sábado, 22 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sétimo Ano C - - - Professora Maria - - - Segundo Bimestre

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA

NOME: _________________________________________________Nº____ 7º ANO C

PROFESSORA MARIA MONZANI

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

TEMA: A ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

_________________________________________________________________________

TEMAS: A VIDA E SUA ORGANIZAÇÃO, MÚSCULOS, OS SISTEMAS DO CORPO, SISTEMA NERVOSO E ORGANIZAÇÃO DE OUTROS SERES VIVOS.

HABILIDADE: (EF06CI06)

VÍDEO AULA: (TV2.3/CMSP- 03, 10, 14, 17 e 24/05/21)

 

    Se possível assista as aulas no CMSP do seu celular ou pela TV2.3;

    Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;

    Se necessário, pesquise na internet ou em  livros didáticos ______________________________________________________________

 

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

 

Níveis de organização dos seres vivos constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida. À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na complexidade de cada nível. Neste texto conheceremos melhor cada um desses níveis estudados nas ciências biológicas, iniciando com o átomo e seguindo até a biosfera.

 

Célula: unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos apresentam células em sua composição. Elas podem ser divididas em dois grupos básicos: eucariontes e procariontes. As células procariontes não apresentam núcleo definido, estando o material genético disperso no citoplasma. As células eucariontes, por sua vez, apresentam núcleo definido, além disso, possuem organelas membranosas em seu citoplasma.

 

Tecido: conjunto de células que desempenham uma função específica. Diante dessa definição, fica claro que apenas organismos multicelulares podem apresentar tecidos. Nos seres humanos, os quatro tipos de tecidos básicos encontrados são: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Vale destacar que, diferentemente do que alguns pensam, plantas também possuem tecidos, como: epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema.

 

Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. Coração, baço, fígado e pâncreas são exemplos de órgãos encontrados no nosso corpo. Folhas, caules e raízes são exemplos de órgãos presentes nas plantas.

 

Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino.

 

Organismo: forma individual de um ser vivo. Um ser humano é um organismo.

 

População: conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em uma determinada região e em um determinado período. Um conjunto de girafas, vivendo em uma área da savana africana, representa uma população.

https://brasilescola.uol.com.br/busca?q=NIVEIS+DE+ORGANIZA%C3%87%C3%83O+DOS+SRES+VIVOS

 

 

 

 

 

MÚSCULOS

 

 

 

       Músculo cardíaco

O músculo cardíaco, também chamado de miocárdio, é o músculo que recobre o coração e permite os movimentos desse órgão, favorecendo o transporte de sangue e oxigênio para outros órgãos e tecidos do corpo, mantendo o bom funcionamento do corpo.

Esse músculo é classificado como involuntário, pois a sua função é desempenhada independente do desejo da pessoa. Além disso, apresenta estriações, podendo também ser chamado de estriado cardíaco, e é constituído por células alongadas e ramificadas que contraem de forma vigorosa e rítmica.

       Músculo liso

Esse tipo de músculo possui contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso.

      Músculo esquelético

O músculo esquelético é também um tipo de músculo estriado, no entanto diferentemente dos outros tipos de músculos, ele possui contração voluntária, ou seja, para que exista movimentação é preciso que a pessoa dê esse sinal para que exista a contração do músculo. Esse tipo de músculo está fixado aos ossos por meio dos tendões, permitindo que exista a movimentação dos músculos do braço, pernas e mãos, por exemplo.


                                            https://www.tuasaude.com/tipos-de-musculo/

 

 

 SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também está envolvido com a vocalização.

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/#:~:text=O%20sistema%20respirat%C3%B3rio%20fornece%20oxig%C3%AAnio,%2C%20traqu%C3%A9ia%2C%20br%C3%B4nquios%20e%20pulm%C3%B5es.

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.



SISTEMA CARDIOVASCULAR

→ Componentes do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:

    Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;

    Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.



https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm#:~:text=O%20sistema%20cardiovascular%2C%20tamb%C3%A9m%20chamado,cora%C3%A7%C3%A3o%20e%20pelos%20vasos%20sangu%C3%ADneos.

NEURÔNIOS

O que são (definição)

 

Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Estas células especializadas são, portanto, as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.

 

Características e funções dos neurônios

 

- Os neurônios possuem três partes principais: dendritos (onde ocorre a recepção das informações, é parte receptora do neurônio); corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular).

https://www.todabiologia.com/anatomia/neuronios.htm#:~:text=Os%20neur%C3%B4nios%20s%C3%A3o%20c%C3%A9lulas%20nervosas,e%20est%C3%ADmulos%20no%20corpo%20humano.

FUNGOS

Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.



 https://brasilescola.uol.com.br

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

  1. Explique com suas palavras , o que é um ser vivo?
  2. Escreva em ordem crescente os níveis de organização dos seres vivos?
  3. Quais são as funções de cada músculo?

a.    músculo estriado esquelético:

b.    músculo liso:

c.    músculo estriado cardíaco:

  1. Pensando em nosso esqueleto e em nossos músculos estriados esqueléticos, é possível concordar com a afirmação de que um sistema depende do outro para funcionar plenamente? Por quê?
  2. Qual a importância do oxigênio para o nosso corpo?
  3. Como o gás oxigênio e a glicose chegam a cada célula do nosso corpo?
  4. Qual é a função do nosso coração?
  5. Qual é a função dos neurônios?
  6. Como os neurônios se comunicam?
  7. O que são fungos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário