. Seus componentes podem ser distinguidos através da observação visual, olho nu ou através de um microscópio.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. 
  1. De acordo com as aulas do (CMSP e TV 2.3), você sabe como separar os componentes de uma mistura heterogênea?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Qual é o método de separação de misturas mais usado em sua residência? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Você sabe o nome do processo utilizado para fazer o café? Qual o tipo de mistura você consegue identificar?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Você conhece outros processos para  separação  de misturas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. No cotidiano, é comum a utilização de alguns recursos para separar misturas, como ocorre quando filtramos a água ou coamos o café. Como é chamado o processo simples usado para separar sólidos numa mistura heterogênea como pedras do feijão, podendo utilizar como instrumento a mão, uma pinça etc?
  1. catação
  2. filtração
  3. decantação
  4. peneiração





Ciências - Professora Maria Monzoni - E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Sétimos Anos























Sétimo Ano A



E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A
PROFESSORA MARIA MONZANI

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
_________________________________________________________________________
TEMA: Propagação de Calor
HABILIDADE: (EF07CI02)
VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 12/05/2020)
  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;
  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página 200 ou na internet para responder seus exercícios.
___________________________________________________________________

Para que aconteça a propagação do calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

  • Observe a tirinha com muita atenção e responda a questão abaixo:


1. Quais são os processos de propagação de calor relacionados à fala de cada personagem?
  1. Convecção e irradiação.
  2. Condução e convecção.
  3. Irradiação e convecção.
  4. Irradiação e condução.


Observe a imagem e responda às questões 2,  3 e 4 de forma bem simples. 


2. De acordo com suas pesquisas, o que significa calor?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. De que maneira podemos receber calor?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O que significa propagar calor? Dê exemplos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







5. O que você acha que propaga o fogo nessa imagem?

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  • Chama-se isolante térmico a um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualar em suas temperaturas.

6. Marque um (X) somente nos materiais que são bons isolantes térmicos.

  1. (  ) vidro
  2. (  ) isopor
  3. (  ) colher de pau
  4. (  ) torneira
  5. (  ) placa de madeira
  6. (  ) bolsa térmica



  1. catação
  2. filtração
  3. decantação
  4. peneiração
JUNHO/2020


Sexto Ano



E.E "PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA"



NOME: ___________________________________________________Nº____ 6ºANO____

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

_________________________________________________________________________

TEMA: Transformações químicas

HABILIDADE: (EF06CI04 )

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 12/06)

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página 154 até 171 ou na internet para responder seus exercícios.

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Aula dia 12/06 -  MATERIAIS SINTÉTICOS


Material Natural: São encontrados na natureza e podem ser obtidos das plantas, dos animais e das rochas e utilizados diretamente como a natureza o oferece. 

 

Material sintético: São materiais totalmente produzidos pelo ser humano de forma artificial e não extraídos diretamente da natureza.   Um exemplo clássico seria os medicamentos que são elaborados sinteticamente em laboratório e que foram estudados cientificamente por muito tempo. Passaram por testes para verificação de sua eficácia e efeitos adversos ou colaterais.

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  • Após as explicações da aula no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:


  1. Você sabe o que é um material sintético? Dê exemplos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. O que você consegue identificar na imagem apresentada? Você consegue identificar o que é um material sintético e o que é um material natural?

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  • Pesquise no livro didático páginas 162 a 165 e responda às questões 3 e 4.

  1. Qual é a importância do petróleo na fabricação dos materiais sintéticos?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Por que é importante fazer o descarte de materiais em geral, principalmente o  plástico de forma correta e seletiva?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Escreva com suas palavras as diferenças entre materiais sintéticos e materiais naturais.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6. Observe as imagens e responda em cada questão se é um material sintético ou material natural.




a)_______________________________








b)____________________________






c) ____________________________




Sétimo Ano


E.E "PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA"



NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

_________________________________________________________________________

TEMA: Combustíveis e Máquinas

HABILIDADE: (EF07CI05)

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 15/06/2020)

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página 223 a 225 ou na internet para responder seus exercícios.

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  • Os combustíveis são substâncias químicas que, quando queimadas, liberam energia na forma de calor, essenciais para indústria e transportes.

  • As máquinas térmicas são facilitadoras das nossas atividades;

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Leia com atenção o texto abaixo:

 

Combustíveis e Máquinas Térmicas


Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. 

Os combustíveis estão intimamente relacionados ao desejo de uma população que desejava por melhores condições de vida, explorando fontes que serviram como verdadeiros motores para o desenvolvimento de uma revolução industrial inicialmente.

O desenvolvimento de novas tecnologias e a produção em larga escala motivou a busca por novos combustíveis. Nesse contexto, entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores movidos a vapor. Nos dias de hoje, após sofrer uma acentuada queda em seu uso, o carvão mineral dá sinais de recuperação com as crises do setor petrolífero.

 As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar as rodas de um trem.

Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.

Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás. 

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

Os primeiros automóveis usavam motores movidos a vapor de água, no fim do século XIX e início do século XX. Hoje os motores são movidos por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina. 

Os motores a vapor ainda são usados em alguns casos específicos como nas usinas termoelétricas, que produzem energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral, óleo e gás natural.

https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/aula-2-ciencias-da-natureza-7-o-ano/



  1. Você sabe o que significa o “termo” combustível? Justifique sua resposta.

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  1. Quais são os principais combustíveis que você encontra no seu dia a dia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1.  Ao longo dos anos a evolução da tecnologia facilitou nossas atividades diárias. Faça uma lista com pelo menos 5 máquinas tecnológicas atuais, que até a revolução industrial não existiam e explique sua função.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Durante o processo constitutivo da I Revolução Industrial, o _____________ _____________ destacou-se como o principal combustível e fonte de energia. Posteriormente, sobretudo ao longo do século XX, esse papel passou a ser desempenhado pelo _______________, fato que ocorre até os dias atuais, apesar de seu gradual processo de declínio.

 

  1. Vapor d’água e Gás natural

  2. Gás natural e Petróleo

  3. Petróleo e Etanol

  4. Carvão Mineral e Petróleo

  5. Carvão Mineral e Biocombustíveis


  1.  Para que uma combustão ocorra, três fatores são simultaneamente necessários:  combustível (gás oxigênio ), comburente e calor. Após ler essa afirmação e ter assistido as aulas no APP ou TV, pesquise em outras fontes (livros ou internet) e responda em seu caderno:


  • Você sabe que tipo de combustível é utilizado pelo trem “Maria Fumaça”?

 

A velha locomotiva faz o primeiro trajeto do dia, de São João del-Rei à Tiradentes (Foto: Haroldo Castro/Época )

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JULHO/2020


E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: ___________________________________________________Nº____ 6ºANO____

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

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TEMAS: Células e Funções / Das Células aos Sistemas

HABILIDADES: 

  • (EF06CI05) - Células e Funções - VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 15/06 e 22/06)

  • (EF06CI06) -  Das células aos Sistemas - VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 29/06 e 06/07)


  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático páginas 59 até  ou na internet para responder seus exercícios.

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Aulas dias  15/06 e 22/06   :Células e Funções


DEFINIÇÃO DE CÉLULAS: As células são a menor parte dos seres vivos com forma e função. Elas atuam de forma unida e integrada com diferentes funções, como produção de energia, transporte, proteção, estrutura e reprodução.

 

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  • Após as explicações das aulas no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:


  1. Você sabe o que é uma célula?

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  1. Quais são as funções das células?

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  1. Quais são as partes básicas de uma célula?

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  1. Observe as imagens das células abaixo e leia as páginas 63 e 64 do seu livro didático de ciências e responda às questões:


I- Célula vegetalObserve algumas das principais estruturas presentes em células vegetais.

II- Célula animalObserve algumas das principais estruturas presentes em células animais.

III- Célula bacterianaNas células procariontes, o material genético está disperso no citoplasma

  1. Qual ou quais das três imagens representa uma célula Eucarionte?

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  1. Procure o significado das seguintes palavras:

  • membrana plasmática=___________________________________________

  • citoplasma=____________________________________________________

  • material genético=_______________________________________________

  • parede celular=_________________________________________________

  • organelas citoplasmáticas=_______________________________________

5. Leia a página 60 e 61 do livro didático e responda às seguintes questões:

  1. Quais instrumentos podemos utilizar para visualizar as células?

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  1. Cite os tipos de microscópios que existem e descreva as partes principais de um microscópio comum ( composto).

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6. Produzir modelos é muito importante, pois é através deles que conseguimos visualizar e aprender sobre novas descobertas nas ciências. Agora vamos colocar a mãos na massa!!

  • Faça um desenho ou uma maquete bem criativa com materiais recicláveis de alguma célula que você aprendeu. Capriche!










E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA


NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

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TEMA: Máquinas térmicas e o mundo moderno

HABILIDADE: (EF07CI06 / )

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 22/06/2020)

TEMA: 4ª Revolução Industrial

HABILIDADE: (EF07CI*17)

VÍDEO AULA: (TV2.3/CMSP- 29/06/2020)

TEMA: Tecnologia no Cotidiano

HABILIDADES: (EF07CI15 e EF07CI06)

VÍDEO AULA: (TV2.3/CMSP- 06/07/2020)



  • Se possível assista as aulas no CMSP do seu celular ou pela TV2.3;

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página 200 a 215 e também na internet para responder seus exercícios.

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  • As primeiras máquinas a vapor dependiam da queima do carvão para funcionar, mas, com o passar do tempo, os derivados de petróleo, como gasolina e óleo diesel, passaram a ser usados em larga escala para o funcionamento dos veículos. Hoje, nossa sociedade necessita de combustíveis em muitos processos, acarretando dessa forma, em emissão significativa de gases do efeito estufa e outros poluentes nocivos à saúde dos seres vivos.


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Leia com atenção os textos abaixo e responda as questões abaixo:

 

  • Texto 1

 

 Máquinas Térmicas

Máquinas térmicas são máquinas capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas máquinas retira calor de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficiência da máquina. Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria.

 

No século passado, os cientistas estabeleceram de forma definitiva que o calor é uma forma de energia. No entanto, na Antiguidade já se sabia que o calor pode ser utilizado para produzir vapor e que este, por sua vez, poderia ser utilizado para realizar trabalho mecânico. Foi essa ideia que o inventor grego Heron teve no século I d.C. Heron construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente (vapor) que era proveniente do aquecimento da água.

Hoje, em linguagem moderna, o dispositivo criado por Heron é uma máquina térmica, ou seja, um dispositivo que transforma calor em trabalho mecânico. Contudo, o dispositivo criado por Heron não foi utilizado para produzir grandes quantidades de energia mecânica. Somente no século XVIII foram construídas as primeiras máquinas capazes de realizar trabalhos em grandes escalas, ou seja, trabalhos industriais.

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/maquinas-termicas.htm 


  • Texto 2

Petróleo

Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.

O petróleo, apesar de já ser conhecido anteriormente, passou a ser explorado em meados do século XIX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel. Na década de 70, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia e mesmo que atualmente seu uso esteja dando lugar a fontes alternativas de energia, ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo.

Origem

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que corresponde à substância oleosa, o petróleo.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/petroleo.htm

  1. De acordo com a aula sobre as máquinas térmicas e o mundo moderno e também a leitura dos textos acima, responda: Existe alguma máquina térmica na sua casa?

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  1. Atualmente, a nossa vida é muito impactada pelos plásticos, embalagens, sacolas e revestimentos de diversos equipamentos. Agora é com você? 

Pesquise de onde vem os plaśticos?

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  1. Qual é a origem do petróleo?

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  • Texto 3 

O que é a 4ª revolução industrial


...Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem.


Desenho do sistema ciberfísico

https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

  1. Qual é a diferença entre tecnologia e ciência?

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  1. Em sua opinião, atualmente qual é o problema a ser resolvido pela tecnologia? 

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  1. De acordo com o texto 3, o que significa a 4ª Revolução Industrial?

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  1. Além do armazenamento em nuvem, pendrive ou CD, qual é o dispositivo mais antigo que você conhece para “gravar dados”?

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  1. Relembrando o conceito de máquinas térmicas: 

  • As Máquinas térmicas usam a lei das Alavancas, que é uma máquina simples e que para realizar o seu trabalho necessita de um combustível.

Agora marque um (X) nas máquinas consideradas térmicas, de acordo com o que estudamos no CMSP e também através do livro didático.

  • Fogão (  )

  • Automóvel (   )

  • Torradeira elétrica (  )

  • Forno (  )

  • Geladeira (  )

  • Chuveiro elétrico (  )

  • Ar- condicionado (  )

  • Forno-microondas (   )

 

  1. Faça uma pesquisa e registre no seu caderno sobre as inovações tecnológicas mais utilizadas na sociedade atual e para que servem?

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Professora Maria Monzani - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Sexto Ano

 E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA



NOME: ___________________________________________________Nº____ 6º ANO____


PROFESSORA MARIA MONZANI



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS



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TEMAS: Os Sistemas do Corpo Humano

HABILIDADES: (EF06CI05/ EF06CI06/ EF06CI07)

  •  VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 06/07; 13/07; 20/07; 24/07 e 27/07)

  •  VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 03/08 / REVISÃO DOS CONTEÚDOS)

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático páginas 68 até 134  ou na internet para responder seus exercícios.

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DEFINIÇÃO DE SISTEMAS: Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor e imunológico.

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  • Após as explicações das aulas no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:


  1. Qual é a importância do nosso sistema circulatório? Por que quando fazemos atividades físicas normalmente o coração acelera?

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  1. Leia a página 69 do livro didático ou pesquise na internet e responda a questão:

  • Como se chama o nível de organização do corpo humano que é formado por órgãos? Cite dois exemplos.

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  1. Como se chama o sistema do corpo humano que, mediante o recebimento e envio de informações (pelos neurônios), coordena a atuação dos demais sistemas do corpo humano? 

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  •      Leia as páginas 81, 82 e 85 ou pesquise na internet e responda às questões 4 e 5.

  1. Qual é a diferença é a diferença entre ligamento e tendão?

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  1. Como se chamam os ossos que formam a coluna vertebral?

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  1. Pesquise no seu livro didático ou na internet o significado de cada conceito e registre no seu caderno.

  1. Sistema esquelético: ____________________________________________________________________________________________________________________________

  2. Sistema muscular:

____________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Sistema nervoso: ____________________________________________________________________________________________________________________________


LEIA O TEXTO SOBRE A AUDIÇÃO E RESPONDA ÀS QUESTÕES 6, 7 e 8.


A AUDIÇÃO

O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada de ouvido. A fim de entender melhor sua função, costuma-se dividi-la em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

Estrutura do ouvido

A orelha externa é a nossa orelha, que, com o pavilhão auditivo, capta o som que passa pelo canal auditivo até chegar ao tímpano, onde começa a orelha média. Em nossa orelha externa, há glândulas sebáceas responsáveis pela secreção de cera. A função da cera é proteger nossas orelhas média e interna de micro-organismos e poeira que podem causar infecções, prejudicando nossa audição.

A orelha média tem início no tímpano, e, quando o som chega a essa estrutura, ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolimos saliva, ocorre a abertura das tubas igualando a pressão, e melhorando essa sensação de pressão no nosso ouvido.

O órgão dos sentidos responsável pela audição é a orelha.

O órgão dos sentidos responsável pela audição é a orelha.

 

https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/audicao.htm

  1. Você sabe em quantas partes se divide a sua orelha? Quais são elas?

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  1. Qual é a função da cera na orelha média?

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  1. Qual é o órgão responsável pela nossa audição?

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  1. Quais são os ossículos que compõem a orelha interna e sua principal função no processo da audição?

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Professora Maria Monzani - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Observação: material organizado pela Professora Maria Monzani. 



Professora Maria Monzani - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA


NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A

PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS


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TEMA: VÍRUS, BACTÉRIAS E AS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO ATMOSFÉRICA E HÍDRICA/ SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA E A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS

HABILIDADE: (EF07CI09/ EF07CI10B/EF07CI11)

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 10,14, 17 e 31/08; 11 e 21/09 )

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página 59 a 73 ou na internet para responder seus exercícios.

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Existem doenças que podem ser transmitidas a partir de partículas suspensas pelo ar ou pelo consumo de água e de alimentos contaminados. Muitas dessas doenças podem ser causadas por bactérias, e a melhor forma de evitar a contágio é se vacinar, quando hpa vacinação e se proteger de outras formas, como adotar bons hábitos de higiene.

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Leia o texto sobre o conceito de saúde e responda às questões 1 e 2.

→ Conceito de saúde

O conceito de saúde mais conhecido é aquele que diz que saúde é a ausência de doenças. Esse conceito foi proposto por Christopher Boorse em 1977 e, até hoje, é muito utilizado. Entretanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um conceito ainda mais complexo.

De acordo com a OMS, saúde pode ser definido como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Percebe-se, portanto, que, para o indivíduo ter saúde, não basta ele não ter doenças, sendo necessário analisar o corpo, a mente e o aspecto social no qual um indivíduo está inserido.

https://brasilescola.uol.com.br/saude 

  1. Quais fatores interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?

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  1. Existem alguns indicadores relacionados a obrigação do poder público, saneamento básico e equipamentos de saúde pública.

  1. Você sabe dizer uma atitude individual que pode  contribuir com a saúde coletiva?

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  1. Quando falamos de Covid-19, qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?

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  1. Como a desigualdade social pode agravar uma pandemia por um vírus que pode ser transmitido pelo ar e também pela água.

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  1. Leia o texto “Doenças negligenciadas” da página 60 do seu livro didático e, responda às seguintes questões:

  1. O que significa o termo avanços terapêuticos?

  2. Como prevenir-se da tuberculose?

  3. Cite as doenças mencionadas no texto lido e circule as que são transmitidas por bactérias.

       5. Faça uma leitura das páginas 61 a 67 e responda às seguintes questões: 

  • A amebíase e a giardíase são doenças que afetam o intestino humano.

  1. Elas são causadas por vírus, bactérias ou protozoários?

  2. Explique de que maneira o tratamento da água ajuda a evitá-las.

        6. Leia o texto “TUBERCULOSE” página 72 do seu livro didático e, responda às seguintes questões:

  1. Que tipo de ser vivo causa a tuberculose?

  2. Se uma pessoa contrair essa doença, o tratamento deverá ser através de vacinas ou antibióticos. Explique?

        7. É muito importante conhecer a diversidade da vida microscópica, ou seja, seres muitos pequenos, que só podem ser vistos com a ajuda de microscópios. Os vírus, são exemplos desses seres, mas  não são pluricelulares nem unicelulares. Eles não são sequer formados por células, eles não se alimentam e não são capazes de se reproduzir por si mesmos. 

  • Explique por que os vírus são considerados parasitas no interior das células.

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8. Leia o texto com atenção e, responda as questões:

          O termo “vacina” vem do latim vaccina, referente a vaca. Usa-se a palavra vaccina para designar a varíola bovina, que quando infectava pessoas, tinham desenvolvimento brando e as deixava parcialmente imunizadas contra a varíola humana.  Com base nisso, o médico inglês Edward Jenner (1749-1823) elaborou as primeiras formas de imunização contra a varíola em 1798.  Por volta de 1880, o francês Louis Pasteur (1822-1895) aprimorou a ideia de Jenner, aplicando-a a  outras doenças, e sugeriu o nome de vacina para essa prática de imunização. (trecho retirado do livro didático- Ciências naturais aprendendo com o cotidiano/ 7º ano)

  1. Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

  2. Qual é a diferença entre um antibiótico e uma vacina?

9. Assinale a alternativa correta:

As duas doenças que estão relacionadas principalmente aos morcegos, mas que não são transmitidos unicamente por eles, são:

  1. Histoplasmose (fungo) e coronavírus ( vírus)

  2. Raiva ( vírus) e Histoplasmose ( fungo)

  3. Gripe (vírus) e tuberculose( bactéria)

  4. Coronavírus (vírus) e raiva ( vírus)

10. Quando somos infectados por um vírus, nosso organismo imediatamente entra em atividade para combatê-lo e criar defesas contra ele. O funcionamento das vacinas se baseia justamente nessa capacidade de reação que nosso corpo tem. Agora responda:

  1. Para combater uma pneumonia bacteriana, um médico prescreveu ao paciente um antibiótico ou uma vacina?

  2. O que significa dizer que um indivíduo está imunizado contra o sarampo? Em que situação pode ocorrer tal imunização?


Disciplina de Ciências - - - Professora Maria Monzani - - - Sextos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA



NOME: ___________________________________________________Nº____ 6ºANO____

PROFESSORA MARIA MONZANI




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 

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TEMAS: OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO ( A VISÃO, SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS E O SISTEMA NERVOSO)

HABILIDADES: (EF06CI08/ EF06CI09/ EF06CI010)

  •  VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 10, 14, 17 e 31/08; 11 e 14/09)

  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

  • Se necessário, pesquise em seu livro didático páginas 91 a 129  ou na internet para responder seus exercícios.

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 A VISÃO

A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.

O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina. Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.

Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana colorida que recebe o nome de íris. Ela é responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular. Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.

Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores, enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/visao.htm 

olho humano

 

         https://hob.med.br/como-funciona-o-olho-humano/ 



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  • Após as explicações das aulas no CMSP ou na TV e também da leitura do livro didático responda às seguintes questões:


  1. Qual a condição que você acha mais importante para enxergarmos algo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quais são as partes do olho humano?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Qual é a função da nossa visão?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Leia o texto acima e responda qual é a função dos cones e dos bastonetes?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Faça um desenho do olho humano bem simples e identifique as seguintes partes: ( pupila, esclera e íris).













  1. Leia o texto sobre a pupila na página 96 do seu livro didático e responda:

  • Por que nossa pupila dilata, ou seja, aumenta quando estamos em um lugar com pouca luz?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

  1. Observa a imagem acima e responda às seguintes questões.

  1. Você sabe qual a função da sua sobrancelha? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________

  1. E os cílios?

________________________________________________________________________________________________________________

      8.  Alguns distúrbios de visão ocorrem porque imagens nítidas não são projetadas na retina. Entre, eles os mais comuns são: miopia, a hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo. O uso de óculos com lentes apropriadas ou lentes de contato permite a quem tem esses distúrbios enxergar corretamente. Leia as páginas 102 e 103 do seu livro didático e explique apenas as seguintes doenças:


  1. miopia:________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________


  1. hipermetropia:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO



9. Leia o texto “OSSOS E MÚSCULOS” da página 76 do seu livro didático e  complete o texto abaixo: 


O esqueleto ______________, que em um adulto tem ________ ossos, dá _________________ ao corpo e _________ alguns órgãos internos. O cérebro, por exemplo, é protegido pelos _______ do __________; o coração e os pulmões, pelas costelas. Os _________ são, em grande parte, constituídos por tecido ___________ , no qual as células estão rodeadas por um material intercelular sólido que é leve e, ao mesmo tempo, ___________ a impactos e ____________. Mas essa resistência tem limites. Impactos muito fortes podem quebrar os _________, o que é denominado ______________ óssea.


Músculos 

Podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano. Os músculos não estriados têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade. Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pêlos na pele (“arrepio”) e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias, ou seja, músculos associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo. Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos. O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária. Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade; é ela que torna possíveis os movimentos. A contração muscular é um processo fisiológico característico das fibras musculares em que um neurônio motor estimula as células musculares, causando uma mudança estrutural no músculo, fazendo que ele se tencione. 

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php 

10. Leia o texto sobre os músculos e explique o que são tendões?

____________________________________________________________________________________________________________________________



11. Quais são os três tipos de músculos no corpo humano?

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12. Qual é a função de cada tipo de músculo? Dê exemplos.

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O SISTEMA NERVOSO 


O sistema nervoso humano é formado por bilhões de neurônios. O agrupamento de neurônios formam estruturas do sistema nervoso: o encéfalo, a medula espinal e os nervos. 


13. Leia os textos das páginas 127 a 129 do seu livro didático e responda às seguintes questões.

  1. Existem diferentes tipos de drogas? Quais são exemplos de drogas lícitas? E de ilícitas?

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  1. Será que os diferentes tipos de drogas têm uma ação também diferente sobre o organismo e, em especial, o sistema nervoso?

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Professora Maria Monzani - - - Ciências - - - Novembro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: _____________________________________________Nº____ 6ºANO A, B,C ou D

PROFESSORA MARIA MONZANI / 4º BIMESTRE

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - OUTUBRO/NOVEMBRO

_________________________________________________________________________

TEMAS: TRANSFORMAÇÕES E ESTADOS DA MATÉRIA; ALIMENTAÇÃO ADEQUADA; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; NATURAL OU SINTÉTICO.

HABILIDADES:( EF06CI02/EF06CI03/ EF06CI04/EF06CI11/EF06CI12)

    Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

    Se necessário, pesquise em seu livro didático ou na internet para responder seus exercícios.

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CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA

 

Se uma  ou mais substâncias presentes no estado inicial de um sistema transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química.

Em outras palavras, reação química é um processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras. Para saber se houve uma reação química, precisamos comparar as propriedades das substâncias presentes no sistema nos estados inicial e final.

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  1. Agora pesquise no seu livro didático páginas 154 a 165 ou na internet e responda:

    O petróleo é uma substância pura ou uma mistura? Explique.

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  1. A palha de aço, usada na lavagem de louças e panelas, é constituída essencialmente de ferro. Por que a palha de aço não enferruja dentro da embalagem fechada?

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  1. Como saber se um material passou por alguma transformação?

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Leia o texto a seguir e pesquise também no seu livro didático e responda às questões 4 e 5.

COMO OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS SÃO APLICADOS NAS INDÚSTRIAS?

 

Nas indústrias, os processos de separação de misturas são aplicados por meio de equipamentos específicos que promovem as separações desejadas. São exemplos desses processos: a destilação na produção, na produção de etanol, a evaporação da água, na produção de sal e a peneiração, ventilação e separação magnética, na produção de farinha de trigo.

 

    Pesquise no seu livro didático nas páginas 142, 143 e 144 ou na internet e responda

  1. Considere uma solução aquosa de açúcar.
  1. O que é uma solução?

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  1. Nessa solução, qual é o solvente? E o soluto?

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  1. O que significa dizer que uma solução é aquosa?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      5. O que significa dizer que a água tema a propriedade de dissolver o sal de cozinha?

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    Leia o texto e responda às questões 6 e 7.

   Materiais naturais e sintéticos

A variedade de materiais existentes é muito grande, por isso os classificamos, para melhor distinguir. Podemos por exemplo classificá-los conforme a sua origem em Materiais Naturais ou Sintéticos.

     Materiais naturais

As matérias-primas podem ser de origem animal, vegetal, mineral. Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas: - Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo homem tal como a natureza o oferece. - Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

 

     Materiais sintéticos

Um Material Sintético é produzido pelo homem de forma artificial. Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Os medicamentos têm fins profiláticos, curativos, paliativos ou de diagnóstico. São diferentes tipos de remédios pois são elaborados em laboratório e possuem regulação para serem comercializados.

O uso de recursos naturais para fins medicinais é antigo. Os povos da antiguidade difundiram essa prática e utilizavam os benefícios das plantas para rituais de cura ou tratamentos, dando origem aos primeiros remédios. Mais tarde, cientistas começaram a extrair e modificar os princípios ativos dessas plantas. A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), junto com industrialização e avanços tecnológicos, os processos de pesquisa e produção de novos medicamentos passaram por uma grande evolução e se consolidaram. A química orgânica sintética tornou possível a criação de medicamentos em larga escala, assim, junto com outros avanços, a expectativa de vida global aumentou de 48 anos em 1950 para mais de 71 anos em 2015.

Atualmente o grande marco de desenvolvimento de fármacos tem se dado pelo avanço da engenharia genética. Infelizmente os materiais sintéticos foram elaborados não só para beneficiar, mas também para prejudicar o homem. As drogas sintéticas são exemplos de mau uso dessa tecnologia, pois seu uso tem efeitos psíquicos ou mentais, alterando o comportamento.

Referências

Texto adaptado de: ECYCLE. “Medicamentos: o que são, tipos e diferenças”. https://www.ecycle.com.br/4925 - medicamentos-medicamento. Acesso em 10 de agosto de 2020.

 EXPLICATORIUM. “Materiais Naturais e Sintéticos”. Disponível em: http://www.explicatorium.com/cfq-7/materiaisnaturais-sinteticos.html  . Acesso em 06 de Agosto de 2020.

SOUZA, Líria Alves de. "Substâncias sintéticas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias-sinteticas.htm   Acesso em 7 de novembro de 2020.

 

 

6.  O que é um material natural?

______________________________________________________________________________________________________________________________________7. O que são materiais sintéticos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

COMO MANTER NA ROTINA A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

 

Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as sua tecnologias.

 

8. Quais são os órgãos que compõem o sistema cardiovascular?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Por que devemos beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Cite 4 alimentos que você considera saudável e 4 alimentos que você considera prejudicial a sua saúde.

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

ALIMENTOS PREJUDICIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professora Maria Monzani - - - Ciências - - - Novembro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A

PROFESSORA MARIA MONZANI (4ºBIMESTRE)

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS/OUTUBRO-NOVEMBRO)

____________________________________/_____________________________________

TEMA: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, PROPAGAÇÃO DE CALOR, MÁQUINAS SIMPLES, EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS.

HABILIDADE: (EF07CI03, EF07CI01A, EF07CI04EF07CI05, EF07CI10B)

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 02/10, 19/10, 26/10 E 09/11)

    Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

    Se necessário, pesquise em seu livro didático página  ou na internet para responder seus exercícios.

___________________________________________________________________

Competência: Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as sua tecnologias.

 COMO MANTER NA ROTINA A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

    Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo. A alimentação saudável proporciona o sentimento de pertencimento social das pessoas, com a sensação de autonomia, ou seja, redescobrir novas formas de colocar à mesa alimentos saudáveis, de preparar sua própria refeição, com o prazer propiciado pela alimentação e, consequentemente, com o seu estado de bem-estar.

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas

  1. A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde.

Assinale a alternativa que contém apenas alimentos saudáveis.

a.    frutas, verduras e biscoitos

b.    salsichas, arroz e feijão

c.    frutas, legumes e frutas

d.    frutas em conserva, legumes e carnes enlatadas

 

 

2.  Por que devemos beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?

 

3.  Cite 4 alimentos que você considera saudável e 4 alimentos que você considera prejudicial a sua saúde.

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

ALIMENTOS PREJUDICIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES TÉRMICOS

Isolantes e condutores térmicos

Os materiais serão bons condutores ou isolantes térmicos dependendo da força de ligação de seus constituintes. Normalmente os metais são bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, que são as cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura do material. Isso possibilita que ele se movimente livremente e sofra várias colisões com os demais constituintes, que é uma das formas de transmitir o calor. Por outro lado, materiais cujos constituintes estão fortemente presos na estrutura são maus condutores de calor e normalmente chamados de isolantes térmicos. São exemplos de isolantes térmicos a madeira, lã, ar, vidro, papel, neoprene e isopor.

Aplicações de isolantes e condutores térmicos

As aplicações dos isolantes e condutores térmicos são muitas. Os condutores térmicos são usados na produção de panelas, grelhas, espetos de churrasco, aquecedores de toalhas, ferros de passar roupas, chapinhas para alisar cabelos, entre outros. Os materiais isolantes têm sido usados nas construções de forma a diminuir o consumo de energia usada tanto no resfriamento nos dias quentes de verão, quanto no aquecimento nos dias frios de inverno. O isolamento térmico das construções pode ser feito com paredes duplas com ar, isopor, água ou vácuo entre elas. O vácuo entre paredes é usado na construção de garrafas térmicas, vide a figura abaixo.

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/materia-e-energia-5-ano/materiais-condutores-e-isolantes/a/condutores-e-isolantes-termicos



Figura: Estrutura da garrafa térmica. Crédito: João Paulo de Aguiar Fonseca, CC-BY-SA-3.0. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vacuum_Flasck_Pic.png. Acesso em 05/11/2020.

4. O que significa a palavra “térmico”?

5. Classifique corretamente os materiais abaixo.

MATERIAL

CONDUTOR TÉRMICO

ISOLANTE TÉRMICO

PRATA

 

 

ALUMÍNIO

 

 

PAPEL

 

 

 

6. Para que serve uma polia? Observação: Para responder a essa questão, pesquise no seu livro didático página 191 ( POLIA ou ROLDANA).

MÁQUINAS TÉRMICAS

 

São exemplos de máquinas térmicas, além da Maria Fumaça, os motores de combustão interna usados atualmente nos automóveis.

Esses você conhece, não?

O funcionamento das máquinas térmicas baseia-se na transformação de energia térmica em energia mecânica.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar uma roda d’água ou as rodas de um trem.

Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.

Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás.

Foi a busca do aumento da eficiência dessa transferência que alavancou o desenvolvimento dessas máquinas.

As máquinas térmicas que usavam carvão foram muito importantes na história, pois foram as precursoras de tantas outras.

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2789/as-maquinas-termicas-na-historia

 

     Leia o texto “Máquinas térmicas” e responda a questão:

7. Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem-sucedidas e como se deu o seu aprimoramento?

 

CONCEITO DA PALAVRA VACINA

Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo a reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro seu para que possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. As vacinas podem ser profiláticas (exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno natural ou "selvagem"), ou terapêuticas.

Vacinas são, historicamente, o meio mais efetivo e seguro para se combater e erradicar doenças infecciosas.  

Há limitações para sua eficácia, porém, existem. Algumas vezes, a proteção oferecida pela vacina falha porque o sistema imune humano não consegue responder adequadamente ou não responde. A falta de resposta imune envolve muitos fatores, como diabetes, uso de esteroides sintéticos ou HIV. Pode também haver um fator genético para a falha da vacina, se o sistema imune não possuir linhas de células B capazes de gerar anticorpos específicos para se ligar a um determinado patógeno. Mesmo que o organismo desenvolva os anticorpos, a proteção ainda pode não ser adequada, pois a imunidade pode se desenvolver muito devagar para ser efetiva a tempo, os anticorpos podem não destruir o patógeno completamente ou pode haver muitas cepas diferentes de patógenos, nem todos suscetíveis a uma resposta imune. Porém, até mesmo a imunidade parcial, tardia ou fraca pode mitigar a infecção, resultando em uma baixa taxa de mortalidade, baixa morbidade e total recuperação.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina

    Agora que você já sabe um pouquinho sobre as vacinas, responda as questões abaixo:

8.  Como são feitas as vacinas?

 

 

 

9. Qual a importância das vacinas?

 

 

 

10. Por que algumas vezes as vacinas podem falhar?




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