terça-feira, 10 de novembro de 2020

Professora Maria Monzani - - - Ciências - - - Novembro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: ___________________________________________________Nº____ 7º ANO A

PROFESSORA MARIA MONZANI (4ºBIMESTRE)

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS/OUTUBRO-NOVEMBRO)

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TEMA: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, PROPAGAÇÃO DE CALOR, MÁQUINAS SIMPLES, EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS.

HABILIDADE: (EF07CI03, EF07CI01A, EF07CI04, EF07CI05, EF07CI10B)

VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 02/10, 19/10, 26/10 E 09/11)

    Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

    Se necessário, pesquise em seu livro didático página  ou na internet para responder seus exercícios.

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Competência: Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as sua tecnologias.

 COMO MANTER NA ROTINA A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

    Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo. A alimentação saudável proporciona o sentimento de pertencimento social das pessoas, com a sensação de autonomia, ou seja, redescobrir novas formas de colocar à mesa alimentos saudáveis, de preparar sua própria refeição, com o prazer propiciado pela alimentação e, consequentemente, com o seu estado de bem-estar.

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas

  1. A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde.

Assinale a alternativa que contém apenas alimentos saudáveis.

a.    frutas, verduras e biscoitos

b.    salsichas, arroz e feijão

c.    frutas, legumes e frutas

d.    frutas em conserva, legumes e carnes enlatadas

 

 

2.  Por que devemos beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?

 

3.  Cite 4 alimentos que você considera saudável e 4 alimentos que você considera prejudicial a sua saúde.

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

ALIMENTOS PREJUDICIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES TÉRMICOS

Isolantes e condutores térmicos

Os materiais serão bons condutores ou isolantes térmicos dependendo da força de ligação de seus constituintes. Normalmente os metais são bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, que são as cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura do material. Isso possibilita que ele se movimente livremente e sofra várias colisões com os demais constituintes, que é uma das formas de transmitir o calor. Por outro lado, materiais cujos constituintes estão fortemente presos na estrutura são maus condutores de calor e normalmente chamados de isolantes térmicos. São exemplos de isolantes térmicos a madeira, lã, ar, vidro, papel, neoprene e isopor.

Aplicações de isolantes e condutores térmicos

As aplicações dos isolantes e condutores térmicos são muitas. Os condutores térmicos são usados na produção de panelas, grelhas, espetos de churrasco, aquecedores de toalhas, ferros de passar roupas, chapinhas para alisar cabelos, entre outros. Os materiais isolantes têm sido usados nas construções de forma a diminuir o consumo de energia usada tanto no resfriamento nos dias quentes de verão, quanto no aquecimento nos dias frios de inverno. O isolamento térmico das construções pode ser feito com paredes duplas com ar, isopor, água ou vácuo entre elas. O vácuo entre paredes é usado na construção de garrafas térmicas, vide a figura abaixo.

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/materia-e-energia-5-ano/materiais-condutores-e-isolantes/a/condutores-e-isolantes-termicos



Figura: Estrutura da garrafa térmica. Crédito: João Paulo de Aguiar Fonseca, CC-BY-SA-3.0. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vacuum_Flasck_Pic.png. Acesso em 05/11/2020.

4. O que significa a palavra “térmico”?

5. Classifique corretamente os materiais abaixo.

MATERIAL

CONDUTOR TÉRMICO

ISOLANTE TÉRMICO

PRATA

 

 

ALUMÍNIO

 

 

PAPEL

 

 

 

6. Para que serve uma polia? Observação: Para responder a essa questão, pesquise no seu livro didático página 191 ( POLIA ou ROLDANA).

MÁQUINAS TÉRMICAS

 

São exemplos de máquinas térmicas, além da Maria Fumaça, os motores de combustão interna usados atualmente nos automóveis.

Esses você conhece, não?

O funcionamento das máquinas térmicas baseia-se na transformação de energia térmica em energia mecânica.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar uma roda d’água ou as rodas de um trem.

Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.

Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás.

Foi a busca do aumento da eficiência dessa transferência que alavancou o desenvolvimento dessas máquinas.

As máquinas térmicas que usavam carvão foram muito importantes na história, pois foram as precursoras de tantas outras.

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2789/as-maquinas-termicas-na-historia

 

     Leia o texto “Máquinas térmicas” e responda a questão:

7. Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem-sucedidas e como se deu o seu aprimoramento?

 

CONCEITO DA PALAVRA VACINA

Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo a reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro seu para que possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. As vacinas podem ser profiláticas (exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno natural ou "selvagem"), ou terapêuticas.

Vacinas são, historicamente, o meio mais efetivo e seguro para se combater e erradicar doenças infecciosas.  

Há limitações para sua eficácia, porém, existem. Algumas vezes, a proteção oferecida pela vacina falha porque o sistema imune humano não consegue responder adequadamente ou não responde. A falta de resposta imune envolve muitos fatores, como diabetes, uso de esteroides sintéticos ou HIV. Pode também haver um fator genético para a falha da vacina, se o sistema imune não possuir linhas de células B capazes de gerar anticorpos específicos para se ligar a um determinado patógeno. Mesmo que o organismo desenvolva os anticorpos, a proteção ainda pode não ser adequada, pois a imunidade pode se desenvolver muito devagar para ser efetiva a tempo, os anticorpos podem não destruir o patógeno completamente ou pode haver muitas cepas diferentes de patógenos, nem todos suscetíveis a uma resposta imune. Porém, até mesmo a imunidade parcial, tardia ou fraca pode mitigar a infecção, resultando em uma baixa taxa de mortalidade, baixa morbidade e total recuperação.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina

    Agora que você já sabe um pouquinho sobre as vacinas, responda as questões abaixo:

8.  Como são feitas as vacinas?

 

 

 

9. Qual a importância das vacinas?

 

 

 

10. Por que algumas vezes as vacinas podem falhar?

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