E.E PROFESSOR ORLANDO
GERIBOLA
NOME:
___________________________________________________Nº____ 7º ANO A
PROFESSORA MARIA MONZANI (4ºBIMESTRE)
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS/OUTUBRO-NOVEMBRO)
____________________________________/_____________________________________
TEMA:
ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, PROPAGAÇÃO DE CALOR, MÁQUINAS SIMPLES, EQUILÍBRIO
TERMODINÂMICO E A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS.
HABILIDADE: (EF07CI03, EF07CI01A, EF07CI04, EF07CI05, EF07CI10B)
VÍDEO AULA:
(TV2.3/ CMSP- 02/10,
19/10, 26/10 E 09/11)
➔ Leia com atenção cada questão e copie
em seu caderno de ciências;
➔ Se necessário, pesquise em seu livro
didático página ou na internet para
responder seus exercícios.
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Competência: Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem
estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e
respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as
sua tecnologias.
COMO
MANTER NA ROTINA A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
➔
Alimentação adequada e saudável
aumenta a imunidade e pode prevenir doenças
A
alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a
garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma
prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo. A
alimentação saudável proporciona o sentimento de pertencimento social das
pessoas, com a sensação de autonomia, ou seja, redescobrir novas formas de
colocar à mesa alimentos saudáveis, de preparar sua própria refeição, com o
prazer propiciado pela alimentação e, consequentemente, com o seu estado de
bem-estar.
- A escolha correta dos alimentos
pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde.
Assinale a alternativa que contém
apenas alimentos saudáveis.
a. frutas, verduras e biscoitos
b. salsichas, arroz e feijão
c. frutas, legumes e frutas
d. frutas em conserva, legumes e carnes
enlatadas
2. Por que devemos
beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?
3. Cite 4 alimentos
que você considera saudável e 4 alimentos que você considera prejudicial a sua
saúde.
ALIMENTOS SAUDÁVEIS |
ALIMENTOS PREJUDICIAIS |
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|
|
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|
|
MATERIAIS CONDUTORES E
ISOLANTES TÉRMICOS
Isolantes
e condutores térmicos
Os materiais serão bons condutores ou isolantes térmicos
dependendo da força de ligação de seus constituintes. Normalmente os metais são
bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, que são as
cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura
do material. Isso possibilita que ele se movimente livremente e sofra várias
colisões com os demais constituintes, que é uma das formas de transmitir o
calor. Por outro lado, materiais cujos constituintes estão fortemente presos na
estrutura são maus condutores de calor e normalmente chamados de isolantes
térmicos. São exemplos de isolantes térmicos a madeira, lã, ar, vidro, papel,
neoprene e isopor.
Aplicações de isolantes
e condutores térmicos
As aplicações dos isolantes e condutores térmicos são muitas. Os
condutores térmicos são usados na produção de panelas, grelhas, espetos de
churrasco, aquecedores de toalhas, ferros de passar roupas, chapinhas para
alisar cabelos, entre outros. Os materiais isolantes têm sido usados nas
construções de forma a diminuir o consumo de energia usada tanto no
resfriamento nos dias quentes de verão, quanto no aquecimento nos dias frios de
inverno. O isolamento térmico das construções pode ser feito com paredes duplas
com ar, isopor, água ou vácuo entre elas. O vácuo entre paredes é usado na
construção de garrafas térmicas, vide a figura abaixo.
Figura: Estrutura da
garrafa térmica. Crédito: João Paulo de Aguiar Fonseca, CC-BY-SA-3.0.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vacuum_Flasck_Pic.png. Acesso em 05/11/2020.
4. O que significa a
palavra “térmico”?
5. Classifique corretamente os materiais abaixo.
MATERIAL |
CONDUTOR TÉRMICO |
ISOLANTE TÉRMICO |
PRATA |
|
|
ALUMÍNIO |
|
|
PAPEL |
|
|
6. Para que serve uma
polia? Observação: Para responder a essa questão, pesquise no seu livro
didático página 191 ( POLIA ou ROLDANA).
MÁQUINAS TÉRMICAS
São exemplos de máquinas térmicas, além da Maria Fumaça, os
motores de combustão interna usados atualmente nos automóveis.
Esses você conhece, não?
O funcionamento das máquinas térmicas baseia-se na
transformação de energia térmica em energia mecânica.
As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água
produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar
trabalho como, por exemplo, girar uma roda d’água ou as rodas de um trem.
Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os
gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do
combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se
expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.
Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho
realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás.
Foi a busca do aumento da eficiência dessa transferência que
alavancou o desenvolvimento dessas máquinas.
As máquinas térmicas que usavam carvão foram muito
importantes na história, pois foram as precursoras de tantas outras.
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2789/as-maquinas-termicas-na-historia
➔
Leia o texto “Máquinas térmicas” e responda a
questão:
7. Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem-sucedidas e
como se deu o seu aprimoramento?
CONCEITO DA PALAVRA VACINA
Uma vacina é uma
preparação biológica que fornece imunidade
adquirida ativa para uma doença
particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo
causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do
micróbio,
das suas toxinas
ou de uma das suas proteínas
de superfície. O agente estimula o sistema
imunológico do corpo a reconhecê-lo como uma ameaça,
destruí-lo e a manter um registro seu para que possa mais facilmente reconhecer
e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. As
vacinas podem ser profiláticas
(exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção
por qualquer patógeno
natural ou "selvagem"), ou terapêuticas.
Vacinas são,
historicamente, o meio mais efetivo e seguro para se combater e erradicar
doenças infecciosas.
Há limitações para sua
eficácia, porém, existem. Algumas vezes, a proteção oferecida pela
vacina falha porque o sistema imune humano não consegue responder adequadamente
ou não responde. A falta de resposta imune envolve muitos fatores, como diabetes,
uso de esteroides sintéticos ou HIV. Pode também
haver um fator genético para a falha da vacina, se o sistema imune não possuir
linhas de células B capazes de gerar anticorpos específicos para se ligar a um
determinado patógeno. Mesmo que o organismo desenvolva os anticorpos, a
proteção ainda pode não ser adequada, pois a imunidade pode se desenvolver
muito devagar para ser efetiva a tempo, os anticorpos podem não destruir o
patógeno completamente ou pode haver muitas cepas diferentes de patógenos, nem
todos suscetíveis a uma resposta imune. Porém, até mesmo a imunidade parcial,
tardia ou fraca pode mitigar a infecção, resultando em uma baixa taxa de
mortalidade, baixa morbidade e total recuperação.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina
➔
Agora
que você já sabe um pouquinho sobre as vacinas, responda as questões abaixo:
8. Como são feitas as
vacinas?
9. Qual a importância das vacinas?
10. Por que algumas vezes as vacinas podem falhar?
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